Um software tem dominado o monitoramento do novo coronavírus. A maioria das instituições e governos têm usado o ArcGIS, criado pela empresa californiana Esri. Esse programa sempre esteve entre os mais usados por governos e grandes empresas que precisam se preparar e controlar desastres, além de monitorar a infraestrutura pública, como planejar a localização de chamadas de emergência. Mas, agora, 3.700 organizações estão usando esses painéis para obter informações relacionadas a Covid-19.
O site da Universidade Johns Hopkins é um exemplo, e tem recebido mais de três milhões de acessos por hora. O aumento da procura tem significado algumas mudanças para a empresa. O ArcGIS foi projetado para ser usado em centros de operação, em grande telas, mas grande parte do uso relacionado a Covid-19 é feito nos smartphones.
Por falar em ferramentas sobre a pandemia…. O Estado de São Paulo começou a monitorar os celulares mais de 20 dias antes de formalizar com as teles a liberação dos dados. O acordo traz regras como a proibição do uso das informações para qualquer outro fim que não seja o acompanhamento do isolamento social.
Então… Uma lista do MIT Technology Review que avalia o grau de transparência e privacidade de todos os apps de rastreamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário