Por Sharon Sevilha
Reza a lenda bíblica que Deus escolheu um profeta chamado Jonas para espalhar Sua palavra e levar ao arrependimento o povo da cruel cidade de Nínive, capital da Assíria. Os assírios teriam quarenta dias para se arrependerem ou sofreriam a ira divina.
Jonas, que não era nada bobo, não quis obedecer esta ordem. A cidade era conhecida por sua maldade sem fim, como empalar prisioneiros ou lhes arrancar os olhos. E era uma das maiores inimigas de Israel. Então Jonas se dirige ao porto de Jope e pega uma embarcação para Társis - o mais longe possível de Nínive
Nervoso com a desobediência do profeta, Deus manda uma tempestade violenta em direção ao navio, ameaçando quebrá-lo em mil pedaços. Quando percebeu que a tempestade era um castigo divino, Jonas se jogou ao mar e foi engolido por uma baleia. O mar se acalmou na mesma hora.
Jonas passou três dias dentro da baleia. Tempo o bastante para pensar e se arrepender de ter desobedecido às ordem de Deus. A baleia nadou até a praia e vomitou Jonas. Ele foi até Níniva e deu o recado: ou vocês param em quarenta dias ou Deus vai destruir tudo. Os ninivitas acreditaram no que Jonas disse e se arrependeram de seus mal feitos cobrindo-se de cinzas e vestindo sacos. Deus ficou com dó e os perdoou.
Em 1973, o trio de "rock rural" Sá, Rodrigues e Guarabira compõem e gravam uma canção inspirada na história acima, MESTRE JONAS.
Em julho de 2017, a banda santista THE BOMBERS regravam a canção, deixam-na bem mais rápida (e melhor, dependendo do seu gosto, é claro). Na música, Jonas se recusa a sair da baleia, quer viver lá dentro porque lá, a vida é mais segura e bem mais fácil, sem os perrengues do lado externo. E mais: quer viver até o fim da vida!
Confira o clipe:
Nenhum comentário:
Postar um comentário