Powerslave é o quinto álbum de estúdio da banda inglesa de heavy metal Iron Maiden, lançado em 3 de setembro de 1984 pela EMI Records na Europa e seu selo irmão Capitol Records na América do Norte. Foi relançado pela Sanctuary e Columbia Records nos Estados Unidos em 2002.
A arte da capa do álbum é notável por seu tema do Egito Antigo. Esse tema, retirado da faixa-título, foi transportado para a turnê de apoio do álbum, a World Slavery Tour. Isso começou em Varsóvia, Polônia, em 9 de agosto de 1984; é amplamente considerada como a turnê mais longa e árdua da banda até hoje, e levou ao álbum ao vivo Live After Death.
O lançamento contém uma recontagem musical de The Rime of the Ancient Mariner, de Samuel Taylor Coleridge, cujas letras incluem alguns versos do poema. Com 13 minutos e 45 segundos de duração, esta foi a música mais longa do Iron Maiden em mais de 30 anos, até ser superada por 18 minutos "Empire of the Clouds" do álbum de 2015 The Book of Souls.
Powerslave é notável como o primeiro álbum da banda a apresentar o mesmo pessoal de seu lançamento de estúdio anterior. Esta formação permaneceria intacta por mais dois lançamentos de estúdio. É também o último álbum a apresentar uma peça instrumental, e o único até Senjutsu (2021) em que o membro de longa data e guitarrista Dave Murray não tem crédito como compositor
Powerslave
Studio album by Iron Maiden
Released 3 September 1984
Recorded February–June 1984
Studio Compass Point (Nassau, Bahamas)
Genre Heavy metal
Length 51:12
Label EMI
Producer Martin Birch
Track listing
Side one
No. Title Writer(s) Length
1. "Aces High" Steve Harris 4:31
2. "2 Minutes to Midnight"
Adrian SmithBruce Dickinson
6:04
3. "Losfer Words (Big 'Orra)" (instrumental) Harris 4:15
4. "Flash of the Blade" Dickinson 4:05
5. "The Duellists" Harris 6:18
Side two
No. Title Writer(s) Length
6. "Back in the Village"
SmithDickinson
5:02
7. "Powerslave" Dickinson 7:12
8. "Rime of the Ancient Mariner" Harris 13:45
Total length: 51:12
Iron Maiden no disco
Bruce Dickinson – vocals
Dave Murray – guitars
Adrian Smith – guitars
Steve Harris – bass
Nicko McBrain – drums
Nenhum comentário:
Postar um comentário