The Velvet Underground & Nico é o álbum de estreia da banda norte-americana de rock The Velvet Underground, lançado em Março de 1967 pela Verve Records. Com a participação da vocalista Nico, o álbum foi gravado em 1966 enquanto o grupo fazia parte da digressão de multimédia Exploding Plastic Inevitable de Andy Warhol, que chamou a atenção devido às suas apresentações experimentais de textos emocionais e controversos, que incluíam a dependência de drogas, prostituição, sadomasoquismo e desvios sexuais
Embora o trabalho tenha sido um fracasso comercial na altura do seu lançamento, e praticamente ignorado pela crítica contemporânea, The Velvet Underground & Nico é agora globalmente reconhecido como um dos melhores e mais influentes álbuns na história da música popular. Em 1982, o músico Brian Eno afirmou que, apesar de o álbum ter apenas vendido cerca de 30 000 cópias na altura, "todos aqueles que compraram uma dessas 30 000 cópias deram início a uma banda."[1] Em 2003, a revista Rolling Stone classificou o álbum na 13ª posição it da sua lista dos Rolling Stone's 500 Greatest Albums of All Time.Em 2006, foi incluído na lista dos National Recording Registry pela Biblioteca do Congresso. Muitos subgéneros da música rock e tipos de música alternativa foram significativamente influenciadas por este álbum.
The Velvet Underground & Nico
Álbum de estúdio de The Velvet Underground e Nico
Lançamento 12 de março de 1967
Gravação Scepter Studios, Nova York
Género(s)
Art rockrock experimentalart poprock psicodélicorock de garagem
Duração 48:51
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD, disco de vinil
Gravadora(s) Verve
Produção Andy Warhol, Tom Wilson
Faixas
Todas as músicas compostas por Lou Reed, exceto as indicadas de outra forma.
Lado 1
"Sunday Morning" (Reed, Cale) - 2:56
"I'm Waiting for the Man" - 4:39
"Femme Fatale" - 2:38
"Venus in Furs" - 5:12
"Run Run Run" - 4:22
"All Tomorrow's Parties" - 6:00
Lado 2
"Heroin" - 7:12
"There She Goes Again" - 2:41
"I'll Be Your Mirror" - 2:14
"The Black Angel's Death Song" (Reed, Cale) - 3:11
"European Son" (Reed, Cale, Morrison, Tucker) - 7:46
Capa
The Velvet Underground and Nico é geralmente chamado de "álbum da banana", já que possui o desenho de uma banana feito por Andy Warhol. As cópias iniciais do álbum convidavam o dono a "descascar lentamente e ver" (no inglês, "peel slowly and see", que viria a ser o nome de uma das coletâneas da banda). Descascando o adesivo, revelar-se-ia uma banana de cor de carne.
COM
Lou Reed - vocal e guitarra
John Cale - viola elétrica, piano, celesta
Sterling Morrison - guitarra, contra-baixo elétrico e vocais de apoio
Maureen Tucker - percussão
Nico - vocal
Nenhum comentário:
Postar um comentário