quinta-feira, 17 de março de 2022

56º Festival Música Nova inicia dia 21 com estreias mundiais de composições

 


56º Festival Música Nova inicia dia 21 com
estreias mundiais de composições

Um panorama plural da arte contemporânea compõe o 56º FMN – Festival Música Nova Gilberto Mendes, que terá programação gratuita entre 21 e 26 de março, sempre a partir das 19 horas, a ser transmitida no canal do YouTube do festival (http://tiny.cc/56fmn). Na próxima segunda-feira (dia 21), a abertura contará com depoimento do maestro Júlio Medaglia, sobre os 60 anos do FMN e o centenário de seu idealizador, Gilberto Mendes (1922-2016).

Ainda, a noite terá concertos de Arrigo Barnabé, André Mehamari e Livio Tragtenberg com obras compostas especialmente para o festival em estreia mundial. A noite seguirá com apresentação do coletivo Percutindo Mundos, ‘O Mundo, a voz e a vez de Gilberto Mendes’, com Livio (clarone e piano), Márcio Barreto (quimbau, ronda smetakeana, berimbarco, rabeca, roda quântica, música-cinema), Adriana Bernardes (soprano), Jota Amaral (eletrônicos) e participação especial de Arrigo (piano).

Por sua vez, o pianista e compositor Rubens Russomanno Ricciardi e a mezzo-soprano Sarah Migliori apresentam repertório com peças de Hanns Eisler e Gilberto Mendes. As obras de Gilberto seguirão reverenciadas em concertos na terça-feira (dia 22). Neste dia, direto de Ribeirão Preto, Sarah e Ricciardi se reúnem com Giovana Ceranto (piano) e Sandra Ribeiro (fagote), onde apresentarão também músicas de Claudio Santoro e RIcciardi.

Na mesma data, o núcleo cubatense do FMN realizará as sessões 'Música e Engajamento em Cornelius Cardew e Gilberto Mendes', com Gustavo Fiel (piano) e 'Interações sonoras', com Sabrina Schulz (piano e música eletroacústica). A ousada iniciativa cultural tem direção artística de Lucas Galon (USP – Ribeirão Preto) e Márcio Barreto (Imaginário Coletivo de Arte – Santos), tendo como professor responsável o compositor e maestro Rubens Russomano Ricciardi (USP – Ribeirão Preto).

O Festival

O 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Direto (Programa de Ação Cultural), Imaginário Coletivo de Arte, Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), Academia Livre de Música e Artes (Alma – Ribeirão Preto), ETMD Ivanildo Rebouças da Silva (Cubatão) e Associação dos Artistas (São Vicente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário