terça-feira, 9 de março de 2021

Steppenwolf 7 (1970) Steppenwolf

 



Steppenwolf 7 é o quinto álbum de estúdio da banda de rock canadense-americana Steppenwolf. O álbum foi lançado em novembro de 1970, pela Dunhill Records. É o primeiro álbum do Steppenwolf com o novo baixista George Biondo. O título numérico do álbum reflete o fato de que foi o sétimo álbum da banda lançado pela ABC / Dunhill Records (incluindo os quatro LPs de estúdio anteriores, bem como dois álbuns ao vivo). Embora o álbum apresentasse os sons de rock and roll da marca registrada de Steppenwolf, nenhuma das canções foi capaz de chegar ao top 40. O álbum trazia um cover de "Snowblind Friend" de Hoyt Axton, o segundo cover de uma de suas canções antidrogas (a primeira sendo " The Pusher "). Junto com "Who Needs Ya", foi um dos dois singles do álbum que chegou às paradas, mas ficou aquém do top 40. [3] A faixa do álbum "Renegade" é autobiográfica para o vocalista John Kay, contando sua fuga com sua mãe da zona de ocupação soviética para o oeste em 1948. A introdução de "Earschplittenloudenboomer" é falada por Kay parcialmente em alemão.



Steppenwolf foi uma banda de rock canadense-americana, proeminente de 1968 a 1972. O grupo foi formado no final de 1967  em Los Angeles pelo vocalista John Kay, o tecladista Goldy McJohn e o baterista Jerry Edmonton, todos ex-integrantes do Banda canadense Sparrows.  O guitarrista Michael Monarch e o baixista Rushton Moreve foram recrutados por meio de avisos colocados em lojas de discos e instrumentos musicais da região de Los Angeles.


Steppenwolf vendeu mais de 25 milhões de discos em todo o mundo,  lançou sete álbuns de ouro e um álbum de platina, e teve 13 singles na Billboard Hot 100, dos quais sete foram os 40 maiores sucessos, incluindo três sucessos no top 10: "Born to Be Wild "," Magic Carpet Ride "e" Rock Me ". Steppenwolf teve sucesso mundial de 1968 a 1972, mas o confronto de personalidades levou ao fim da formação principal. Hoje, John Kay é o único membro original, tendo sido o vocalista desde 1967. A banda se chamava John Kay & Steppenwolf de 1980 a 2018.


Em 2016, o Hall da Fama do Rock And Roll achou por bem indicá-los para a indução em 2017. [8] Embora não tenham recebido votos suficientes para se qualificar para a indução naquele ano, em 2018 o Rock And Roll Hall Of Fame selecionou um de seus maiores singles - Born To Be Wild de 1968 - como um dos primeiros 5 singles que moldaram o rock and roll para ser introduzido no The Hall em sua história.




Steppenwolf 7


Studio album by Steppenwolf

Released November 1970

Genre

Psychedelic rockblues rockhard rock

Length 39:57

Label Dunhill

Producer Richard Podolor





Track listing

All tracks composed by John Kay and Larry Byrom; except where indicated.


Side one

No. Title Writer(s) Length

1. "Ball Crusher" 4:50

2. "Forty Days and Forty Nights" Bernie Roth 3:02

3. "Fat Jack" George Biondo 4:50

4. "Renegade" 6:07

Side two

No. Title Writer(s) Length

1. "Foggy Mental Breakdown" 3:52

2. "Snowblind Friend" Hoyt Axton 3:52

3. "Who Needs Ya'" 2:59

4. "Earschplittenloudenboomer" 5:00

5. "Hippo Stomp" 5:43




A BANDA NO DISCO

Steppenwolf

John Kay – lead vocals, rhythm guitar, harmonica

Larry Byrom – lead guitar, backing vocals

Goldy McJohn – Hammond organ, piano

George Biondo – bass, backing vocals, lead vocals on "Fat Jack" and co-lead vocals on "Foggy Mental Breakdown" and "Who Needs Ya'"

Jerry Edmonton – drums




Nenhum comentário:

Postar um comentário