terça-feira, 7 de julho de 2020

Projeto autoral, ‘Codicilo’ é álbum online que atravessa tempo e espaço


Das composições na adolescência a um podcast de temas variados, o trio Codicilo lançou recentemente o seu primeiro álbum. Com dez faixas, o disco virtual homônimo à banda é fruto de uma amizade que atravessa o tempo e o espaço: afinal, os artistas se conhecem há 25 anos e atualmente residem a até 660 quilômetros de distância. Acesse em: tiny.cc/cdcodicilo.
É que enquanto Diego Spósito e Rodrigo Pompeu moram em São Vicente (SP), Fábio Zavitoski tem como lar Uberlândia (MG). O resultado soa um tanto eclético. O rock mora em 'Odeio Vinho Tinto', há uma pegada indie em 'A Lágrima do Palhaço', o pop mora em 'Santa Clara' e retoques caiçaras espraiam em 'Canção para um Amigo'.
A versatilidade na melodia corresponde com as poéticas que beiram à teatralidade. “Estamos há quase três anos trabalhando nesse projeto, resgatando antigos rascunhos e criando novas obras, em meio às dificuldades que todo artista independente passa”, relata Diego, que partilha mensagens e áudios com os colegas para a criação das canções.
As inspirações do trio fluem entre bytes e espontaneidade. “Ora pensamos num tema especifico, ora com um fragmento de letra ou melodia, construímos juntos uma base e, em seguida, há as etapas de produção e arranjos”. Se todos assinam as faixas, cabe ao Diego a produção. Ele também divide o papel de vocalista com Fábio, que dá o ritmo junto de Rodrigo em cada música do projeto que já alcançou boa repercussão.
Por exemplo, o videoclipe ‘A Lágrima do Palhaço’ já ultrapassou em 10 dias mais de 2 mil visualizações no YouTube. “Nós acreditamos que a internet possibilita um diálogo e um alcance que não era permitido uns tempos atrás para projetos independentes”, destaca o produtor. “o momento em que vivemos hoje nos trouxe outras perspectivas do fazer artístico”.
Se no jargão jurídico, codicilo é um legado sem valor material, a ironia é que o projeto Codicilo escolheu a dedo um álbum inovador, independente e de qualidade, que garante um testamento carregado de afeto – mais que bem-vindo para os nossos tempos. O álbum está disponível em: www.estudiocodicilo.com.br e tiny.cc/cdcodicilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário