terça-feira, 27 de outubro de 2020

A Lua tem água


A NASA anunciou
 nesta segunda-feira uma descoberta que pode mudar radicalmente a exploração espacial. A Lua tem água – e não só nos polos escuros e gelados ou nas crateras profundas, mas em áreas iluminadas pelo Sol. A conclusão foi tirada a partir de dois estudos diferentes, um deles realizado por um telescópio acoplado a um 474 voando a grande altitude, o Observatório Estratosférico para Astronomia infravermelha (SOFIA na sigla em inglês), e o segundo pela sonda Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO, em inglês).

A importância da descoberta é imensa porque a água é fundamental tanto para consumo humano como para irrigação de culturas e produção de combustíveis para naves espaciais. Extrair água de fontes locais, por mais complicado que pareça, torna a exploração espacial mais viável, uma vez que levar um quilo de qualquer material da Terra à Lua custa US$ 1 milhão (R$ 5,6 milhões).

O SOFIA identificou água presa no solo da imensa cratera Clavius, exposta ao Sol e visível da Terra. Moléculas de hidrogênio e oxigênio já haviam sido identificadas antes no local, mas havia a possibilidade de serem grupos de hidroxila (OH). O telescópio do SOFIA captou uma onda infravermelha que só pode ser emitida pela água. A Clavius tem 200 microgramas de água para cada grama de terra. Ou seja, para obter um litro de água, será necessário processar cinco toneladas de solo.

Já a LOR identificou uma área de 40 mil quilômetros quadrados nos polos escuros do satélite onde as baixíssimas temperaturas fazem o gelo se comportar como rochas. Estimativas da própria NASA calculam a presença de um bilhão de litros de água apenas nas armadilhas superficiais, que têm as camadas mais finas de gelo.

Parte dessas descobertas anunciadas ontem vai ser explorada em 2024, quando a Missão Ártemis (irmã de Apolo) levará a primeira mulher à Lua.

Quer conhecer melhor a história da exploração científica da Lua? Confira esta linha do tempo que vai desde a primeira observação do satélite com o auxílio de um telescópio, feita em 1610 por Galileu Galilei.


Já que a Lua está no centro das atenções, confira esta lista de 50 rocks que tem nossa vizinha como tema, elaborada pela Classic Rock Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário