sábado, 5 de dezembro de 2020

Parallel Lines (1978) Blondie


Parallel Lines é o terceiro álbum de estúdio da banda norte-americana Blondie, lançado em Setembro de 1978.


Foi o disco mais popular da banda e o mais vendido. Contém diversos êxitos, "Heart of Glass" "Hanging on the Telephone" (uma cover do The Nerves), "Sunday Girl" e "One Way or Another". O álbum foi colocado na revista Rolling Stone na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, e vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.


O disco atingiu o nº 6 do Pop Albums.





Blondie é uma banda de rock formada na cidade de Nova Iorque, em 1974 pela vocalista Debbie Harry e o guitarrista Chris Stein. O grupo alcançou grande popularidade no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Foram um dos pioneiros nos gêneros musicais punk rock e new wave. Os seus dois primeiros álbuns continham fortes elementos desses gêneros, e, embora bem sucedidos no Reino Unido e na Austrália, Blondie era considerada como uma banda underground nos Estados Unidos até o lançamento de Parallel Lines em 1978. Ao longo dos próximos três anos, a banda alcançou vários singles de sucesso incluindo "Call Me", "Atomic" e "Heart of Glass" e tornou-se conhecida por sua mistura eclética de estilos musicais que incorporam elementos de disco e pop, reggae, e rap.


Blondie se separou após o lançamento de seu sexto álbum de estúdio The Hunter em 1982. Debbie Harry continuou em carreira solo com resultados variados depois de parar por alguns anos para cuidar de seu namorado Chris Stein, que foi diagnosticado com pênfigo, uma rara doença auto-imune da pele.


A banda reformou em 1997, alcançando novo sucesso com o single "Maria" que se tornou número um no Reino Unido, em 1999, exatamente 20 anos após seu primeiro nº 1 na parada britânica, "Heart of Glass".


O grupo visitou e tocou em todo o mundo[8] durante os anos seguintes, e foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2006.Blondie já vendeu cerca de 40 milhões de discos em todo o mundo e ainda está ativa atualmente. O nono álbum de estúdio da banda, Panic of Girls, foi lançado em 2011, e seu décimo, Ghost of Download, foi lançado em 2014. Em 2017, lançou o álbum Pollinator.




Parallel Lines

Álbum de estúdio de Blondie

Lançamento Setembro de 1978

Gravação Junho - Julho de 1978 em Record Plant em Nova Iorque

Gênero(s) Pop rock, power pop, new wave

Duração 38 min 11 seg

Gravadora(s) Chrysalis Records

Produção Mike Chapman



Faixas

Lado 1

"Hanging on the Telephone" (Jack Lee) – 2:17

"One Way or Another" (Nigel Harrison, Deborah Harry) – 3:31

"Picture This" (Jimmy Destri, Harry, Chris Stein) – 2:53

"Fade Away and Radiate" (Stein) – 3:57

"Pretty Baby" (Harry, Stein) – 3:16

"I Know But I Don't Know" (Frank Infante) – 3:53

Lado 2

"11:59" (Destri) – 3:19

"Will Anything Happen" (Lee) – 2:55

"Sunday Girl" (Stein) – 3:01

"Heart of Glass" (Harry, Stein) – 3:45

"I'm Gonna Love You Too" (Joe B. Mauldin, Norman Petty, Niki Sullivan) – 2:03

"Just Go Away" (Harry) – 3:21



A BANDA NO DISCO


Deborah Harry – Vocal

Chris Stein – Guitarra

Frank Infante – Guitarra

Jimmy Destri – Teclados

Nigel Harrison – Baixo

Clem Burke – Bateria

Robert Fripp – Guitarra em "Fade Away and Radiate"














Nenhum comentário:

Postar um comentário