sábado, 11 de julho de 2020

Electric Warrior T. Rex


Electric Warrior é o sexto álbum lançado pela banda britânica de rock T. Rex e é considerado um dos álbuns mais importantes de glam rock. T. Rex já tinha feito sucesso na Inglaterra, no entanto Bolan queria angariar fiéis do outro lado do Atlântico. Ele pegou a estrada com os novos integrantes da banda, o baixista Steve Currie e o baterista Bill Legend, chamado para ajudar na percussão, a cargo de Mickey Finn. O grupo começou a editar algumas faixas a caminho de Londres, Nova York e Los Angeles. Os singles lançados na ocasião apontavam para um som mais ousado, mas só quando Electric Warrior saiu foi possível constatar como era sensacional.

Electric Warrior alcançou o número trinta e dois nos EUA; permaneceu como número um por várias semanas no Reino Unido, se tornando um dos maiores álbuns do ano de 1971. Em 2003, alcançou o número 160 pela revista americana Rolling Stone na Lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone. O álbum contém duas das canções mais famosas do T. rex, Get It On e Jeepster. Nos Estados Unidos, "Get It On" teve o título modificado para "Bang a Gong (Get It On)" para distinguir da música homônima da banda Chase, que a lançou em meados de 1971. "Get It On" foi o maior single do T. Rex, e seu único hit(#10) Americano. 

Em 1971, Marc Bolan, em entrevista contida na reedição do álbum pela Rhino Records, comentou sobre o álbum: "Eu penso que Electric Warrior, para mim, é o primeiro álbum que faz afirmação de 1971 para nós na Inglaterra. Quero dizer que... se alguém sempre quis saber por que nós fomos grandes em outras partes do mundo, este álbum responde, para mim" A arte da capa do álbum, projetada pelo grupo de design britânico Hipgnosis, resume a perigosa promessa de poder do rock, com Bolan empunhando a guitarra como uma arma, diante de um arsenal de amplificadores.Em Novembro de 2001 na edição da Vanity Fair, o músico americano Beck escolheu como uma das suas 50 capas de álbum preferidas.


Após um período de pouca aceitação em meados dos 1970, e o insucesso de critica e venda dos álbuns Tanx e Futuristic Dragon, a banda ressurgiu com o lançamento do disco Dandy in the Underworld de 1977, aclamado pela critica da época. Porém, o final do grupo tornou-se inevitável após a morte de Marc Bolan em um acidente de carro ocorrido em 16 de setembro de 1977.

Album de estúdio de T. Rex
Lançamento 24 de Setembro de 1971
Gravação Março-Junho de 1971
Trident Studios, Londres; Advision Studios, London; Wally Heider Studios, Los Angeles; Media Sound Studios, New York
Gênero(s) Glam rock, rock and roll, protopunk, hard rock
Duração 39:02
Gravadora(s) Fly (UK); Reprise (US)
Produção Tony Visconti


Faixas
Todas as letras foram escritas por Marc Bolan

"Mambo Sun" – 3:40
"Cosmic Dancer" – 4:30
"Jeepster" – 4:12
"Monolith" – 3:49
"Lean Woman Blues" – 3:02
"Get It On" – 4:27
"Planet Queen" – 3:13
"Girl" – 2:32
"The Motivator" – 4:00
"Life's a Gas" – 2:24
"Rip Off" – 3:40
A produção de Cube Records 



A BANDA 

Marc Bolan – Vocal, guitarra
Mickey Finn – conga, Bongô
Steve Currie – Baixo elétrico
Bill Legend – Bateria
Howard Kaylan – backing vocal
Mark Volman – backing vocal
Rick Wakeman – Teclado em "Get It On"
Ian McDonald – saxofone
Burt Collins – Fliscorne




Nenhum comentário:

Postar um comentário