56º
Festival Música Nova inicia dia 21 com
estreias mundiais de composições
Um panorama plural da arte contemporânea compõe o 56º FMN – Festival Música Nova Gilberto Mendes, que terá programação gratuita entre 21 e 26 de março, sempre a partir das 19 horas, a ser transmitida no canal do YouTube do festival (http://tiny.cc/56fmn). Na próxima segunda-feira (dia 21), a abertura contará com depoimento do maestro Júlio Medaglia, sobre os 60 anos do FMN e o centenário de seu idealizador, Gilberto Mendes (1922-2016).
Ainda, a noite terá concertos de Arrigo Barnabé, André Mehamari e Livio Tragtenberg com obras compostas especialmente para o festival em estreia mundial. A noite seguirá com apresentação do coletivo Percutindo Mundos, ‘O Mundo, a voz e a vez de Gilberto Mendes’, com Livio (clarone e piano), Márcio Barreto (quimbau, ronda smetakeana, berimbarco, rabeca, roda quântica, música-cinema), Adriana Bernardes (soprano), Jota Amaral (eletrônicos) e participação especial de Arrigo (piano).
Por sua vez, o pianista e compositor Rubens Russomanno Ricciardi e a mezzo-soprano Sarah Migliori apresentam repertório com peças de Hanns Eisler e Gilberto Mendes. As obras de Gilberto seguirão reverenciadas em concertos na terça-feira (dia 22). Neste dia, direto de Ribeirão Preto, Sarah e Ricciardi se reúnem com Giovana Ceranto (piano) e Sandra Ribeiro (fagote), onde apresentarão também músicas de Claudio Santoro e RIcciardi.
Na mesma data, o núcleo cubatense do FMN realizará as sessões 'Música e Engajamento em Cornelius Cardew e Gilberto Mendes', com Gustavo Fiel (piano) e 'Interações sonoras', com Sabrina Schulz (piano e música eletroacústica). A ousada iniciativa cultural tem direção artística de Lucas Galon (USP – Ribeirão Preto) e Márcio Barreto (Imaginário Coletivo de Arte – Santos), tendo como professor responsável o compositor e maestro Rubens Russomano Ricciardi (USP – Ribeirão Preto).
O Festival
O 56º Festival Música Nova Gilberto Mendes é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do ProAC Direto (Programa de Ação Cultural), Imaginário Coletivo de Arte, Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), Academia Livre de Música e Artes (Alma – Ribeirão Preto), ETMD Ivanildo Rebouças da Silva (Cubatão) e Associação dos Artistas (São Vicente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário