sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Tarcísio e Paulo José combinaram de se encontrar “lá em cima”


Quando a cultura
 brasileira ainda tentava se refazer da morte de Paulo José, foi atropelada pela notícia de que a Covid-19 havia levado, aos 85 anos, Tarcísio Meira, talvez o ator mais emblemático de nossa teledramaturgia. Nunca a figura heroica do galã foi tão bem encarnada quanto por aquele paulistano nascido Tarcísio Magalhães Sobrinho em 1935. O 1,85m de altura, o queixo forte e o porte atlético ajudavam na composição desde o início da carreira, ainda no teatro, em 1957, após ser reprovado na prova para diplomata. Estreou na TV em 1961, no teleteatro Uma Pires Camargo (ao qual voltaremos daqui a pouco), na TV Tupi, onde fez no ano seguinte 25499 Ocupado, primeira telenovela brasileira. Em 1970, já na Globo, parou o Brasil ao encarnar João Coragem, o protagonista de Irmãos Coragem. Dali em diante era impossível pensar em novelas sem pensar em Tarcísio Meira, que participou delas até 2018. E ele não se prendia à figura do galã. Arriscou-se com sucesso em comédias e vivendo vilões, como o antológico Hermógenes da minissérie Grande Sertão: Veredas. (Globo)

Mas há outro nome cuja falta os leitores cá deste Meio estão sentindo. Não dá para falar de Tarcísio Meira sem falar de Glória Menezes. No set de Uma Pires Camargo ele a viu passar e pensou “que mulherão”. Ela se apaixonou à primeira vista. Um ano depois estavam casados, uma união que só terminou ontem. Eram par obrigatório nas novelas, onde viviam romances que nem chegavam perto do amor na vida real. (UOL)

Glória, que foi internada no mesmo dia que o marido, mas apresentou apenas sintomas leves da Covid-19, já sabe da morte de Tarcísio e, segundo sua assessoria, recebeu a notícia com “muita, muita tristeza”. Ela deve ter alta nos próximos dias. (Extra)

Se na TV ele nem sempre conseguia escapar da figura do galã, no cinema Tarcísio Meira esbanjou versatilidade. Foi de Casinha Pequenina (1963), dirigido e estrelado por Mazzaropi, a A Idade de Terra (1980), último filme do ícone Glauber Rocha. Encarou vilões rodrigueanos em O Beijo no Asfalto (1981) e Boca de Ouro (1990) e atuou sob Walter Hugo Khouri nos polêmicos e incestuosos Amor Estranho Amor (1982) e Eu (1987). (Folha)

Numa ironia quase poética, Tarcísio e Paulo José atuaram juntos na novela Um Anjo Caiu do Céu (2001) na qual seus personagens combinavam de se encontrar “lá em cima”. Que tenha sido um feliz encontro. (Folha)

A notícia devastou a classe artística. Veja algumas das reações nas redes sociais. (Terra)

Confira alguns dos principais papeis de Tarcísio no cinema e na TV. (Estadão)

Se já havia recebido duas doses de vacina, como Tarcísio Meira morreu de Covid-19? Entenda. (G1)

Por mais desprezível que seja, pessoas usaram a morte do ator para disseminar mentiras sobre a vacina. (UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário