Astral Weeks é o segundo álbum de estúdio do músico norte irlandês Van Morrison, lançado em novembro de 1968 pela Warner Brothers Records. O álbum recebeu críticas positivas desde seu lançamento e tem sido colocado em numerosas listas de melhores álbuns de todos os tempos.
O álbum foi e segue sendo um referente musical, apesar de não ter conseguido um êxito significativo de popularidade. A gravação ocorreu no "Century Sound Studios", em Nova Iorque durante três sessões em setembro e outubro de 1968.
George Ivan (Van) Morrison nasceu em 31 de agosto de 1945 e cresceu em Bloomfield, Belfast, Irlanda do Norte como o único filho de George Morrison, um estaleiro trabalhador e Violet Stitt Morrison, uma cantora e dançarina amadora na juventude. Van foi exposto à música desde a mais tenra idade, como seu pai, trabalhou em Detroit em uma loja de discos de jazz, blues e country and western.[3] O gosto musical do pai foi passado a ele, por isso, cresceu ouvindo artistas como Jelly Roll Morton, Ray Charles, Lead Belly e Solomon Burke. Para um artigo da revista Rolling Stone de 2005 declarou "Esses rapazes foram minha inspiração. Se não houvesse aquele tipo de música, eu não poderia fazer o que eu estou fazendo agora"
Astral Weeks
Álbum de estúdio de Van Morrison
Lançamento Novembro de 1968
Gravação 25 de setembro, 1 e 15 de outubro de 1968
Gênero(s) Folk rock
Duração 46:05
Gravadora(s) Warner Brothers
Produção Lewis Merenstein
Faixas
Todas as músicas foram escritas e compostas por Van Morrison.
Lado 1
Part One: In The Beginning
N.º Título Duração
1. "Astral Weeks" 7:00
2. "Beside You" 5:10
3. "Sweet Thing" 4:10
4. "Cyprus Avenue" 6:50
Lado 2
Part Two: Afterwards
N.º Título Duração
1. "The Way Young Lovers Do" 3:10
2. "Madame George" 9:25
3. "Ballerina" 7:00
4. "Slim Slow Slider" 3:20
Nenhum comentário:
Postar um comentário