domingo, 21 de fevereiro de 2021

Living in the Material World (1973) George Harrison



Living in the Material World é o quarto álbum de estúdio do músico inglês George Harrison, lançado em 1973 pela Apple Records. Como sucessor de All Things Must Pass aclamado pela crítica em 1970 e seu projeto de caridade pioneiro, o Concerto para Bangladesh, foi um dos lançamentos mais aguardados daquele ano. O álbum foi certificado ouro pela Recording Industry Association of America dois dias após o lançamento, a caminho de se tornar o segundo álbum de Harrison número 1 nos Estados Unidos, e produziu o hit internacional "Give Me Love (Give Me Peace on Earth)". Também liderou as paradas de álbuns no Canadá e na Austrália, e alcançou o número 2 na Grã-Bretanha.


Living in the Material World é notável pelo conteúdo lírico intransigente de suas canções, refletindo a luta de Harrison pela iluminação espiritual contra seu status de superstar, bem como pelo que muitos comentaristas consideram as melhores performances de guitarra e vocal de sua carreira. Em contraste com All Things Must Pass, Harrison reduziu a produção para o Material World, usando um grupo central de músicos composto por Nicky Hopkins, Gary Wright, Klaus Voormann e Jim Keltner. Ringo Starr, John Barham e o músico clássico indiano Zakir Hussain estavam entre os outros contribuidores do álbum.


Após o lançamento, a Rolling Stone descreveu-o como um "clássico pop", um trabalho que "permanece sozinho como um artigo de fé, milagroso em seu esplendor". A maioria dos revisores contemporâneos considera Living in the Material World um sucessor digno de All Things Must Pass, mesmo que inevitavelmente fique aquém da grande obra de Harrison. O autor Simon Leng refere-se ao álbum como um "blockbuster esquecido", representando "o fim de uma era, a última oferta da era dos Beatles em Londres". [2] A EMI relançou o álbum em 2006, em forma remasterizada com faixas bônus, e lançou uma edição de CD / DVD de luxo que incluía clipes de filmes de quatro canções.



George Harrison  (25 de fevereiro de 1943 - 29 de novembro de 2001) foi um músico, cantor, compositor e produtor musical e cinematográfico inglês que alcançou fama internacional como guitarrista principal dos Beatles. Às vezes chamado de "o Beatle silencioso", Harrison abraçou a cultura indiana e ajudou a ampliar o escopo da música popular por meio de sua incorporação de instrumentação indiana e espiritualidade de alinhamento hindu no trabalho dos Beatles. [2] Embora a maioria das canções da banda tenha sido escrita por John Lennon e Paul McCartney, a maioria dos álbuns dos Beatles de 1965 em diante continha pelo menos duas composições de Harrison. Suas canções para o grupo incluem "Taxman", "Within You Without You", "While My Guitar Gently Weeps", "Here Comes the Sun" e "Something".


As primeiras influências musicais de Harrison incluíram George Formby e Django Reinhardt; Carl Perkins, Chet Atkins e Chuck Berry foram influências subsequentes. Em 1965, ele começou a conduzir os Beatles ao folk rock através de seu interesse por Bob Dylan e os Byrds, e à música clássica indiana através do uso da cítara em "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)". Tendo iniciado a adoção da Meditação Transcendental pela banda em 1967, ele posteriormente desenvolveu uma associação com o movimento Hare Krishna. Após a separação da banda em 1970, Harrison lançou o álbum triplo All Things Must Pass, um trabalho aclamado pela crítica que produziu seu single de maior sucesso, "My Sweet Lord", e apresentou seu som característico como artista solo, a guitarra slide . Ele também organizou o Concerto de 1971 para Bangladesh com o músico indiano Ravi Shankar, um precursor de shows beneficiados posteriormente, como o Live Aid. Em seu papel como produtor musical e cinematográfico, Harrison produziu atos assinados com a gravadora Apple dos Beatles antes de fundar a Dark Horse Records em 1974 e co-fundar a HandMade Films em 1978.


Harrison lançou vários singles e álbuns best-sellers como artista solo. Em 1988, ele co-fundou o supergrupo de vendas de platina, Travelling Wilburys. Um artista prolífico, ele foi apresentado como guitarrista convidado em faixas de Badfinger, Ronnie Wood e Billy Preston, e colaborou em canções e músicas com Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr e Tom Petty, entre outros. A revista Rolling Stone classificou-o em 11º lugar em sua lista dos "100 maiores guitarristas de todos os tempos". Ele foi indicado duas vezes ao Rock and Roll Hall of Fame - como membro dos Beatles em 1988, e postumamente por sua carreira solo em 2004. [3]


O primeiro casamento de Harrison, com a modelo Pattie Boyd em 1966, acabou em divórcio em 1977. No ano seguinte ele se casou com Olivia Arias, com quem teve um filho, Dhani. Harrison morreu de câncer de pulmão em 2001 aos 58 anos, dois anos depois de sobreviver a um ataque de faca por um intruso em sua casa em Friar Park. Seus restos mortais foram cremados e as cinzas foram espalhadas de acordo com a tradição hindu em uma cerimônia privada nos rios Ganges e Yamuna, na Índia. Ele deixou uma herança de quase £ 100 milhões.



Living in the Material World


Studio album by George Harrison

Released 30 May 1973

Recorded October 1972–March 1973; February 1971

Studio Apple, London; FPSHOT, Oxfordshire; Abbey Road, London

Genre

Rock

Length 43:55

Label Apple

Producer George Harrison

with Phil Spector on "Try Some, Buy Some"




Track listing


All songs written by George Harrison.


Original release

Side one


"Give Me Love (Give Me Peace on Earth)" – 3:36

"Sue Me, Sue You Blues" – 4:48

"The Light That Has Lighted the World" – 3:31

"Don't Let Me Wait Too Long" – 2:57

"Who Can See It?" – 3:52

"Living in the Material World" – 5:31


Side two


"The Lord Loves the One (That Loves the Lord)" – 4:34

"Be Here Now" – 4:09

"Try Some, Buy Some" – 4:08

"The Day the World Gets 'Round" – 2:53

"That Is All" – 3:43



A BANDA NO DISCO


George Harrison – lead and backing vocals, electric and acoustic guitars, dobro, sitar

Nicky Hopkins – piano, electric piano

Gary Wright – organ, harmonium, electric piano, harpsichord

Klaus Voormann – bass guitar, standup bass, tenor saxophone

Jim Keltner – drums, percussion

Ringo Starr – drums, percussion

Jim Horn – saxophones, flute, horn arrangement

Zakir Hussain – tabla

John Barham – orchestral and choral arrangements

Leon Russell – piano (on "Try Some, Buy Some")

Jim Gordon – drums, tambourine (on "Try Some, Buy Some")

Pete Ham – acoustic guitar (on "Try Some, Buy Some")





Nenhum comentário:

Postar um comentário