quinta-feira, 28 de maio de 2020

DEZ DISCOS QUE MUDARAM A MINHA VIDA - PARTE TRÊS

Por Sharon Sevilha

7. DOUBLE FANTASY - JOHN LENNON E YOKO ONO

Double Fantasy – Wikipédia, a enciclopédia livre

Foi o primeiro disco de rock que ouvi na minha vida. Aos dez anos, em 1980, logo quando o John foi assassinado. Pela pouco idade, não assimilei de cara sua importância, mas ouvindo este disco e, na sequência, os Beatles, meu destino estava irremediavelmente traçado.

8. THE LIBERTINES - THE LIBERTINES

The Libertines [Disco de Vinil]: Amazon.com.br: CD e Vinil

Ah, este disco!!!! Tem muito amor envolvido aqui. Conheci o Libertines com CAN'T STAND ME NOW e, por muito, muito tempo, esta foi minha música preferida. Depois fui conhecendo os outros trabalhos e os trabalhos solo do Peter Doherty, até chegar ao ápice do inimaginável: assistir a um show deles na grade. Nunca, em meus sonhos mais loucos, achei que isto seria possível. Não aqui, no Brasil. E aconteceu de um jeito ainda mais louco e impensado. E foi inesquecível. E está no meu top 10 dos melhores shows que vi na minha vida. E por que esta importância? Por que mudaram a minha vida? Simplesmente ouça o álbum. Vai mudar a sua também.

9. ALL ABOUT LOVE - THE BOMBERS

All About Love - The Bombers - Álbum - VAGALUME

Imagina que você cresceu em uma época que tinha Legião Urbana, Titãs (com oito integrantes no palco), Lobão (na época que ele era legal, até o Vida Bandida), Ira!, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Havaii, Plebe Rude,  Inocentes, Golpe de Estado, Não Religião, Barão Vermelho, Cazuza e RPM. Isto era mato! Todo ano tinha disco novo,  toda hora tinha show lotado. 

Depois disto, você ainda consegue ouvir Skank, Raimundos, Planet Hemp, Marcelo D2, Chico Science e a Nação Zumbi e Charlie Brown Jr., mas já sem o mesmo entusiasmo nem fazendo questão de ir aos shows. 

E depois ainda desta segunda leva, seus amigos mais jovens estão idolatrando bandas como Dead Fish, Hateen, ou CPM 22. Nada contra as respectivas, mas não dá!

Aí você ouve um cd como All About Love e descobre que há vida, há inteligencia, sinceridade e alma nas canções. Elas são de verdade e te tocam como as bandas e as músicas dos anos oitenta te tocavam. Você se agarra a isto como uma tábua de salvação do rock nacional. E se torna fã e vai a todos os shows. 

A maioria das bandas dos anos oitenta não existem mais - ou, se existem, estão bem capengas. Ainda bem que existe o The Bombers.

Porque no fim das contas, é tudo sobre o amor. Ou, pelo menos, devia ser.






Nenhum comentário:

Postar um comentário