segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Beggars Banquet (1968) Rolling Stones


Beggars Banquet é um álbum de estúdio da banda de rock inglesa Rolling Stones. Foi lançado em dezembro de 1968 pela Decca Records no Reino Unido e pela London Records nos Estados Unidos; é o sétimo álbum de estúdio britânico e o nono americano da banda. O álbum foi o primeiro álbum dos Rolling Stones produzido por Jimmy Miller, cujo trabalho de produção formou um aspecto fundamental do som dos Rolling Stones no final dos anos 1960 e início dos anos 1970.


Brian Jones, o fundador da banda e líder inicial, havia se tornado cada vez menos confiável no estúdio devido ao uso de drogas, e foi o último álbum dos Rolling Stones a ser lançado durante sua vida, embora ele também tenha contribuído para duas canções em seu próximo álbum Let It Bleed, que foi lançado após sua morte. Quase todas as partes de ritmo e guitarra foram gravadas por Keith Richards, o outro guitarrista da banda e principal parceiro de composição do vocalista Mick Jagger; juntos, os dois escreveram todas as faixas do álbum, exceto uma. Completando a instrumentação estavam o baixista Bill Wyman e o baterista Charlie Watts, embora todos os membros contribuíssem em uma variedade de instrumentos. Como a maioria dos álbuns do período, o colaborador frequente Nicky Hopkins tocou piano em muitas das faixas.


A gravação marcou uma mudança de direção para a banda seguindo o pop psicodélico de seus dois álbuns anteriores, Between the Buttons and their Satanic Majesties Request. [2] Estilos como rock de raiz e um retorno ao som de blues rock que marcaram as primeiras gravações dos Stones dominam o álbum, e o álbum está entre os mais instrumentalmente experimentais da carreira da banda, pois infundem batidas latinas e instrumentos como os claves ao lado do sul da Ásia sons de tanpura, tabla e shehnai e ritmos de conga com influência musical africana.


Beggars Banquet foi um álbum entre os dez primeiros em muitos mercados, incluindo uma posição de número 5 nos Estados Unidos - onde foi certificado de platina - e uma posição de número 3 no Reino Unido. Recebeu uma resposta altamente favorável dos críticos musicais, que consideraram um retorno ao melhor som da banda. Enquanto o álbum não tinha um "single de sucesso" na época de seu lançamento, canções como "Sympathy for the Devil" e "Street Fighting Man" se tornaram o grampo das rádios de rock por décadas. Sendo um de seus álbuns mais aclamados, é considerado o início da reputação duradoura da banda como a "Melhor Banda de Rock 'n' Roll do Mundo". O álbum apareceu em muitas listas dos melhores álbuns de todos os tempos, incluindo pela Rolling Stone, e foi incluído no Grammy Hall of Fame em 1999.


Beggars Banquet



Original LP cover

Studio album by the Rolling Stones

Released 6 December 1968

Recorded 17 March – 25 July 1968

Studio Olympic Sound, London;[1] Sunset Sound, Los Angeles

Genre

Roots rock[2]country blues[3]hard rock[4]

Length 39:44

Label Decca

Producer Jimmy Miller




Track listing

All songs written by Mick Jagger and Keith Richards, except "Prodigal Son" by Robert Wilkins.


Side one

No. Title Length

1. "Sympathy for the Devil" 6:18

2. "No Expectations" 3:56

3. "Dear Doctor" 3:28

4. "Parachute Woman" 2:20

5. "Jigsaw Puzzle" 6:06

Total length: 22:08

Side two

No. Title Length

1. "Street Fighting Man" 3:16

2. "Prodigal Son" 2:51

3. "Stray Cat Blues" 4:38

4. "Factory Girl" 2:09

5. "Salt of the Earth" 4:48

Total length: 17:42




The Rolling Stones


Mick Jagger – lead vocals (all tracks), backing vocals ("Dear Doctor"), harmonica ("Parachute Woman"), maracas ("Street Fighting Man", "Stray Cat Blues")

Keith Richards – electric guitars, acoustic guitars, slide guitar ("Salt of the Earth”, “Jigsaw Puzzle"), bass guitar ("Sympathy for the Devil", "Street Fighting Man", "Stray Cat Blues"), backing vocals ("Sympathy for the Devil", "Dear Doctor", "Salt of the Earth"), opening lead vocals ("Salt of the Earth")

Brian Jones – slide guitar ("No Expectations"), acoustic guitar ("Parachute Woman"), harmonica ("Dear Doctor", "Parachute Woman", "Prodigal Son"), Mellotron ("Jigsaw Puzzle", "Stray Cat Blues"), sitar ("Street Fighting Man"), tambura ("Street Fighting Man"), backing vocals ("Sympathy for the Devil")

Bill Wyman – bass guitar, double bass ("Dear Doctor"), backing vocals ("Sympathy for the Devil"), shekere ("Sympathy for the Devil"), maracas ("Sympathy for the Devil")

Charlie Watts – drums, claves ("No Expectations"), tambourine ("Dear Doctor"), tabla ("Factory Girl")





Nenhum comentário:

Postar um comentário