Stained Glass foi uma banda pop americana de San Jose, Califórnia. Lançou Crazy Horse Roads (LP, Album) pela Capitol Records ST-154 US em 1968. Seu primeiro LP.
A banda foi formada em 1964 pelo guitarrista Roger Hedge, o baixista Jim McPherson, o guitarrista Bob Rominger e o baterista Dennis Carrasco. [1] A banda foi inicialmente chamada de "The Trolls". Todos os quatro membros eram vocalistas e, por sua vez, o grupo tinha uma capacidade vocal impressionante. Isso permitiu que eles não apenas cantassem covers precisos, mas também criassem arranjos vocais únicos e melódicos em material original, diferenciando-os da maioria de sua competição. [Carece de fontes?] Hedge reuniu o grupo, investiu fundos pessoais para equipamento e promoção, e foi o líder e gerente de negócios nos primeiros anos. Eles se apresentaram na área de San Jose e nos arredores, lançando por conta própria uma música de McPherson, "Walkin 'Shoes", que se esgotou em questão de semanas em San Jose.
Eles logo foram procurados por um homem de A&R da RCA e, posteriormente, assinaram com essa gravadora no final de 1966.
Seu material inicial foi escrito principalmente por McPherson, alguns escritos por Hedge, alguns por Rominger, com Carrasco co-escrevendo alguns. As canções eram parcialmente uma mistura de rock, folk, blues e Merseybeat, mas tinham um som original distinto que planejavam explorar por longas carreiras. Algumas de suas gravações tiveram pouco sucesso no norte da Califórnia.
RCA mudou o nome da banda para "Stained Glass". Eles fizeram com que gravassem uma música dos Beatles, "If I Needed Someone", que se pensava que não seria lançada pelos Beatles nos Estados Unidos. O disco conseguiu tocar o suficiente no final de 1966 para justificar uma curta turnê pela Costa Leste um pouco depois, com o grupo fazendo alguns shows e gravando nos estúdios da RCA em Nova York. No entanto, os Beatles lançaram a faixa em seu álbum, Yesterday and Today.
Em abril de 1967, a banda conseguiu um grande sucesso em San Jose com "We Got A Long Way To Go", escrita por Barry Mann e Cynthia Weil. Mais tarde naquele ano, Hedge foi removido da banda por diferenças na direção musical. Seu contrato de gravação foi assumido pela Capitol na primavera de 1968, lançando três singles, um dos quais era a canção não LP "Lady In Lace" escrita por McPherson e apoiada por "Soap and Turkey" escrita por Rominger. Um LP, Crazy Horse Roads, foi lançado em 1968, e tinha algumas capas polêmicas, no que parecia ser uma fotografia dos três, todos pendurados pelo pescoço em um galho de uma árvore alta.
Em 1969, Rominger foi substituído por Tom Bryant por diferenças musicais. Um segundo álbum, Aurora, foi lançado em 1969, que não vendeu melhor do que o primeiro. Apesar das críticas positivas, os singles nem os álbuns tiveram qualquer impacto comercial, e o grupo se desfez em novembro de 1969.
Roger Hedge trabalha em um motorhome com tempo integral, viaja pelo país e passa muito tempo na área de San Jose. Jim McPherson, que mais tarde co-escreveu a canção "Jane" de Jefferson Starship, morreu em 24 de junho de 1985. Dennis Carrasco mora na área de San Jose e ainda é um músico ativo. Tom Bryant mora na Costa Leste. Bob Rominger, após uma carreira de caças voador na USAF, mora em Newnan, Geórgia e é instrutor de vôo na Delta Air Lines.
Stained Glass – Crazy Horse Roads
Genre:
Rock
Estilo:
Country Rock, Psychedelic Rock
Ano:
1968
Lista de faixas
I Sing You Sing 3:05
Finger Painting 2:11
Soap And Turkey 2:39
Twiddle My Thumbs 2:40
Fahrenheit 3:43
Nightcap 2:55
Horse On Me 2:18
Two Make One 3:10
Light Down Below 3:22
Piggy Back Ride And The Camel 2:10
Doomsday 4:23
Trolls em 1965, tornou-se Stained Glass quando assinou com a RCA. Da esquerda para a direita: Dennis, Bob, Roger, Jim
Nenhum comentário:
Postar um comentário