Remain in Light é o quarto álbum de estúdio da banda americana de rock Talking Heads, lançado em 8 de outubro de 1980 pela Sire Records. Foi gravado no Compass Point Studios nas Bahamas e no Sigma Sound Studios na Filadélfia entre julho e agosto de 1980 e foi o último álbum produzido por Brian Eno.
Após o lançamento de Fear of Music em 1979, Talking Heads e Eno procuraram dissipar as noções da banda como um mero veículo para o vocalista e compositor David Byrne. Trazendo a influência do músico nigeriano Fela Kuti, eles experimentaram polirritmos africanos, funk e eletrônica, gravando faixas instrumentais como uma série de ritmos em loop. As sessões incorporaram uma variedade de músicos paralelos, incluindo o guitarrista Adrian Belew, a cantora Nona Hendryx e o trompetista Jon Hassell.
Byrne lutou com o bloqueio de escritor, mas adotou um estilo lírico disperso e de fluxo de consciência inspirado no rap antigo e na literatura acadêmica na África. A arte foi concebida pela baixista Tina Weymouth e pelo baterista Chris Frantz, e criada com a ajuda da empresa de design e computadores do Massachusetts Institute of Technology, M & Co. A banda contratou membros adicionais para uma turnê promocional e, após sua conclusão, eles entraram em um hiato por vários anos para buscar projetos paralelos.
Remain in Light foi aclamado pela crítica, que elogiou sua experimentação sonora, inovações rítmicas e fusão coesa de gêneros díspares. O álbum alcançou a posição 19 na Billboard 200 dos EUA e 21 na parada de álbuns do Reino Unido, e gerou os singles "Once in a Lifetime" e "Houses in Motion". Ele apareceu em várias listas de publicações dos melhores álbuns da década de 1980 e de todos os tempos, e é frequentemente considerado a magnum opus dos Talking Heads. Em 2017, a Biblioteca do Congresso considerou o álbum "culturalmente, historicamente ou artisticamente significativo", e o selecionou para preservação no National Recording Registry
Remain in Light
Album cover containing four portraits covered by red blocks of colour, captioned "TALKING HEADS" (with inverted "A"s) at the top and (much smaller) "REMAIN IN LIGHT" at the bottom.
Studio album by Talking Heads
Released October 8, 1980
Recorded July–August 1980
Studio
Compass Point, Nassau
Sigma Sound, Philadelphia
Genre
New wavepost-punkexperimental rockworldbeatfunkdance-rockart pop
Length 40:10
Label Sire
Producer Brian Eno
Track listing
All lyrics are written by David Byrne, except "Born Under Punches (The Heat Goes On)" and "Crosseyed and Painless", written by David Byrne and Brian Eno; all music is composed by Byrne, Eno, Chris Frantz, Jerry Harrison and Tina Weymouth.
Side one
No. Title Length
1. "Born Under Punches (The Heat Goes On)" 5:49
2. "Crosseyed and Painless" 4:48
3. "The Great Curve" 6:28
Side two
No. Title Length
1. "Once in a Lifetime" 4:23
2. "Houses in Motion" 4:33
3. "Seen and Not Seen" 3:25
4. "Listening Wind" 4:43
5. "The Overload" 6:25
Expanded CD reissue unfinished outtakes
No. Title Length
9. "Fela's Riff" 5:19
10. "Unison" 4:50
11. "Double Groove" 4:28
12. "Right Start" 4:07
Talking Heads no disco
David Byrne – lead vocals, guitar, bass guitar, keyboards, percussion, vocal arrangements
Jerry Harrison – guitars, keyboards, percussion, backing vocals
Tina Weymouth – bass guitar, keyboards, percussion, backing vocals
Chris Frantz – drums, percussion, keyboards, backing vocals
ainda com
Brian Eno – keyboards, percussion, guitar, bass guitar, backing vocals, vocal arrangements
Nona Hendryx – backing vocals
Adrian Belew – guitar, Roland guitar synthesiser
Robert Palmer – percussion
José Rossy – percussion
Jon Hassell – trumpets, horns
Nenhum comentário:
Postar um comentário