The Allman Brothers Band é o primeiro álbum de estúdio da banda de rock americana Allman Brothers Band. Foi lançado nos Estados Unidos pela Atco Records e Capricorn Records em 4 de novembro de 1969 e produzido por Adrian Barber. Formada em 1969, a Allman Brothers Band se reuniu seguindo várias atividades musicais de cada membro individualmente. Após o trabalho de sessão, Duane Allman mudou-se para Jacksonville, Flórida, onde liderou grandes sessões de jam com sua nova banda, uma que ele imaginou ter dois guitarristas e dois bateristas. Depois de completar a formação com a adição de seu irmão, Gregg Allman, a banda mudou-se para Macon, Geórgia, onde seria uma das primeiras apresentações em Capricórnio.
O álbum foi gravado e mixado em duas semanas no Atlantic Studios em Nova York. Muito de seu material foi estreado ao vivo nos meses anteriores e combina blues, jazz e música country em vários graus. Inclui retrabalhos de "Trouble No More" e "Don't Want You No More", bem como originais notáveis como "Dreams", que destacou a influência do jazz da banda, e "Whipping Post", que se tornou uma multidão favorito. Embora o grupo tenha sido arranjado para trabalhar com o produtor Tom Dowd (cujos créditos incluíam Cream e John Coltrane), ele não estava disponível e eles gravaram com o engenheiro doméstico Adrian Barber. A arte do álbum foi fotografada em Macon e arredores.
O disco inicialmente recebeu uma resposta comercial pobre, alcançando os níveis mais baixos da parada dos 200 melhores álbuns pop da Billboard. Apesar disso, o álbum foi aclamado pela crítica de publicações como a Rolling Stone, que o chamou de "sutil, honesto e comovente". Seguindo o aumento da fama da banda no início dos anos 1970, este álbum e seu sucessor, Idlewild South (1970), foram reempacotados no álbum de compilação Beginnings. Devido à antipatia da banda pela mixagem original de Barber, seu álbum de estreia foi remixado por Tom Dowd. Em 1973, Beginnings foi certificado ouro pelas vendas de 500.000 cópias, de acordo com a Recording Industry Association of America.
Em 2016, uma versão Deluxe do álbum foi lançada pela Mercury Records que continha a "Mixagem estéreo original de Adrian Barber" de 1969 e a mixagem estéreo "Beginnings" de Tom Dowd de 1973.
The Allman Brothers Band
Studio album by The Allman Brothers Band
Released November 4, 1969
Recorded August 3–12, 1969
Studio Atlantic, New York City
Genre Southern rock, blues, blues rock
Length 33:18
Label Atco, Capricorn
Producer Adrian Barber
Track listing
All songs written by Gregg Allman, except where noted.
Side 1
No. Title Writer(s) Length
1. "Don't Want You No More" Spencer Davis, Edward Hardin 2:25
2. "It's Not My Cross to Bear" 5:02
3. "Black Hearted Woman" 5:08
4. "Trouble No More" Muddy Waters 3:45
Side 2
No. Title Length
1. "Every Hungry Woman" 4:13
2. "Dreams" 7:18
3. "Whipping Post" 5:17
The Allman Brothers Band no disco
Gregg Allman – organ, lead vocals
Duane Allman – slide and lead guitars
Dickey Betts – lead guitar
Berry Oakley – bass guitar, backing vocals
Jai Johanny Johanson – drums, congas
Butch Trucks – drums, percussion
Nenhum comentário:
Postar um comentário