domingo, 21 de março de 2021

Thick as a Brick (1972) Jethro Tull


Thick as a Brick é o quinto álbum de estúdio da banda de rock britânica Jethro Tull, lançado em março de 1972. O álbum contém uma peça musical contínua, dividida em dois lados de um disco LP, e é uma paródia do gênero de álbum conceitual. A embalagem original, desenhada como um jornal, afirma que o álbum é uma adaptação musical de um poema épico do gênio fictício Gerald Bostock, de oito anos, embora as letras tenham sido escritas pelo frontman da banda, Ian Anderson.


O álbum foi gravado no final de 1971, com música composta por Anderson e arranjada com a contribuição de todos os membros da banda. O álbum foi o primeiro a incluir o baterista Barriemore Barlow, substituindo o baterista anterior da banda Clive Bunker. O show ao vivo promovendo o álbum incluiu a apresentação da suíte completa, com vários interlúdios de quadrinhos. Thick as a Brick é considerado pelos críticos como o primeiro lançamento de Jethro Tull a consistir inteiramente em rock progressivo. Recebeu críticas mistas em seu lançamento, mas foi um sucesso comercial e liderou várias paradas em 1972. Hoje é considerado um clássico do rock progressivo e recebeu vários elogios. Anderson produziu uma continuação do álbum em 2012, com foco na vida adulta do ficcional Gerald Bostock.



Jethro Tull é uma banda de rock britânica formada em Blackpool, Lancashire em 1967. Inicialmente tocando blues rock e jazz fusion, a banda posteriormente desenvolveu seu som para incorporar elementos de hard rock e folk para criar uma assinatura de rock progressivo. [3] A banda é liderada pelo vocalista / flautista / guitarrista Ian Anderson, e apresentou uma porta giratória de formações ao longo dos anos, incluindo membros importantes, como o guitarrista de longa data Martin Barre, os tecladistas John Evan, Dee Palmer e Peter-John Vettese, os bateristas Clive Bunker, Barrie "Barriemore" Barlow e Doane Perry, e os baixistas Glenn Cornick, Jeffrey Hammond, John Glascock e Dave Pegg.


Depois de alcançar um reconhecimento moderado no cenário de clubes de Londres, a banda lançou seu álbum de estreia This Was em 1968. Após uma mudança na formação que viu o guitarrista original Mick Abrahams substituído por Martin Barre, a banda lançou o álbum de blues com toques folk, Stand Up (1969 ) Stand Up viu a banda alcançar seu primeiro sucesso comercial, com o álbum alcançando o primeiro lugar no Reino Unido, seguido por turnês regulares no Reino Unido e nos Estados Unidos. Seu estilo musical mudou na direção do rock progressivo com os álbuns Aqualung (1971), Thick as a Brick (1972) e A Passion Play (1973), e mudou novamente para o folk rock com Songs from the Wood (1977), Heavy Horses (1978) e Stormwatch (1979). No início dos anos 1980, a banda passou por uma grande mudança na formação e mudou para o rock eletrônico, com os álbuns A (1980), The Broadsword and the Beast (1982) e Under Wraps (1984). A banda ganhou seu único prêmio Grammy pelo álbum Crest of a Knave de 1987, que viu a banda retornar ao estilo hard rock. Jethro Tull vendeu cerca de 60 milhões de álbuns em todo o mundo, [4] com 11 álbuns de ouro e cinco de platina entre eles. [5] Eles foram descritos pela Rolling Stone como "uma das bandas de rock progressivo mais excêntricas e de maior sucesso comercial". [6]



Os últimos trabalhos como um grupo para conter novo material foram lançados em 2003, embora a banda tenha continuado em turnê até 2011. Anderson e Barre continuaram a gravar e fazer turnês como artistas solo, com Anderson dizendo em 2014 que Jethro Tull "veio mais ou menos ao fim. "[7] No entanto, em 2017, Anderson anunciou planos para uma turnê para comemorar o quinquagésimo aniversário de This Was. O grupo atual - agora conhecido como "Ian Anderson e a banda Jethro Tull" - inclui músicos que são membros da banda solo de Anderson desde 2012. Em março de 2021, Anderson anunciou planos para um novo álbum do grupo, The Zealot Gene.


Thick as a Brick



The original LP cover; its gatefold opens up as a 12-page newspaper

Studio album by Jethro Tull

Released 3 March 1972

Recorded December 1971

Studio Morgan Studios, London

Genre Progressive rock

Length 43:46

Label Chrysalis (Europe)

Reprise (America, Japan and Oceania)

Producer Ian Anderson, Terry Ellis







Track listing

All lyrics are written by "Gerald Bostock" (Ian Anderson); all music is composed by Anderson.


Side one

No. Title Length

1. "Thick as a Brick, Part I" 22:40

Side two

No. Title Length

2. "Thick as a Brick, Part II" 21:06


Jethro Tull no disco



Ian Anderson – vocals, acoustic guitar, flute, violin, trumpet, saxophone

Martin Barre – electric guitar, lute

John Evan – piano, organ, harpsichord

Jeffrey Hammond (as "Jeffrey Hammond-Hammond") – bass guitar, spoken word

Barriemore Barlow – drums, percussion, timpani



com

David Palmer – orchestral arrangements[18]

Terry Ellis – executive producer

Robin Black – engineer




Nenhum comentário:

Postar um comentário