sexta-feira, 23 de outubro de 2020

The Specials (1979) The Specials


Para Wladimyr Cruz (zonapunk)

The Specials é o álbum de estreia da banda britânica de revival do ska The Specials. Lançado em 19 de outubro de 1979  pelo selo 2 Tone de Jerry Dammers, o álbum é visto por alguns como o momento decisivo na cena ska do Reino Unido. Produzido por Elvis Costello, o álbum captura o descontentamento e a raiva sentidos pela juventude da "selva de concreto" do Reino Unido - uma frase emprestada do álbum de 1973 de Bob Marley, Catch a Fire, mas igualmente apropriadamente usada aqui para descrever as violentas cidades do interior da década de 1970 Grã-Bretanha. O álbum traz uma mistura de material original e várias versões de faixas clássicas de ska jamaicano.








The Specials, também conhecido como The Special AKA, é uma banda English 2 Tone e revival de ska formada em 1977 em Coventry.  Após algumas mudanças iniciais, a primeira formação estável do grupo consistia em Terry Hall e Neville Staple nos vocais, Lynval Golding e Roddy Radiation nas guitarras, Horace Panter no baixo, Jerry Dammers nos teclados, John Bradbury na bateria e Dick Cuthell e Rico Rodriguez nos chifres. Sua música combina um "ska dançante e uma batida rocksteady com a energia e atitude do punk".  Liricamente, eles apresentam uma "postura política e social mais focada e informada".


A banda usava estilo mod "roupas de rude boy" do período dos anos 1960 . Em 1980, a música "Too Much Too Young", a faixa principal de seu The Special AKA Live! EP, alcançou a posição número 1 no UK Singles Chart. Em 1981, o single com temática de recessão "Ghost Town" também alcançou o primeiro lugar no Reino Unido. 



Depois de sete singles consecutivos no Top 10 do Reino Unido entre 1979 e 1981, os vocalistas principais Hall e Staple, junto com o guitarrista Golding, saíram para formar Fun Boy Three.  Continuando como "The Special AKA" (um nome que eles usaram frequentemente em lançamentos de Specials anteriores), uma formação substancialmente revisada de Specials lançou novo material em 1984, incluindo o single top 10 do Reino Unido "Free Nelson Mandela". Depois disso, o fundador e compositor Jerry Dammers dissolveu a banda e perseguiu o ativismo político. 


O grupo se reformou em 1993 e continuou a se apresentar e gravar com várias formações, nenhuma delas envolvendo Dammers.


Uma versão ao vivo de "Too Much Too Young" foi lançada posteriormente em um EP de cinco faixas, The Special AKA Live !, que alcançou o primeiro lugar nas paradas britânicas. "'A Message to You, Rudy" também foi lançada como single. Uma edição remasterizada digitalmente também com vídeos promocionais de "Gangsters" e "Too Much Too Young" com conteúdo aprimorado foi lançada pela EMI em 2002.

The Specials


Studio album by The Specials

Released 19 October 1979

Recorded Summer 1979

Studio TW Studios, Fulham, London

Genre Ska, reggae, 2 Tone, punk rock

Length 45:11

Label 2 Tone

Producer Elvis Costello, The Specials


Track listing

Side one

"A Message to You, Rudy" (Dandy Livingstone) – 2:53

"Do the Dog" (Rufus Thomas, arr. by Jerry Dammers) – 2:09

"It's Up to You" (Dammers, The Specials) – 3:25

"Nite Klub" (Dammers, The Specials) – 3:22

"Doesn't Make It Alright" (Dammers, Dave Goldberg) – 3:26

"Concrete Jungle" (Roddy Byers) – 3:18

"Too Hot" (Cecil Campbell) – 3:09

Side two

"Monkey Man" (Toots Hibbert) – 2:45

"(Dawning of A) New Era" (Dammers) – 2:24

"Blank Expression" (Dammers, The Specials) – 2:43

"Stupid Marriage" (Dammers, Mark Harrison, Neville Staple, Cecil Campbell) – 3:49

"Too Much Too Young" (Dammers, acknowledgment to Lloyd Charmers) – 6:06*

"Little Bitch" (Dammers)† – 2:31

"You're Wondering Now" (Clement Seymour) – 2:36

The Specials no Disco

Terry Hall – vocals

Neville Staple – vocals

Lynval Golding – rhythm guitar, vocals

Roddy Radiation – lead guitar, vocals (6)

Jerry Dammers – keyboards

Horace Panter – bass guitar

John Bradbury – drums


com

Guest musicians

Rico Rodriguez – trombone

Dick Cuthell – horns

Chrissie Hynde – vocals on "Nite Klub"




Nenhum comentário:

Postar um comentário