segunda-feira, 1 de março de 2021

Green Rocky Road (2008) Karen Dalton


Karen J. Dalton (nascida Jean Karen Cariker; 19 de julho de 1937 - 19 de março de 1993) foi uma cantora de folk blues americana, guitarrista e tocadora de banjo. Ela foi associada com a cena da música folk de Greenwich Village do início dos anos 1960, particularmente com Fred Neil, o Holy Modal Rounders e Bob Dylan. Embora ela não tenha tido muito sucesso comercial durante sua vida, sua música ganhou um reconhecimento significativo desde sua morte. Artistas como Nick Cave, Devendra Banhart,  e Joanna Newsom a notaram como uma influência.



"Desde sua morte em 1993, Karen Dalton se tornou uma espécie de figura mitológica no mundo da música. E como a maioria dos outros mitos da música (ou da arte em geral), ela não estava viva para se ver ganhando reconhecimento. É para pessoas como ela, Van Gogh, Mozart etc. etc., que espero que haja um outro mundo de onde eles possam olhar para baixo e ver que as pessoas realmente se importaram, no final.


Mas como e por que nos importamos com Dalton? Bem, primeiro deixe-me responder a parte 'como' dessa pergunta dizendo que palavras poderosas de um homem poderoso podem fazer coisas poderosas. Em suas memórias de 2004, Chronicles: Volume One, Bob Dylan escreveu: "Minha cantora favorita ... era Karen Dalton. Karen tinha uma voz como Billie Holiday e tocava guitarra como Jimmy Reed ... Eu cantei com ela algumas vezes."



Bob Dylan: 'Minha cantora favorita ... era Karen Dalton'

Se Dylan não tivesse sido tão enfático em seus elogios a Dalton, é provável que o nome dela tivesse caído na total obscuridade, se é que ainda não estava lá. Alguns chamaram de "mistério do renascimento" o ressurgimento da música de Karen Dalton em meados dos anos 2000. Mas há muito pouco mistério nisso, realmente. Os fãs de Bob Dylan certamente são contados entre as pessoas mais obsessivas e perspicazes do planeta. O que significa que se o próprio Dylan fosse tão atipicamente cheio de elogios a algum cantor pouco conhecido, você pode apostar que essa pessoa da noite para o dia se tornaria uma fonte de intensa investigação para os caçadores de Dylan, que são muitos.



E o quebra-cabeça se encaixa a partir daí: em 2006, os dois álbuns oficiais de estúdio de Dalton - It’s So Hard To Tell Who’s Going To Love You The Best  (1969); In My Own Time (1971) - foram relançados pela French Megaphone Music e Light In the Attic Records, respectivamente.


"Minha cantora favorita ... era Karen Dalton. Karen tinha uma voz como Billie Holiday e tocava guitarra como Jimmy Reed ... Eu cantei com ela algumas vezes." Bob Dylan



Dalton foi efetivamente rejeitada pelo estabelecimento da música folk na década de 1960. As histórias variam quanto ao motivo, mas o fio condutor parece ser mais ou menos assim: ela era uma criança selvagem em uma indústria que, especialmente antes de Dylan, procurava tipos Ozzie e Harriet retos e organizados como Joan Baez ou the Weavers. Dalton era notoriamente tempestuoso e controlador no estúdio. Ela queria as coisas do seu jeito e, aparentemente, todas as sugestões de compromisso ou colaboração foram descartadas como resultado. Posteriormente, a própria Dalton foi expulsa pela indústria.


Esse comportamento torna mais fácil entender o ressurgimento de Karen Dalton recentemente. De meados dos anos 70 até hoje, a indústria da música supervisionou uma ascensão do ethos DIY, por meio do qual bandas / artistas definem efetivamente suas próprias agendas no estúdio. Dalton estava à frente da curva nesse aspecto - ela era grunge antes do grunge, punk antes do punk. Portanto, faz sentido, então, que sua produção dos anos 60 seja apreciada retrospectivamente.


Essa qualidade punk áspera é abundante na Green Rocky Road de Dalton. Gravado em uma cabana no Colorado por volta de 1963, Rocky Road deixa algumas coisas claras sobre Karen Dalton: ela fazia as coisas do seu jeito, sua voz era de fato comparável a Billie Holiday e que ela merece a atenção de todos os fãs de música folk.


É um álbum difícil e complicado. As músicas freqüentemente perdem a fórmula de compasso completamente, e o tom da voz de Dalton erra o alvo em mais de uma ocasião. Mas e daí? A música folclórica não é sobre a vida, sobre a dureza, sobre a sujeira entre os dedos dos pés e sobre não ter comida no estômago ou perspectivas viáveis ​​no horizonte? Música folk é o que as pessoas procuram quando não têm mais nada.


A vida de Karen Dalton foi difícil, sem dúvida; ela foi supostamente chutada, descartada e negligenciada em todas as curvas. Mas se Green Rocky Road é prova de alguma coisa, é que as faíscas mais brilhantes entre nós carregam um fogo dentro que não importa o obstáculo, do qual haverá muitos, permanecerá misteriosamente aceso."

Texto

by Roland Ellis

 






Karen Dalton ‎– Green Rocky Road

Genre:

Folk, World, & Country

Estilo:

Folk

Ano:

2008




Lista de faixas


Green Rocky Road

Whoopee Ti Yi Yo

Ribbon Bow

Katie Cruel

Little Margret

Red Rockin' Chair

Nottingham Town

Skillet Good & Greasy

In The Evening




Nenhum comentário:

Postar um comentário