segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Stephen Sondheim, que morreu na última sexta, aos 91 anos


“I like to be in America.” Até quem detesta musicais ou nunca ouviu falar da peça West Side Story (1957) ou do filme homônimo de 1961 reconhece o primeiro verso da canção America (YouTube). É um tributo ao gênio do letrista e compositor americano Stephen Sondheim, que morreu na última sexta, aos 91 anos. A revolução que provocou no teatro (e, por tabela, no cinema) musical americano não se limitou à adaptação para a Nova York do fim dos anos 1950 de Romeu e Julieta, feita em pareceria com outro gigante, Leonard Bernstein (1918-1990). Em 1979, Sondheim levou à Broadway Sweeney Todd, a história de um barbeiro assassino na Londres vitoriana, mostrando que não havia temas sensíveis demais para sua criatividade. Pode não ter sido o autor de musicais mais popular, mas foi o mais reconhecido: oito prêmios Tony, o mais importante do teatro americano, oito Grammys, um Pulitzer e até um Oscar, pela canção Sooner or Later (YouTube), interpretada por Madonna em Dick Tracy (1991). (Folha)

 

Para ler com calma: “Estou velho demais para viajar muito, lamento dizer. O que mais deveria fazer com meu tempo além de escrever?”, indagou Sondheim em sua última entrevista, apenas cinco dias antes de morrer. E ele falava sério. Estava trabalhando em Square One, uma adaptação para os palcos de dois filmes do espanhol Luis Buñuel (1900-1983), O Anjo Exterminador (1962) e O Discreto Charme da Burguesia (1972). (New York Times)

Aliás... Estreia no próximo dia 9 a refilmagem dirigida por Stephen Spielberg de West Side Story (trailer). A americana de ascendência colombiana Rachel Zegler vive a protagonista porto-riquenha Maria, interpretada pela eslava Natalie Wood (1938-1981) na versão original. E a porto-riquenha de verdade Rita Moreno, que ganhou o Oscar de Atriz Coadjuvante em 1961 como Anita, a melhor amiga de Maria, agora, aos 89 anos, é Valentina, dona da loja da esquina e distribuidora de bons conselhos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário