Quem procura, acha. O BLOG'N'ROLL postou dicas de alguns documentários punks e hardcore para você assistir nas plataformas de streaming. A maioria está disponível no You Tube.
Califórnia Brasileira (Amazon Prime Video)
Retrato interessante e cuidadoso sobre o cenário punk e hardcore da Baixada Santista, Califórnia Brasileira é um recorte do período que o jornalista e cineasta Wlad Cruz vivenciou entre 1991 e 1999.
Turn It Around – The Story of East Bay Punk (Apple TV)
Oakland, Berkeley e outras cidades da East Bay nos renderam grandes nomes do punk rock, como Green Day e Rancid. Aqui, essa história é passada a limpo dos anos 1980 até os dias atuais. A narração é de Iggy Pop. É um dos melhores documentários do gênero.
Punk (Globoplay)
A série documental resgata a história do movimento punk, trazendo depoimentos de artistas que ajudaram a popularizar o gênero musical, como Iggy Pop, Ramones e Sex Pistols.
Punk: Attitude (YouTube)
Tomando como base a geração beatnik nos anos 1950, Don Letts revê as últimas décadas para observar de perto esse espírito eternamente rebelde. Dos explosivos anos 1960, chegando à eclosão punk na década seguinte, ele estuda o espírito, a ética, e a fúria do Do It Yourself. Está entre os documentários mais populares.
Skinhead Attitude (YouTube)
Skinhead Attitude é um documentário do diretor suíço Daniel Schweizer, que apresenta a história do movimento skinhead desde sua origem no final dos anos 60, e um estudo sobre a atual cultura dos diferentes ramos contemporâneos na Europa, Estados Unidos e Canadá, que vai desde os skinhead anti-racistas que simplesmente amam a música e a moda, até os boneheads da extrema-direita neo-nazista.
American Hardcore – A História do Hardcore Punk (YouTube)
O filme apresenta alguns pioneiros da cena do hardcore punk em Washington DC, incluindo o Bad Brains, Black Flag, D.O.A., Minor Threat, Minutemen, SSD, e outros. Um dos documentários que melhor retrata a origem do hardcore punk.
Punk’s Not Dead (YouTube)
O filme alega infiltrar-se em clubes, shoppings, estúdios de gravação americanos, onde pretende mostrar que o punk hardcore e o pop punk estão “prosperando” do ponto de vista americano.
Botinada – A Origem do Punk no Brasil (YouTube)
Item obrigatório para quem pretende explorar a história do punk rock no Brasil. Trabalho de alto nível desenvolvido por Gastão Moreira, o documentário conta com a participação das figuras centrais do pontapé inicial do punk no Brasil.
Subversão em Movimento – A História do Punk em SP (YouTube)
O documentário Subversão em Movimento – A História do Punk em SP aborda as quatro décadas de história de músicos que lutaram para conseguir o seu lugar como artista e serem ouvidos.
O Fim do Mundo, Enfim – 30 Anos do Festival Punk O Começo do Fim do Mundo (YouTube)
Não precisa muito esforço para entender qual foi o grande evento inaugural do punk rock em São Paulo. Aqui, muitas histórias são contadas. Se você já assistiu ao Botinada, aqui pode ser uma boa sequência para complementar. Ótimo para a coleção de documentários digitais.
The Epitaph Story (YouTube)
A história de uma das gravadoras mais marcantes do punk e hardcore norte-americano contada de forma minuciosa, cuidadosa e cheia de informações ricas sobre o selo. Interessante para entender o punk californiano dos anos 1980, 1990 e 2000.
Another State of Mind (YouTube)
Documentário feito no verão de 1982, descrevendo a aventura de duas bandas punk, Social Distortion e Youth Brigade, enquanto embarcam em sua primeira turnê internacional. Clássico para os apaixonados por punk rock.
Salad Days: A Decade of Punk in Washington DC (YouTube)
Apresenta os pioneiros da cena hardcore punk de Washington, D.C. ao longo de uma década (1980-1990) incluindo Minor Threat, Fugazi, Bad Brains, Government Issue, Youth Brigade, Teen Idles, Rites of Spring, entre outros.
Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão (YouTube)
Guidable – A Verdadeira História do Ratos de Porão não só une e resgata, em 121 minutos de documentário, diversas gerações de uma das bandas de hardcore mais importantes do cenário mundial que ainda se encontra em atividade, como serve de importante registro audiovisual sobre o movimento punk no país.
Punks (YouTube)
Documentário que conta o começo do movimento punk no Brasil, que originou bandas como Ratos de Porão e Inocentes. Foi lançado em 1983, com imagens raras e marcantes.
Que Esse Grito Não Seja em Vão! Tributo ao Cólera (YouTube)
Redson Pozzi foi o líder de uma das mais importantes bandas punks brasileiras, o Cólera. Rodado dias após o seu falecimento, o documentário traz nomes como Clemente, João Gordo, Jão e Antônio Bivar prestando tributo e resgatando lembranças.
Cama de Jornal – Breve História do Punk Rock de Conquista (YouTube)
Documentário sobre a banda punk rock baiana (Vitória da Conquista) Cama de Jornal mostrando um pouco da cena onde ela está inserida.
Inocentes – 30 anos (YouTube)
Inocentes 30 Anos é um documentário sobre uma das primeiras e mais importantes bandas de punk do Brasil. O filme relembra a trajetória do Inocentes, revela as histórias dos integrantes e discute o movimento punk sem destruir o sistema.
Ariel: Sempre Pelas Ruas (YouTube)
Um dos nomes mais importantes do punk rock nacional, Ariel é um dos pioneiros na disseminação de som e cultura punk no Brasil. Vocalista da banda Invasores de Cérebros, ele também já liderou grupos musicais importantes da década de 80, como Restos de Nada, Desequilíbrio e Os Inocentes. Agora, é a vez desse pilar da música punk contar a sua história.
Hated: GG Allin & the Murder Junkies (YouTube)
Antes de virar o grande diretor de Hollywood com a trilogia Se Beber, Não Case e Coringa, Todd Philips documentou um dos nomes mais polêmicos do punk. GG Allin é uma lenda do mundo do punk rock. Falecido em 1993, seus shows sempre terminavam na delegacia ou no hospital. Seja pelas brigas com a plateia, por cagar e comer suas próprias fezes ou por qualquer outra loucura, sua figura é cultuada ainda nos dias de hoje.
João Brandão Adere ao Punk (YouTube)
João Brandão Adere ao Punk é fruto de um conto de Carlos Drummond de Andrade que virou filme nas mãos de um grupo de amigos que participam de coletivos culturais e da cena punk.
Rude Boy (YouTube)
Parte ficção, parte documentário, Rude Boy conta a trajetória de um rapaz “alienado”, que deixa seu emprego em um sex shop para trabalhar como roadie do The Clash. Brigas entre nazis e anti-nazis, thatcherismo e repressão policial permeiam o filme, que apresenta a realidade da época e o esplendor de uma banda no seu auge.
The Decline Of Western Civilization (YouTube)
Filmado entre os anos 1979 e 1980, The Decline Of Western Civilization é um marco na história do punk. Dirigido por Penelope Spheeris, o longa retrata o movimento punk rock em Los Angeles na virada da década, revelando uma cena incrível e ajudando a espalhar o ideário do movimento.
Nofx – Backstage Passport 2 (YouTube)
Os bastidores dos shows e gravações do Nofx. Bagunça, quebradeira e muitas imagens históricas de apresentações do Nofx pelo mundo. É bem divertido.
Green Day – ¡Cuatro! (Qello)
Quem também optou por mostrar os bastidores do estúdio foi o Green Day. ¡Cuatro! traz imagens e registros da fase que a banda gravou três álbuns em sequência, na década passada.
L7 – Pretend We’re Dead (Qello)
Uma jornada que testemunha a ascensão, a queda e a redenção das pioneiras feministas do grupo punk grunge L7. Também disponível no Globosat Play.
New York Dolls – Lookin’ Fine On Television (Qello)
Incríveis raros clipes ao vivo e entrevistas filmadas por Bob Gruen e Nadya Beck nos dias inebriantes da ascensão da banda nos anos 1970. Filmagens dos primeiros shows em Nova York até os estúdios de TV, clubes e piscinas de Los Angeles. O filme em preto e branco nunca foi tão colorido! Inclui versões rasgadas de Personality Crisis, Who are the Mystery Girls?, Babylon.
The Rise And Fall of The Clash (Qello)
O documentário definitivo sobre o The Clash registra a ascensão e a queda da banda. Imagens inéditas do conjunto no trabalho e no lazer, entrevistas com os integrantes e pessoas que os conheciam bem. Também disponível no Globosat Play.
A Fat Wreck (Qello)
O filme conta a história de como Fat Mike e sua ex-mulher Erin Kelly-Burkett montaram o selo, além de depoimentos de diversos músicos que lançaram seus discos pelo selo e como ele se tornou uma grande família.
A Band Called Death (Qello)
Um documentário sobre uma banda norte-americana que tocava punk ou proto-punk. Em virtude de estigmas da sociedade dos anos 70, a banda nunca conseguiu vingar. Até que há uns anos atrás o único registo discográfico da banda foi descoberto.
The New York Hardcore Chronicles (Qello)
O filme é centrado na comunidade e na cultura da cena punk hardcore icônica e altamente influente de Nova York, que está indo muito bem, mas precisa do seu apoio. O diretor Drew Stone trata o assunto de forma minuciosa e cheia de detalhes relevantes. Um dos melhores documentários sobre o New York Dolls.
Sid Vicious – Final 24 Hours (Qello)
Junte-se a nós enquanto investigamos o passado para descobrir a série de eventos que levaram à morte do baixista do Sex Pistols, Sid Vicious, e revelar pela primeira vez uma revelação chocante que lança nova luz em seu último dia.
Fora estes, bocê ainda pode procurar por SID & NANCY, END OF CENTURY, FILTY AND THE FURY E CBGB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário