terça-feira, 15 de setembro de 2020

Supertramp (1970)


 Supertramp é o primeiro álbum da banda de rock progressivo Supertramp, lançado em julho de 1970. Foi algumas vezes publicado sob o nome Now and Then.


Este álbum não foi lançado nos EUA até o final de 1977, mas esteve disponível através de importação feitas em lojas de discos especializada em importações britânicas. A edição 1977 chegou na posição #158 Billboard 200 norte-americana.


Supertramp é também o único álbum da banda que conta com a participação do então membro da banda Richard Palmer-James, que atua no mesmo como letrista, além de tocar outros instrumentos. Ele mais tarde seria o letrista da banda de rock progressivo King Crimson. Robert Millar também atua somente nesse álbum, como baterista da banda, mas sofre um colapso mental e deixa a banda logo após a saída de Palmer-James.


Supertramp é uma banda de rock britânica formada em 1969 por Rick Davies, que convidou Roger Hodgson e outros elementos que, sob o nome Daddy e posteriormente renomeada no início de 1970. Embora o estilo da banda tenha sido inicialmente classificado como rock progressivo, eles têm incorporado desde então uma combinação de Rock tradicional, pop e art rock em sua música. Desde o segundo álbum Indelibly Stamped em diante, os fundadores Roger Hodgson e Rick Davies escreveram e cantaram separadamente as próprias composições. Hodgson compôs e cantou a maioria dos sucessos, tais como “Give a Little Bit” (a qual alcançou a posição nº.15 na tabela do Billboard Pop Singles e o nº. 29 na tabela dos singles do Reino Unido), “The Logical Song”, “Take the Long Way Home”, “Dreamer”, “Breakfast in America”, e “It’s Rainning Again”; Davies compôs “Bloody Well Right”, “Goodbye Stranger”, “Cannonball” "From Now One", "Crime of the Century," "Rudy" Hodgson toca as canções que escreveu nos concertos ao vivo que apresenta na sua digressão mundial “Breakfast in América”. No entanto, sob o comando de Davies, Supertramp teve algum sucesso nos albuns sem Roger Hodgson, tendo em geral mais audiência que Roger Hodgson, tendo batido o record de audiência no Brasil em 1988, com mais de 100.000 pessoas.


Supertramp


Álbum de estúdio de Supertramp

Lançamento 14 de Julho de 1970

Gravação Junho de 1970 no Morgan Studios, Willesden, North London, Inglaterra

Gênero(s) Rock progressivo

Duração 47:31

Idioma(s) Inglês

Formato(s) LP

Gravadora(s) A&M

Produção Supertramp



Faixas

Todas as faixas são creditadas a Roger Hodgson e Rick Davies. As letras são da autoria de Richard Palmer-James. A voz principal é de Hodgson, exceto onde estiver indicado.[3]



Lado A

"Surely" – 0:31

"It's a Long Road" – 5:33

"Aubade and I Am Not Like Other Birds of Prey" – 5:17

"Words Unspoken" – 3:59

"Maybe I'm a Beggar" – 6:44

Voz principal: Palmer-James e Hodgson

"Home Again" – 1:15

Lado B

"Nothing to Show" – 4:53

Voz principal: Hodgson e Davies

"Shadow Song" – 4:23

Voz principal: Davies e Hodgson

"Try Again" – 12:02

Voz principal: Hodgson e Palmer-James

"Surely" – 3:08


A BANDA NO DISCO


Rick Davies – órgão, gaita, piano, teclados, piano elétrico, voz

Roger Hodgson – violão, baixo, violoncelo, flageolet (flauta), voz

Richard Palmer-James – violão, guitarra, balalaica

Robert Millar – bateria, harmônica




Nenhum comentário:

Postar um comentário