domingo, 28 de junho de 2020

O QUE FOI O STONEWALL

Por Sharon Sevilha

A rebelião de Stonewall foi uma reação da comunidade homossexual contra ataques violentos da polícia de Nova York que aconteceu às primeiras horas do dia 28 de junho de 1969, no bar The Stonewall Inn, no Greenwich Village, em Manhattan.

Ficheiro:Stonewall Inn 1969.jpg

Estas manifestações são consideradas como o movimento mais importante que levou à luta pelos direitos atuais dos LGBTQ+.

O Stonewall Inn pertencia ao grupo mafioso Cosa Nostra americano, que pagava uma espécie de propina para que a polícia os deixassem em paz, visto que ser homossexual, em Nova York, era crime. Além disso, o bar vendia bebidas alcoólicas - o que era proibido à época, mas o bar  era um dos poucos estabelecimentos que recebiam pessoas declaradamente homossexuais. Era também conhecido por ser uma casa que recebia pessoas mais pobres e marginalizadas. As batidas policiais eram frequentes nos anos sessenta, mas os oficiais perderam o controle no fatídico dia 28, quando invadiram o local e prenderam cerca de treze pessoas. O que as autoridades não contavam era com a reação dos clientes: jogaram moedas, garrafas e toda a sorte de objetos em direção a eles enquanto os detidos eram conduzidos às viaturas. E não parou aí: os manifestantes organizaram uma barricada  e atearam fogo no local onde estava a polícia, causando um princípio de incêndio. O fogo foi apagado e as pessoas foram dispersadas, mas a história não termina aí. A comunidade de Greenwich Village não se intimidou com o ataque ao bar e continuou protestando ferozmente nas noites seguintes.

Stonewall, conquistas e desafios das manifestações LGBTs - MST

Em 2016, a área onde está localizado o Stonewall Inn se tornou o primeiro monumento nacional em homenagem aos direitos LGBTQ+ dos Estados Unidos e é reconhecido mundialmente como um símbolo da luta pela igualdade.

Veja algumas imagens do movimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário