segunda-feira, 28 de março de 2022

Veja a lista de vencedores do Oscar 2022

 


Todo Mundo Odeia o Chris, diz o título de uma série, e Will Smith ocupa o primeiro lugar da fila. O ator chocou quem assistia à cerimônia de entrega do Oscar ao subir no palco e acertar um tapa na cara do comediante Chris Rock, que apresentava o prêmio de melhor documentário. O motivo foi uma piada feita por Rock instantes antes: ele disse que a atriz Jada Pinkett-Smith, mulher de Will, estava filmando G.I. Jane 2, numa brincadeira com o filme em que Demi Moore raspa a cabeça. Jada luta há anos contra a alopecia, que a faz perder os cabelos. Smith subiu no palco dizendo “Tire o nome da minha mulher da porra da sua boca!” e acertou Rock no rosto. Mas a rixa ali é antiga. Em 2016, Rock, então apresentador, massacrou Jada com piadas sobre seu boicote à cerimônia. No intervalo após o tapa, Denzel Washington puxou Smith para acalmá-lo. Foi bom, pois Smith teve que voltar ao palco para receber o Oscar de melhor ator por King Richard – Criando campeãs (trailer). No discurso, ele pediu desculpas à Academia. (Vanity Fair)

Mas e os prêmios? A Academia segue esnobando a Netflix, embora faça bom uso de seu dinheiro. Ataque dos Cães (trailer), há até algumas semanas o franco favorito, levou apenas a estatueta inevitável, melhor direção para Jane Campion — a terceira mulher a ganhar e segunda consecutiva. O grande vencedor da noite foi No Ritmo do Coração (trailer), de Siân Heder. Refilmagem de um simpático drama familiar francês, o longa ganhou melhor filme, melhor roteiro adaptado, para a própria Heder, e melhor ator coadjuvante para Troy Kotsur, primeiro homem surdo a ganhar o prêmio. Em tempo, não é exatamente uma “vitória do streaming” como está se dizendo. No Ritmo do Coração é uma produção independente que estreou no (e venceu o) festival Sundance e só depois teve os direitos comprados pela AppleTV+. (UOL)

Duna, de Denis Villeneuve, foi quem levou mais estatuetas, seis, mas como costuma acontecer com ficção científica, concentrou-se em categorias técnicas, como efeitos especiais e montagem. (Far Out)

E quem disse que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Ariana DeBose levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel de Anita em Amor, Sublime Amor (trailer), prêmio que Rita Moreno levou para casa pelo mesmo papel na versão original, de 1961. (Omelete)

Do estilo “mamãe, sou alternativo” de Timothée Chalamet à fantasia de cabide de parede de Maggie Gyllenhaal, confira os looks do tapete vermelho. (g1)

Veja a lista de vencedores do Oscar 2022. (UOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário