Made in Japan é um álbum duplo ao vivo da banda de rock inglesa Deep Purple, gravado durante sua primeira turnê no Japão em agosto de 1972. Foi originalmente lançado em dezembro de 1972, com lançamento nos Estados Unidos em abril de 1973, e se tornou um sucesso comercial e de crítica.
A banda era bem conhecida por sua atuação no palco forte, e tinha gravado vários shows em particular, ou transmitido no rádio, mas não estavam entusiasmados em gravar um álbum ao vivo até que sua gravadora japonesa decidiu que seria bom para publicidade. Eles insistiram em supervisionar a produção ao vivo, inclusive usando Martin Birch, que já havia colaborado com a banda, como engenheiro, e não estavam particularmente interessados no lançamento do álbum, mesmo após a gravação. A turnê foi um sucesso, com grande interesse da mídia e uma resposta positiva dos fãs.
O álbum foi um sucesso comercial imediato, principalmente nos Estados Unidos, onde foi acompanhado pelo hit "Smoke on the Water", e se tornou um sucesso de vendas ao longo da década de 1970. Um conjunto de três CDs com a maioria das apresentações da turnê foi lançado em 1993, enquanto uma edição remasterizada do álbum com um CD de faixas extras foi lançada em 1998. Em 2014, uma edição deluxe foi anunciada com mais material bônus. O álbum teve uma forte recepção pela crítica e continua atraindo elogios. Uma votação dos leitores da Rolling Stone em 2012 classificou Made in Japan o sexto melhor álbum ao vivo de todos os tempos.
Deep Purple é uma banda de rock inglesa formada em Hertford, Hertfordshire, em 1968. Eles são considerados um dos pioneiros do heavy metal e do hard rock moderno, embora sua abordagem musical tenha mudado ao longo dos anos. [4] Originalmente formada como uma banda de rock psicodélico e rock progressivo, eles mudaram para um som mais pesado com seu álbum de 1970 Deep Purple in Rock. Deep Purple, junto com Led Zeppelin e Black Sabbath, foram referidos como a "trindade profana do hard rock e heavy metal britânicos do início a meados dos anos setenta". Eles foram listados no Guinness Book of World Records de 1975 como "a banda mais barulhenta do mundo" para um show de 1972 no Rainbow Theatre de Londres e venderam mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo
Made in Japan
Live album by Deep Purple
Released 8 December 1972
Recorded Festival Hall, Osaka, 15 and 16 August 1972
Nippon Budokan, Tokyo, 17 August 1972
Genre
Hard rockheavy metal
Length 76:44
Label Purple
Producer
Deep Purple
Martin Birch
Original release on vinyl (2 LP)
Side one
No. Title Recording date and location Length
1. "Highway Star" Osaka on 16 August 6:52[nb 1]
2. "Child in Time" Osaka on 16 August 12:25
Side two
No. Title ... Length
3. "Smoke on the Water" Osaka on 15 August 7:32
4. "The Mule" Tokyo on 17 August 9:50
Side three
No. Title ... Length
5. "Strange Kind of Woman" Osaka on 16 August 9:36
6. "Lazy" Tokyo on 17 August 10:51
Side four
No. Title ... Length
7. "Space Truckin'" Osaka on 16 August 19:42
Deep Purple no disco
Ritchie Blackmore – lead guitar
Ian Gillan – vocals, harmonica (uncredited), percussion (uncredited)
Roger Glover – bass
Jon Lord – organ, piano
Ian Paice – drums
Nenhum comentário:
Postar um comentário