quarta-feira, 5 de maio de 2021

Fifth Dimension (1966) The Byrds


Fifth Dimension é o terceiro álbum da banda americana de folk rock The Byrds e foi lançado em julho de 1966 pela Columbia Records (veja 1966 na música).  A maior parte do álbum foi gravada após a saída do principal compositor da banda, Gene Clark, em fevereiro de 1966.  Em uma tentativa de compensar a ausência de Clark, os guitarristas Jim McGuinn e David Crosby interferiram e aumentaram sua produção de composições.  Apesar disso, a perda de Clark resultou em um álbum com um total de quatro versões cover e uma instrumental, que os críticos descreveram como "descontroladamente desigual" e "estranho e disperso".  No entanto, o álbum é notável por ser o primeiro dos Byrds a não incluir nenhuma música escrita por Bob Dylan, cujo material havia sido anteriormente um esteio do repertório da banda. 


O álbum alcançou a posição 24 na parada de LPs da Billboard Top e alcançou a posição 27 na parada de álbuns do Reino Unido. Dois singles anteriores, "Eight Miles High" e "5D (Fifth Dimension)", foram incluídos no álbum, com o primeiro perdendo o Top 10 da parada de singles da Billboard. Além disso, um terceiro single retirado do álbum, "Mr. Spaceman", conseguiu alcançar o Top 40 dos EUA.  Após o lançamento, Fifth Dimension foi amplamente considerado como o álbum mais experimental da banda até o momento e hoje é considerado pela crítica como influente na origem do gênero musical de rock psicodélico



The Byrds  foi uma banda de rock americana formada em Los Angeles, Califórnia, em 1964. A banda passou por várias mudanças de formação ao longo de sua existência, com o frontman Roger McGuinn (conhecido como Jim McGuinn até meados de 1967) permanecendo o único membro consistente. Embora seu tempo como um dos grupos mais populares do mundo tenha durado apenas um curto período em meados da década de 1960, os Byrds são hoje considerados pelos críticos como um dos artistas de rock mais influentes de sua época. Sua mistura característica de canto de harmonia clara e guitarra Rickenbacker de doze cordas de McGuinn foi "absorvida no vocabulário do rock" e continuou a ser influente.  


Inicialmente, os Byrds foram os pioneiros do gênero musical folk rock como um formato popular em 1965, ao fundir a influência dos Beatles e de outras bandas da Invasão Britânica com música folk contemporânea e tradicional em seu primeiro e segundo álbuns, e os singles de sucesso "Mr. Tambourine Man "e" Turn! Turn! Turn! ". No decorrer da década de 1960, a banda foi influente na origem do rock psicodélico e do raga rock, com sua música "Eight Miles High" e os álbuns Fifth Dimension (1966), Younger Than Yesterday (1967) e The Notorious Byrd Brothers (1968).  A banda também desempenhou um papel pioneiro no desenvolvimento do country rock, com o álbum Sweetheart of the Rodeo de 1968 representando sua completa imersão no gênero. 


A formação original de cinco integrantes da banda consistia em Jim McGuinn (guitarra principal, vocais), Gene Clark (pandeiro, vocais), David Crosby (guitarra base, vocais), Chris Hillman (baixo, vocais) e Michael Clarke ( bateria).  Essa versão da banda teve vida relativamente curta e no início de 1966 Clark havia saído devido a problemas associados à ansiedade e seu crescente isolamento dentro do grupo.  Os Byrds continuaram como um quarteto até o final de 1967, quando Crosby e Clarke também partiram. McGuinn e Hillman decidiram recrutar novos membros, incluindo o pioneiro do country rock Gram Parsons, mas no final de 1968, Hillman e Parsons também haviam saído da banda.  McGuinn decidiu reconstruir os membros da banda; entre 1968 e 1973, ele dirigiu uma nova encarnação dos Byrds que apresentava o guitarrista Clarence White, entre outros. McGuinn separou a formação então atual no início de 1973 para abrir caminho para uma reunião do quinteto original. O álbum final dos Byrds foi lançado em março de 1973, com o grupo reunido se separando no final daquele ano. 



Vários ex-membros do Byrds seguiram carreiras de sucesso, seja como artistas solo ou como membros de grupos como Crosby, Stills, Nash & Young, Flying Burrito Brothers, McGuinn, Clark & ​​Hillman e Desert Rose Band .  Em 1991, os Byrds foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame, uma ocasião em que os cinco membros originais se apresentaram juntos pela última vez. Gene Clark morreu de ataque cardíaco no final daquele ano, enquanto Michael Clarke morreu de insuficiência hepática em 1993. McGuinn, Crosby e Hillman permanecem ativos.





Fifth Dimension


Studio album by The Byrds

Released July 18, 1966

Recorded January 24 – May 25, 1966

Studio Columbia Studios, Hollywood, CA

Genre

Folk rockpsychedelic rockraga rock

Length 29:59

Label Columbia

Producer Allen Stanton



Track listing

Side one


"5D (Fifth Dimension)" (Jim McGuinn) – 2:33

"Wild Mountain Thyme" (traditional, arranged Jim McGuinn, Chris Hillman, Michael Clarke, David Crosby) – 2:30

"Mr. Spaceman" (Jim McGuinn) – 2:09

"I See You" (Jim McGuinn, David Crosby) – 2:38

"What's Happening?!?!" (David Crosby) – 2:35

"I Come and Stand at Every Door" (Nâzım Hikmet) – 3:03

Side two


"Eight Miles High" (Gene Clark, Jim McGuinn, David Crosby) – 3:34

"Hey Joe (Where You Gonna Go)" (Billy Roberts) – 2:17

"Captain Soul" (Jim McGuinn, Chris Hillman, Michael Clarke, David Crosby) – 2:53

"John Riley" (traditional, arranged Jim McGuinn, Chris Hillman, Michael Clarke, David Crosby) – 2:57

"2-4-2 Fox Trot (The Lear Jet Song)" (Jim McGuinn) – 2:12



The Byrds no disco


Jim McGuinn – lead guitar, vocals

David Crosby – rhythm guitar, vocals

Chris Hillman – electric bass, vocals

Michael Clarke – drums; harmonica on "Captain Soul"


ainda com


Gene Clark – vocals (on "Eight Miles High", "Why" [Single Version], "Eight Miles High" [Alternate RCA Version], and "Why" [Alternate RCA Version]); tambourine "Eight Miles High" [Alternate RCA Version]

Van Dyke Parks – organ on "5D (Fifth Dimension)"

Allen Stanton – string section arrangement (on "Wild Mountain Thyme" and "John Riley")





Nenhum comentário:

Postar um comentário