quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Com espetáculo convidado, Fescete homenageia Walderez de Barros dia 16



 

As expressões e interatividades no palco marcam o tema 'Entre a voz e o silêncio', da 24ª edição do Fescete - Festival de Cenas Teatrais. "Não à toa, homenageamos a atriz Walderez de Barros, representando todos os artistas que fazem das suas profissões um eterno jogo cênico, o dito e o não dito, o poder de fala e a sabedoria da escuta", escrevem os organizadores do evento, Pedro Norato, Karla e Júlia Lacerda.

 

O trio complementa: "O poder da arte de Walderez está em dar a voz a quem necessita, sem abrir mão do seu posicionamento social enquando artista e cidadã". A homenagem será celebrada nesta segunda-feira (dia 16), às 20 horas, na abertura do festival, que será transmitido de modo gratuito em: fb.com/fescete.tescom e youtube.com/fescete.

 

É com o teatro universitário, quando cursava Filosofia (USP), que Walderez estreou em 1961 nos palcos, atuando profissionalmente em ‘Onde canta o sabiá’ (Teatro Cacilda Becker, 1963). Na ribalta, encenou textos de Plínio Marcos a Sófocles, de Tchekhov a Shakespeare. A sua versatilidade rendeu os prêmios APCA, Molière e Mambembe, entre outros.

 

Em 1968, começou a aparecer nas telinhas, em ‘Beto Rockfeller’ (TV Tupi), colecionando mais de 30 participações em séries e novelas, como ‘Rei do Gado’, ‘Alma Gêmea’ e ‘Escrito nas Estrelas’. Já no cinema, começou a trajetória nos anos 70 e, em 2017, brilhou no documentário poético ‘Cora Coralina – Todas as vidas’.

 

Espetáculo convidado

 

Além da homenagem, a cerimônia contará com o monólogo mineiro 'Órfãs de Dinheiro', escrito e encenado por Inês Peixoto, e conta a história de três mulheres em situações diferentes de vulnerabilidade. Como cenário, uma canoa, símbolo da travessia de cada personagem em montagem dirigida por Eduardo Moreira.

 

Ao todo, mais de 70 atividades culturais integram o festival até 30 de novembro. O Fescete é uma realização do Tescom em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos via Secretaria de Cultura com apoio da TV Tribuna. A programação segue na íntegra em: www.fescete.com.br.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário