sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

A programação cultural da semana.



“Tudo de arte,
 nada de aglomeração” é o mote da Virada Cultural 2020, que acontece de sábado para domingo em transmissões virtuais e através de intervenções urbanas sem público. Entre os destaques estão shows de Elza Soares, Criolo,
Arnaldo Antunes e Renan da Penha, entre outros, direto do Theatro Municipal. Veja a programação completa.

Em edição virtual, o Festival Zum abre hoje com uma palestra de Lilia Schwarcz sobre a relação entre imagem e poder. Em seguida, a artista Rosana Paulino conversa com a filósofa Denise Ferreira da Silva a respeito de história, arte e antirracismo.

Depois de ter a temporada interrompida pela pandemia, a peça Por que Não Vivemos?, da Companhia Brasileira de Teatro, estreia hoje em formato digital sob a direção de Marcio Abreu. Também hoje, a Cia. do Tijolo transmite o espetáculo musical O Avesso do Claustro, que homenageia Dom Hélder Câmara, direto do Sesc Ipiranga. No domingo, a partir de provocação cênica de Janaína Leite, a Coletiva Profanas de artistas trans periféricas estreia a performance FURA! em live realizada pelo Centro Cultural da Diversidade.

No aniversário de Belo Horizonte, comemorado amanhã, a Filarmônica de Minas Gerais interpreta cinco aberturas de Beethoven sob a regência de José Soares. Na quinta, o grupo volta à Sala Minas Gerais para realizar a última transmissão da temporada e tocar as sinfonias nº 3 e 5 do compositor alemão, dessa vez com Fabio Mechetti no pódio.

Setenta obras de artistas como German Lorca e Geraldo de Barros, realizadas entre os anos 40 e 70, estão reunidas na exposição Fotografia Modernista Brasileira, que o Itaú Cultural apresenta na plataforma Google Arts & Culture.

A plataforma de streaming do Cinesesc está com três mostras online em cartaz: a 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro, o 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e uma mostra especial com filmes de Leon Hirszman, diretor de Eles Não Usam Black-Tie.

Na segunda, os pensadores Viviane Mosé e Ailton Krenak encerram a série Diálogos Imprevisíveis, do Instituto Estação das Letras, com um debate sobre a velocidade da vida moderna.

Começa na quinta o seminário Cultura e Impactos da Covid-19, evento organizado por Sesc, Unesco e Núcleo de Sociologia da Cultura da USP que reúne pesquisadores e gestores culturais para discutir os efeitos da pandemia na área cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário