domingo, 14 de março de 2021

Chasing Rainbows (1969) Stoney & The Jagged Edge



Stoney & The Jagged Edge foi um dos grupos mais selvagens, pesados ​​e ultrajantes vindos de Detroit. O quarteto se formou por volta do início de 1966 e tocou com muitos atos importantes. Dave “Stoney” Mazur foi o vocalista por excelência de Detroit.



FALA  Stoney

“Não queríamos soar como ninguém”

Onde e quando você cresceu? A música foi uma grande parte da sua vida familiar? A cena musical local influenciou ou inspirou você a tocar música?


Eu nasci e fui criado em Detroit. Minha vida familiar era uma bagunça. Minha mãe já deveria ser uma santa. Para nos manter alimentados, ela tinha que trabalhar, então meus avós basicamente me criaram, e meu avô era violinista irlandês. Ele sabia tocar violino de ouvido, gaita, ocarina, colheres e ukulele. Peguei um violão velho de algum lugar e ele me ensinou a tocá-lo com quatro cordas. A cena musical era meu rádio transistor. Eu tinha 7 ou 8 anos quando comecei a brincar com o vovô, então acho que ele me inspirou a aprender a tocar coisas, começando com canções de natal no violino.



Quando você começou a tocar música? Qual foi o seu primeiro instrumento? Quem foram suas maiores influências?


Tive algumas aulas de guitarra quando tinha 13 ou 14 anos. Influenciado pelo que estava no meu rádio. Coisas que tinham harmonias vocais interessantes me fascinaram, como Os Milagres, então descobri que poderia derrubar um pouco de Elvis Presley (minha mãe e minhas tias me disseram que eu parecia Elvis Presley ...). Então vieram os Beatles. Em algum lugar naquela época eu descobri que podia mais do que cantar ... Eu realmente podia cantar. Eu aprendi harmonias na minha cabeça, e podia fazer “Ooo Baby Baby” de Smokey Robinson em falsete ... agora isso era um grande negócio aos 14 anos. Nenhum dos meus amigos cantava em falsete.



De quais bandas você era membro antes da formação do Stoney & The Jagged Edge?


Eu era o garoto da vizinhança que as garotas mais velhas de 16, 17 e 18 anos queriam em suas festas porque eu sabia cantar e tocar. Havia caras mais velhos que conheci que tinham bandas reais que tocavam "Teen Clubs". Um deles se chamava 'The Customs'. Eles precisavam de um segundo guitarrista que tivesse um amplificador (o que eu tinha), e tocavam pela cidade. Houve alguns problemas. Eles tocaram em bares no Canadá e ocasionalmente tiveram que ter algum cara na platéia dizendo que ele era meu “pai” porque eu era muito jovem (15) para estar lá. Isso os impediu de alguns shows. Também quando cheguei aos 16 anos, tornei-me muito popular entre as garotas locais. Você pode dizer que isso é egoísta, mas é a verdade. Pergunte por aí, eu era mais bonito do que o líder da banda, cantava melhor do que o líder da banda. Quando tocávamos em clubes adolescentes de Detroit, as garotas povoavam meu lado do palco, e eu era basicamente relegado a apenas dedilhar enquanto meu “chefe” tocava e cantava. Após cerca de 6 meses, ele me expulsou da banda. Era para ser o show dele. Então, aprendi que música não era só diversão e jogos. Havia um ângulo de competição. Eu conheci outros caras fazendo shows e comecei a tocar no meu porão com um monte deles. Tendo decidido começar minha “própria banda”… eu encontrei Ira Pack (Guitar, Backing Vocals) que era um músico incrível para sua idade, na verdade conhecia teoria e harmonia e ensinava guitarra (enquanto estava no colégio) em uma loja de música local. Ele foi o melhor jogador que já vi na minha turma de amigos e admirou minha voz: disse que teríamos uma “vantagem” sobre os outros grupos locais principalmente por causa do meu falsete. Ele sentiu que a maioria das bandas poderia tocar as músicas, mas não cantá-las bem ... a “borda irregular” de alguma forma veio disso. Ira Pack e eu éramos realmente como irmãos e embora uma banda tenha sido ideia minha, ele era um músico tão superior que tomou as decisões finais de “contratação” de quem tocaria baixo e bateria ... passamos por muitos caras.


Qual foi a primeira música que você compôs?


Eu não sei honestamente. Eu escrevia cantigas desde os 8 anos com o vovô ... coisas bobas. Nós, como todo mundo que tinha agendamentos, éramos uma “banda cover” ... as crianças queriam os sucessos do dia ... e se você pudesse acertá-los; você ganhou seguidores ... não foi até 1967 ou algo assim que pensei ter escrito algo bom o suficiente para realmente tocar ao vivo. Nós ensaiamos para sabermos nossos sets. Então Ira e eu passávamos um dia por semana depois da escola no meu porão e eu tocava para ele coisas que escrevia ... Joguei tanto fora antes que ele e eu tentássemos ... Respeitei a opinião de Ira e apenas a opinião de Ira ... Se ele pensasse arrepiou, nós tentaríamos. Escrevi cada palavra e se houvesse um "slogan" para a guitarra solo, eu anotaria para ele, e muitas das minhas músicas têm linhas de baixo ou introduções dominantes ... então eu cantava e tocava baixo, Ira arranjava os acordes e estrutura principal e então trazeríamos nosso baixista e baterista. Entre as primeiras canções originais que incorporamos em nossos sets e as pessoas realmente aprenderam e lembraram, pediram e dançaram ... estariam "Chasin 'Rainbows" e "Delilah" ... ambas canções de histórias de experiências reais sobre pessoas reais.


by Klemen Breznikar from psychedelicbabymag.com



Stoney & The Jagged Edge – Chasing Rainbows

Selo:

Big Beat Records – HIQLP 015

Formato:

Vinil, LP, green

País:

UK

Lançado:

2014

Genre:

Rock

Estilo:

Psychedelic Rock





Lista de faixas

A1 Can't Find The Key 6:14

A2 Who's Loving Her Now 5:02

A3 Delilah 9:34

B1 Rainbows 5:09

B2 Crystal Rain 6:07

B3 The Dues Song



A BANDA NO DISCO

Bass, Backing Vocals – Harry Catarancuic

Drums, Backing Vocals – Tim Thompson 

Guitar, Backing Vocals – Ira Pack

Lead Vocals – Stoney Mazur*



Nenhum comentário:

Postar um comentário