quinta-feira, 20 de maio de 2021

Fleetwood Mac (1968) Fleetwood Mac

 






Fleetwood Mac, também conhecido como Fleetwood Mac de Peter Green, é o primeiro álbum de estúdio da banda britânica de blues rock Fleetwood Mac, lançado em 24 de fevereiro de 1968.


Fleetwood Mac, também conhecido como Fleetwood Mac de Peter Green, é o primeiro álbum de estúdio da banda britânica de blues rock Fleetwood Mac, lançado em 24 de fevereiro de 1968. O álbum é uma mistura de covers de blues e originais escritos pelos guitarristas Peter Green e Jeremy Spencer, que também compartilham as funções vocais. É o único álbum da banda sem qualquer envolvimento da tecladista / vocalista Christine McVie.


O lançamento do álbum trouxe à banda um sucesso noturno; no Reino Unido, o álbum alcançou a quarta posição e permaneceu nas paradas por 37 semanas, apesar da falta de um single de sucesso. O álbum mal chegou às paradas nos Estados Unidos, alcançando a posição 198. Embora o álbum tenha vendido mais de um milhão de cópias no Reino Unido, ele nunca recebeu um certificado lá. Em junho de 2015, o álbum vendeu mais de 150.000 cópias nos Estados Unidos. [6]


Uma versão expandida deste álbum foi incluída no box set The Complete Blue Horizon Sessions.




Fleetwood Mac é uma banda de rock anglo-americana, formada em Londres em 1967. Fleetwood Mac foi fundada pelo guitarrista Peter Green, o baterista Mick Fleetwood e o guitarrista Jeremy Spencer, antes do baixista John McVie se juntar à formação de seu álbum de estreia autointitulado. Danny Kirwan juntou-se como terceiro guitarrista em 1968. A tecladista Christine Perfect, que contribuiu como musicista de estúdio do segundo álbum, casou-se com McVie e entrou em 1970.


Originalmente uma banda de blues britânica, Fleetwood Mac alcançou o primeiro lugar no Reino Unido com "Albatross", e teve outros sucessos como os singles "Oh Well" e "Man of the World". Todos os três guitarristas partiram em sucessão durante o início dos anos 1970, para serem substituídos pelos guitarristas Bob Welch e Bob Weston e pelo vocalista Dave Walker. Em 1974, todos os três haviam partido ou sido demitidos, deixando a banda sem um vocalista ou guitarrista masculino. No final de 1974, enquanto Fleetwood procurava estúdios em Los Angeles, ele foi apresentado à dupla americana de folk-rock Lindsey Buckingham e Stevie Nicks. A banda logo pediu a Buckingham para ser seu novo guitarrista principal, e Buckingham concordou com a condição de que Nicks também pudesse se juntar à banda.


A adição de Buckingham e Nicks deu à banda um som mais pop rock, e seu álbum homônimo de 1975, Fleetwood Mac, alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos. Rumours (1977), o segundo álbum de Fleetwood Mac após a chegada de Buckingham e Nicks, produziu quatro singles no Top 10 dos EUA e permaneceu em primeiro lugar na parada de álbuns americana por 31 semanas. Ele também alcançou o primeiro lugar em vários países ao redor do mundo e ganhou um Grammy de Álbum do Ano em 1978. Rumores vendeu mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-o um dos álbuns mais vendidos da história. A banda passou por turbulências pessoais durante a gravação do álbum, já que todas as parcerias românticas da banda (John e Christine McVie, Buckingham e Nicks, e Fleetwood e sua esposa Jenny) se separaram enquanto continuavam a escrever e gravar músicas juntos.


O pessoal da banda permaneceu estável durante mais três álbuns de estúdio, mas no final dos anos 1980 começou a se desintegrar. Depois que Buckingham e Nicks deixaram a banda, eles foram substituídos por vários outros guitarristas e vocalistas. Uma performance única em 1993 para a primeira posse de Bill Clinton apresentou a formação de Fleetwood, John McVie, Christine McVie, Nicks e Buckingham juntos pela primeira vez em seis anos. Uma reunião completa ocorreu quatro anos depois, e o grupo lançou seu quarto álbum nº 1 nos Estados Unidos, The Dance (1997), uma compilação ao vivo de seus sucessos, também marcando o 20º aniversário de Rumors. Christine McVie deixou a banda em 1998, mas continuou a trabalhar com a banda em uma capacidade de sessão. Enquanto isso, o grupo permaneceu junto como um quarteto, lançando seu álbum de estúdio mais recente, Say You Will, em 2003. Christine McVie voltou à banda em tempo integral em 2014. Em 2018, Buckingham foi demitido da banda [7] e foi substituído por Mike Campbell, ex-Tom Petty and the Heartbreakers, e Neil Finn de Split Enz e Crowded House.


Fleetwood Mac vendeu mais de 120 milhões de discos em todo o mundo, tornando-os uma das bandas mais vendidas do mundo. Em 1979, o grupo foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em 1998, a banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame  e recebeu o Prêmio Brit de Contribuição Excepcional para a Música. Em 2018, a banda recebeu o prêmio de Personalidade do Ano MusiCares pela The Recording Academy em reconhecimento às suas realizações artísticas na indústria da música e dedicação à filantropia.



Fleetwood Mac


Studio album by Fleetwood Mac

Released 24 February 1968

Recorded 19 April, November–December 1967

Studio CBS Studios and Decca Studios, London

Genre Blues rock

Length 35:10

Label Blue Horizon

Producer Mike Vernon




Track listing

Side one

No. Title Writer(s) Length

1. "My Heart Beat Like a Hammer" Jeremy Spencer 2:55

2. "Merry Go Round" Peter Green 4:05

3. "Long Grey Mare" Green 2:15

4. "Hellhound on My Trail" Robert Johnson 2:00

5. "Shake Your Moneymaker" Elmore James 2:55

6. "Looking for Somebody" Green 2:50

Side two

No. Title Writer(s) Length

1. "No Place to Go" Chester Burnett 3:20

2. "My Baby's Good to Me" Spencer 2:50

3. "I Loved Another Woman" Green 2:55

4. "Cold Black Night" Spencer 3:15

5. "The World Keep on Turning" Green 2:30

6. "Got to Move" James, Marshall Sehorn 3:20


1999 re-release

No. Title Writer(s) Length

1. "My Heart Beat Like a Hammer" (Take 2 – master version with studio talk*) Spencer 3:31

2. "Merry Go Round" (Take 2 – master version with studio talk/remix*) Green 4:19

3. "Long Grey Mare" Green 2:12

4. "Hellhound on My Trail" (Take 1 – complete master version/remix*) Johnson 2:04

5. "Shake Your Moneymaker" (Master version with studio talk*) James 3:11

6. "Looking for Somebody" Green 2:49

7. "No Place to Go" Burnett 3:20

8. "My Baby's Good to Me" Spencer 2:49

9. "I Loved Another Woman" Green 2:54

10. "Cold Black Night" Spencer 3:15

11. "The World Keep on Turning" Green 2:27

12. "Got to Move" James, Sehorn 3:18

13. "My Heart Beat Like a Hammer" (Take 1*) Spencer 3:43

14. "Merry Go Round" (Take 1 – incomplete*) Green 0:54

15. "I Loved Another Woman" (Take 1 – incomplete*, take 2*, take 3 – false start* and take 4 – incomplete*) Green 6:08

16. "I Loved Another Woman" (Take 5 – complete master version/remix* and take 6 – incomplete*) Green 5:08

17. "Cold Black Night" (Takes 1–5 with false starts, take 6 – complete master version/remix*) Spencer 5:28

18. "You're So Evil" (*) Spencer 3:05

19. "I'm Coming Home to Stay" (*) Spencer 2:27


Note


Asterisk (*) denotes a bonus track

Personnel




Fleetwood Mac no disco


Peter Green – vocals, guitar, harmonica

Jeremy Spencer – vocals, slide guitar, piano

John McVie – bass guitar on all tracks except "Long Grey Mare", "Hellhound on My Trail" and "The World Keep on Turning"

Mick Fleetwood – drums

Bob Brunning – bass guitar on "Long Grey Mare"




Nenhum comentário:

Postar um comentário