Led Zeppelin III é o terceiro álbum de estúdio da banda inglesa de rock Led Zeppelin, lançado em 5 de outubro de 1970. Foi gravado em três locações. Muito do trabalho foi feito em Headley Grange, uma casa de campo, usando o Rolling Stones Mobile Studio. Sessões adicionais foram realizadas em estúdios de gravação mais tradicionais, como Island Studios e Olympic Studios em Londres. Como no álbum anterior, a banda evitou o uso de músicos convidados, com todas as músicas tocadas pelos membros da banda Robert Plant (vocais), Jimmy Page (guitarras), John Paul Jones (baixo, teclado) e John Bonham (bateria). A gama de instrumentos tocados pela banda foi bastante aprimorada neste álbum, com Jones especialmente emergindo como um multi-instrumentista talentoso, tocando uma ampla gama de instrumentos de teclado e cordas, incluindo vários sintetizadores, bandolim e contrabaixo, além de seu usual baixo. Como em álbuns anteriores, Page serviu como produtor do álbum, com mixagem feita por Andy Johns e Terry Manning.
O álbum mostrou uma progressão do rock direto para a música folk e acústica. Enquanto as influências do hard rock ainda estavam presentes, como em "Immigrant Song", canções acústicas como "Gallows Pole" e "That's the Way" mostraram que o Led Zeppelin era capaz de tocar diferentes estilos com sucesso. A própria banda escreveu a maior parte do material, mas como em discos anteriores, incluiu duas canções que eram reinterpretações de trabalhos anteriores: "Gallows Pole", baseada em uma canção folclórica tradicional inglesa, do cantor americano Fred Gerlach; e "Hats Off to (Roy) Harper", uma reformulação de uma canção de blues de Bukka White. O material acústico foi desenvolvido a partir de uma sessão de composição entre Plant e Page no chalé Bron-Yr-Aur no País de Gales, que influenciou a direção musical.
O álbum foi um dos mais esperados de 1970, e sua data de envio foi atrasada pelo intrincado design da capa interna baseado em um volvelle, com numerosas imagens visíveis através de orifícios na capa externa. Foi um sucesso comercial imediato após o lançamento e liderou as paradas do Reino Unido e dos Estados Unidos. Embora os críticos tenham ficado tipicamente confusos com a mudança no estilo musical e tenham dado ao álbum uma resposta mista, Led Zeppelin III foi reconhecido como um marco importante na história da banda e um ponto de viragem em sua música.
Led Zeppelin III
Studio album by Led Zeppelin
Released 5 October 1970
Recorded November 1969 – August 1970
Studio
Rolling Stones Mobile, Headley Grange, HampshireIslandOlympic, London
Genre
Folk rockblues rock
Length 43:04
Label Atlantic
Producer Jimmy Page
Track listing
Side one
No. Title Writer(s) Length
1. "Immigrant Song"
Jimmy PageRobert Plant
2:26
2. "Friends"
PagePlant
3:55
3. "Celebration Day"
John Paul JonesPagePlant
3:29
4. "Since I've Been Loving You"
JonesPagePlant
7:25
5. "Out on the Tiles"
John BonhamPagePlant
4:04
Side two
No. Title Writer(s) Length
1. "Gallows Pole" Traditional, arr..
PagePlant
4:58
2. "Tangerine" Page 3:12
3. "That's the Way"
PagePlant
5:38
4. "Bron-Y-Aur Stomp"
JonesPagePlant
4:20
5. "Hats Off to (Roy) Harper" Traditional, arr.. Charles Obscure 3:41
Sides one and two were combined as tracks 1–10 on CD reissues.
Led Zeppelin no disco
John Bonham – drums, percussion
John Paul Jones – bass, Hammond organ, Moog synthesizer, mandolin, double bass in "Bron-Y-Aur Stomp", string arrangement in "Friends"[19]
Jimmy Page – guitars, pedal steel guitar, banjo, backing vocals in "Tangerine", bass on "That's the Way",[71] production[23]
Robert Plant – vocals
Nenhum comentário:
Postar um comentário