quarta-feira, 11 de agosto de 2021

These Trails (1973) These Trails


These Trails foi gravado em Honolulu em 1973 e originalmente lançado em uma pequena prensagem privada, e é um daqueles raros álbuns cuja história de fundo é quase totalmente audível na música. Escrito e interpretado principalmente pelos cantores e compositores Margaret Morgan e Patrick Cockett, o álbum há muito circula entre os fãs do obscuro psy-folk e foi relançado várias vezes em versões talvez não inteiramente legítimas. A reputação do álbum é bem merecida, já que These Trails é uma fatia adorável e incrivelmente evocativa do folk-rock do Pacífico, e Drag City prestou um bom serviço ao finalmente relançar o álbum em uma bela nova edição autorizada.


Os músicos por trás da criação de These Trails nunca foram oficialmente uma banda - eles não fizeram shows profissionais juntos e não fizeram outras gravações. (É por isso que não há outtakes ou materiais de bônus incluídos neste relançamento.) Margaret Morgan e Patrick Cockett viveram juntos no Havaí em que soam como circunstâncias idílicas, escrevendo e tocando músicas baseadas em grande parte na majestade de seus arredores naturais. A dupla foi acompanhada em estúdio pelos cantores e violonistas Carlos Pardeiro e Dave Choy, engenheiro de estúdio que embelezou o material acústico do grupo com o então moderno sintetizador Arp. A adição desses eletrônicos antigos ajuda a dar ao álbum uma oscilação um pouco fora de forma, criando uma atmosfera de outro mundo que ecoaria décadas depois no trabalho de Stereolab and Broadcast.


Na maior parte, entretanto, a música em These Trails soa como se pudesse ter sido criada apenas em seu próprio tempo e lugar específicos. Como muitos dos melhores documentos psicológicos da época, o álbum parece ter sido produzido em um ambiente completamente livre de ironia, e tem uma sensação de sinceridade que seria virtualmente impossível de reproduzir hoje. Morgan canta em uma voz que lembra muito a de Joni Mitchell, mas com uma melodia de ilha distinta própria. Ao longo do álbum, ela se harmoniza com Cockett de uma maneira que soa única e sem esforço, apoiada principalmente por violões, dulcimer e o misterioso Arp borbulhante de Choy.


Liricamente, o álbum está repleto de referências a marcos, flora e vocabulário havaianos locais. Canções como "Our House in Hanalei" ou "Waipoo" podem servir como uma espécie de guia pessoal, com Morgan e Cockett apontando várias características naturais ao longo da trilha. ("Folhas de banana descrevem as brisas ... gengibres crescem, onde brotos brancos dormem.") Especialmente evocativo é "Rusty's House", que descreve uma visita à varanda da frente do surfista Rusty Miller, cuja casa remota era acessível apenas a pé , em um relato tão vívido que o ouvinte pode praticamente sentir o sol e sentir o gosto da fumaça da maconha.


Ainda mais emocionantes são os interlúdios instrumentais do álbum "Psyche I" e "Psyche II", nos quais Choy explora suavemente as possibilidades cósmicas do Arp. Deixando de lado esses momentos levemente viajados, a maior parte da ação em These Trails permanece firmemente fixada no solo verdejante do Havaí. As canções são curtas e melódicas, e os músicos evitam muitas das indulgências que estragam tantos álbuns psicodélicos da época - felizmente não há solos de órgão prolongados ou referências abertas a O Senhor dos Anéis.


Patrick Cockett passou a se apresentar com artistas como Buffy Sainte-Marie e Taj Mahal, mas, ao que tudo indica, a enigmática Margaret Morgan, que faleceu em 2004, nunca mais gravou. Esse fato faz com que essas trilhas pareçam ainda mais como um instantâneo de um momento requintado, mas fugaz no tempo. E embora seja interessante especular para onde sua música poderia ter ido daqui se os artistas tivessem continuado a escrever e gravar juntos, não há como negar que eles capturaram algo especial em These Trails, e enquanto o álbum toca, parece o suficiente.

por Matthew Murphy  from http://therockasteria.blogspot.com/



Essas trilhas são feitas para caminhadas.

O These Trails lançou apenas um álbum, que foi um lançamento muito limitado e privado em 1973. Só anos depois ele recebeu atenção significativa, embora ainda seja uma obscuridade. Uma obscuridade que acho encantadora. Embora eu coloque isso aproximadamente na categoria de folk ácido, a maior parte não é realmente psicodélico. É uma mistura.


Pensei em fazer um detalhamento completo da faixa, mas, em vez disso, mencionarei alguns que podem ser de particular interesse. Enquanto o destaque inicial para mim foi o estranho e psicodélico "Psyche I & Share Your Water", que começa tão bem, depois fica tão estranho, o "El Rey Pescador" um tanto mais convencional que acho absolutamente lindo que eu fizesse um álbum de mixagem com apenas uma música desse álbum, essa seria minha escolha. Conta com os vocais fantásticos de Carlos Pardeiro, que claramente se passa, e foi, cantor profissional. Um belo trabalho de guitarra, e aquele acréscimo de cítara, dá um toque de música espanhola à qualidade de raga. "Garden Botanum" é outra das faixas mais estranhas, e os sintetizadores dão uma sensação incomum fora de forma. E faixas como "Hello Lou" e "Waipou" são maravilhosas.


Embora eu não o descreva como folk-rock, acho que a maneira como o sintetizador é incorporado dá a ele mais apelo Prog (do Prog eletrônico, do tipo Dionne-Bregent). Principalmente, eu recomendaria para aqueles que podem apreciar tanto o povo do ácido quanto do sol,


Acho que pode caber ao lado de vários atos folk ácido nos arquivos, como Linda Perhacs (paralelogramos), Vashti Bunyan, Shelagh McDonald e vários folk acid ou outros relacionados fora dele. Tem algumas das qualidades de Joni Mitchell e, em partes, me lembra To Keep From Crying, de Comus, o que dificilmente é uma coisa ruim na minha opinião. Embora a mistura de música havaiana, espanhola, folk hippie, eletrônica, folk de câmara e psicodelia seja bastante única, certamente para minha coleção, para quem gosta disso, eu recomendaria ouvir o maravilhoso Extradition's Hush, bem como Linda Perhacs Paralelograms, Além disso, eu sugeriria que tem algo como uma trilha sonora de "The Wicker Man" (1973) (uma das minhas favoritas), ainda mais se "The Wicker Man" acontecesse em um adorável, arejado e descontraído havaiano ilha e era mais luau do que sacrifício sinistro. Ainda assim, eu prefiro sentir algo ligeiramente sinistro se escondendo sob a superfície desse álbum hippie, e talvez um porco tenha sido sinistramente sacrificado para aquele luau (eu prefiro pensar que eles eram veganos). Mas isso pode ser apenas um produto da minha psique perturbada.


Se eu tiver uma reclamação, uma pequena, o vibrato de Margaret Morgan pode ser um pouco perturbador, mas eu absolutamente amo esse álbum. Não que as avaliações importem muito, mas cinco para mim e quatro para fins de PA (embora eu não afirme que seja uma "excelente adição a qualquer coleção de rock progressivo". Eu diria que provavelmente será uma excelente adição ao well folkies redondos que gostam de música folk havaiana, hippie e acid folk - que estranho que isso não seja uma opção para a classificação. Eu recomendaria isso antes para folkies do que para proggers, e para aqueles que gostam de música pastoral suave em vez de thrash metal , como se poderia esperar de um álbum folk. Este é um álbum essencial em minha coleção, ao qual voltei várias vezes.

by Logan  from http://www.progarchives.com/




These Trails - These Trails 

(1973 us, lovely folk rock, korean remaster)

LP Sinergia ‎- SR 4059 (1973, US)

LP Pele Records ‎- Pele 1 (1999, US)

LP Drag City ‎- DC 463 (2011, US)

CD Drag City ‎- DC 463CD (2011, US) Remastered



Tracks

1. These Trails - 1:24

2. Our House In Hanalei - 1:51

3. Of Broken Links - 1:40

4. El Rey Pescador (Carlos Pardeiro) - 3:07

5. Psyche I And Share Your Water - 5:22

6. Hello Lou - 3:47

7. Rusty's House And Los In Space ( Patrick Cockett, Carlos Pardeiro)  - 5:49

8. Psyche II - 2:30

9. Sowed A Seed - 2:17

10. Rapt Attention - 2:15

11. Waipoo (Patrick Cockett) - 2:36

12. Garden Botanum (Patrick Cockett, Margaret Morgan) - 3:31

All songs by Margaret Morgan unless as else stated.




These Trails no disco

*Margaret Morgan - Dulcimer, Guitar, Vocals

*David Choy - ARP Synthesizer

*Patrick Cockett - Guitar, Slide Guitar, Tabla, Vocals

ainda com

*Eric Kingsbury - Guitar

*Carlos Pardeiro - Guitar, Sitar, Vocals




Nenhum comentário:

Postar um comentário