Por Sharon Sevilha
Há muitos filmes sobre o quarteto de Liverpool. Alguns muito bons, outros apenas razoáveis, mas este merece destaque. Longe de ser mais uma biografia, ele foca em Stuart Sutcliff, ou apenas Stu, baixista e melhor amigo de John Lennon.
Nascido em Endimburgo, na Escócia, Stu e John se conheceram no Liverpool College of Art, ele pintava quadros. Tornaram-se melhores amigos e daí para ser um Beatle, foi um pulo.
Antes de ficarem famosos, mas já usando o nome de Beatles, os cinco rapazes fizeram uma turnê em bares, na Alemanha. Quem estava no show e gostou do que viu foi Klaus Voormann, namorado de Astrid Kirchher, e sugeriu que eles fossem apresentados à cena cultural da época.
Entre idas e vindas para a Alemanha, Stu acaba se apaixonando por Astrid. Aí começa seu dilema: Astrid é artista plástica e gosta de pintura como ele. Por outro lado, os Beatles ainda não despontaram, Stu se acha um mau baixista e tem sua amizade com Lennon no meio. Escrever mais do que isto é dar spoiler, mas você PRECISA ver este filme! Vale pontuar que foi ela quem deu a dica do corte de cabelo com franjas para a banda. Mais tarde, Klaus faria a capa do álbum Revolver.
O filme é de 1994 e é dirigido pelo então estreante Iain Softley, que caprichou na caracterização e pareceu ter escolhido exatamente o ator ideal para viver cada papel, com destaque para o quinto beatle: Stephen Dorff ficou a cara de Stuart Sutcliff.
A trilha sonora é um absurdo de boa! Os produtores tiveram a ideia de criar a Backbeat Band, formada por Dave Grohl (Foo Fighters) na bateria, Mike Mills (R.E.M.) no baixo, Thuston Moore (Sonic Youth) na guitarra e, juntos, nos vocais, Dave Pirner (Soul Asylum) e Greg Dulli (Afghan Wings) para gravar as músicas no lugar de usar uma compilação dos Beatles. Quem produziu o álbum foi Don Flaming e é o tipo de álbum que você ouve de ponta a ponta, sem pular uma música e depois ouve tudo de novo.
A Backbeat Band, infelizmente, só se apresentou uma vez: no MTV Movie Awards de 1993, tocando "Money" e "Long Tall Sally". Uma pena! Podia ter se tornado aquela banda que os músicos brincam quando estão em férias de suas bandas originais.
Nestes dias de quarentena, faça um favor a si mesmo: assista ao filme e ouça a trilha sonora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário