Bailão, artesanato e circo marcam 3ª Festa
do Divino Espírito Santo do Caruara dias 5 e 6
do Divino Espírito Santo do Caruara dias 5 e 6
O bailão e o artesanato, o teatro regional e a culinária caiçara se congraçam neste final de semana durante a 3ª Festa do Divino Espírito Santo do Caruara. Como um cortejo às tradições da Área Continental e em procissão pelas diferentes expressões artísticas do bairro, toda a programação deste fim de semana (5 e 6 de setembro) será virtual pelo Facebook: http://tiny.cc/ festadodivinocaruara.
Junto da Sociedade de Artesanato Caruartes, no sábado (dia 5), a partir das 14 horas, a programação inicia com uma oficina de confecção de máscaras, a fim de conscientização de prevenção à pandemia. Em seguida, a Cia. Teatral Carcarah Voador exibirá versão compacta do monólogo 'Francisco de Assis', sobre o santo padroeiro da ecologia.
Logo após, haverá exibição da oficina de culinária caiçara para quem quiser conhecer a gastronomia típica do bairro, com a chef Jéssica Lourenço. A moradora do Caruara ensinará como fazer bolinho de taioba. Por fim, Rogério Baraquet e Trio conduzirá o 'Bailão do Santo' com canções autorais que já agitam festas comunitárias da Área Continental.
Por sua vez, o domingo reserva a partir das 14 horas uma apresentação circense para crianças, organizada pela Bella Cia. A Caruartes volta a ministrar uma oficina: a atividade formativa será a de confeccionar filtros de sonhos com escamas de peixe. Já a Cia. Teatral Carcarah Voador apresentará novo monólogo, dessa vez, a solidariedade pauta a peça 'Teresa de Calcutá'.
Então a bandeira da cultura tradicional será erguida pelo show de Danilo Nunes e Trio, com músicas embaladas pelo estilo de vida caiçara. E se a folia junta vários artistas e coletivos que atuam no bairro, a festa será completada com o projeto convidado 'Dandô - Circuito de Música Dércio Marquês', idealizado pela pesquisadora, cantora e compositora Kátya Teixeira.
A 60 Km da região urbana de Santos, o bairro do Caruara reúne 4 mil famílias e foi povoado a partir do loteamento de uma fazenda bananeira nos anos 50. A pesca, a culinária e o artesanato mantém as raízes da cultura caiçara na comunidade que celebra a festividade popular junto a Pentecostes. Excepcionalmente, este ano o evento se tornou virtual. Saiba mais: http://tiny.cc/ festadodivinocaruara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário