sábado, 17 de outubro de 2020

Introducing the Psychedelic Soul Jazz Guitar of Joe Jones (1967 ) Ivan "Boogaloo Joe" Jones


Introducing the Psychedelic Soul Jazz Guitar of Joe Jones é o álbum de estreia do guitarrista Joe Jones, gravado em 1967 e lançado pela  Prestige.



Ivan Joseph Jones (nascido em 1 de novembro de 1940), conhecido profissionalmente como Joe Jones ou Boogaloo Joe Jones, é um guitarrista de jazz americano

Jones fez sua estréia solo como Joe Jones na Prestige Records em 1967, mas ganhou o nome de "Boogaloo Joe" após um recorde de 1969 desse título. O apelido foi feito para distingui-lo de outras pessoas com nomes semelhantes no mundo da música, como o cantor de R&B Joe Jones, os bateristas de jazz "Papa Jo" Jones e Philly Joe Jones, e o Joe Jones do movimento Fluxus. Mais tarde, ele passou a se autodenunciar como Ivan "Boogaloo Joe" Jones.


Jones gravou vários álbuns no estilo soul-jazz para Prestige entre 1966 e 1978. Além de liderar seu próprio grupo para fins de gravação, Ivan Jones gravou com Richard "Groove" Holmes, Houston Person, Harold Mabern, Wild Bill Davis e, a maioria notavelmente.Willis Jackson, Rusty Bryant, Charles Earland e Bernard "Pretty" Purdie estão entre os figurantes que também aparecem nos álbuns de Jones.


Seu som e estilo claramente derivam do blues, mas foi uma sólida compreensão do rock que Jones trouxe para seu estilo de jazz. Ele foi influenciado principalmente por Tal Farlow e Billy Butler, mas gravitou em torno do jazz de estilo blues e ritmo que Butler estava popularizando com o combo do organista Bill Doggett. O som e o estilo de Jones permaneceram notavelmente consistentes durante sua carreira de gravações. Seu tom vibrante combinou vamps acordes cativantes  com uma surpreendente execução rápida de uma única nota. Ele poderia tocar covers de pop familiares ("Light My Fire", "Have You Never Been Mellow") e baladas. Mas ele realmente se destacou no groove jazz-funk e provou ser um músico de blues de primeira linha. 


Jones viveu no sul de New Jersey a maior parte de sua vida e trabalhou principalmente na área de Atlantic City com os heróis do circuito chitlin como Wild Bill Davis, Willis Jackson e Charlie Ventura. Jones, que nunca ganhou a atenção da crítica ou grande apoio dos fãs durante sua carreira, está encontrando uma nova vida no CD.

 




Introducing the Psychedelic Soul Jazz Guitar of Joe Jones


Studio album by Joe Jones

Released 1968

Recorded March 15 and December 12, 1967

Studio Van Gelder Studio, Englewood Cliffs, New Jersey

Genre Jazz

Length 38:15

Label Prestige

PR 7557

Producer Cal Lampley


Track listing

All compositions by Joe Jones except as noted


"The Mindbender" (Jay Douglas) - 4:50

"There Is a Mountain" (Donovan) - 5:34

"Games" (Nat Adderley) - 4:20

"Sticks and Stones" (Titus Turner) - 5:00

"Blues for Bruce" (Jay Douglas) - 5:50

"The Beat Goes On" (Sonny Bono) - 3:18

"Right Now" - 3:19

"Call Me" (Tony Hatch) - 6:04

Recorded at Van Gelder Studio in Englewood Cliffs, New Jersey on March 15 (tracks 3, 5, 8 & 9) and December 12 (tracks 1, 2, 4, 6 & 7), 1967



NO DISCO


Joe Jones - guitar

Limerick Knowles Jr. organ (tracks 3, 5, 8 & 9)

Ron Carter - bass (tracks 1, 2, 4, 6 & 7)

Alexander Witherspoon - electric bass (tracks 3, 5, 8 & 9)

Ben Dixon (tracks 1, 2, 4, 6 & 7), Bud Kelly (tracks 3, 5, 8 & 9) - drums

Richie "Pablo" Landrum - congas (tracks 3, 5, 8 & 9)







Nenhum comentário:

Postar um comentário