sábado, 16 de janeiro de 2021

Devotional Doom (2017) Mephistofeles

 



Se voces querem coisas obscuras...vão ter !

"Devotional Doom" é uma compilação de gravações de estúdio e ao vivo da Mephistofeles. Uma compilação de material (não ?) lançado de 2011-2014. Isso era o Mephistofeles naquela época. Com formação  antigas  de banda e um monte de velhas gravações caseiras / ao vivo / demos brutas sob o rótulo doméstico de "gravação espectral".


Mephistofeles é uma banda do Paraná, Argentina (sic). Eles se descrevem como um proto doom / rock psicológico pesado. Influenciados pelo Electric Wizard e similares, lançaram alguns discos digamos, extremely dirty.

Vamos a eles por eles mesmos - 




Quem está em Mephistofeles e o que vocês tocam? Todos vocês fizeram alguma alteração na formação desde que começaram ou este é o trio original?

Agora em diante, Mephistofeles é um trio composto por Ismael Dimenza no baixo, Ivan Sachar na bateria e eu (Gabriel Ravera) na guitarra e na voz. A formação teve algumas mudanças desde que o projeto nasceu. Literalmente começou comigo como o único integrante principal. Gravei algumas coisas sozinho em casa naquela época, pois não estava me dando bem com ninguém para fazer uma banda. Algum tempo depois, encontrei alguns caras que estavam dispostos a interpretar o que eu tinha em mente naquele momento. Fizemos alguns shows, gravamos, mas depois nos separamos. Embora aquele Mephistofeles estivesse elaborando algo realmente bom naquele momento, não funcionou para mim. Estava faltando alguma coisa. Então, quando gravei Master Doom, foi uma grande mudança no "significado" e som da banda. Eu realmente queria fazer algo que soasse como algo gravado diretamente de uma cripta. Eu acho que diminuí minha guitarra para A, ou algo assim, para aquela demo. Foi apenas algo zangado. Rapidamente depois disso, conheci Ivan, o atual baterista da banda. Éramos amigos da cena musical underground aqui em nossa cidade e decidimos ensaiar em dupla para ver o que poderia sair disso. Tentamos alguns baixistas diferentes, mas no final simplesmente não funcionou. Paramos o projeto até que Ismael entrou. Ele era um amigo meu de outro projeto em que eu estava brincando na época. O engraçado é que ele sempre esteve lá, mas nunca me incomodei em pedir a ele para entrar no Mephistofeles até o final de 2015. Temos a mesma formação desde então.


O que você considera ser sua primeira exposição real à música?


Bem, nós três tínhamos abordagens diferentes para isso. No meu caso, lembro-me de ser uma criança e descobrir “Se você quer sangue, você conseguiu” do AC / DC na coleção de discos do meu pai. A capa do álbum era uma loucura para mim naquela época. Acabou sendo meu disco favorito. Eu literalmente não sabia o que estava acontecendo comigo enquanto estava ouvindo. Foi algo muito novo para mim, mas gostei muito. Algum tempo depois, e por causa daquele disco, meu pai comprou meu primeiro violão e tudo começou.

Quando e como vocês se conheceram originalmente?

Éramos amigos da cena musical underground de nossa cidade. Cada um de nós tinha seu projeto diferente na época e nos encontrávamos em shows.


Quando você decidiu que queria começar a escrever e tocar sua própria música?

Desde sempre, eu acho. Eu realmente pensei que tínhamos algo muito bom que deveria ser tocado, ou pelo menos gravado. É por isso que temos toneladas de demos, algumas publicadas, outras arquivadas. Estivemos muito nisso desde o início e não queríamos mantê-lo apenas para nós.

A que se refere o nome “Mefistofeles” no contexto do nome da banda? Houve uma banda de rock psicodélico do final dos anos 1960 chamada Mephistopheles. Eles gravaram In Frustration I Hear Singing pela Reprise Records.

Minha mãe é uma pessoa que adora colecionar todo tipo de literatura. Quanto mais velho, melhor. Lembro-me de mim mesma, há 7 ou 8 anos, olhando um livro da biblioteca dela que realmente me chamou a atenção. Era um livro de capa de couro impresso em vermelho e dourado chamado “Fausto”, um romance alemão. Enquanto olhava para ele, pisei sobre uma imagem gravada de um demônio chamado Mefistofeles. Eu sabia que a palavra era escrita como “Mefistófeles”, então pensei que fosse um erro de impressão, mas “Mefistófeles” meio que falou comigo. Naquele exato momento, era como se de repente significasse uma tonelada de coisas para mim, é difícil descrever isso em palavras. Foi como descobrir a "peça do quebra-cabeça" que faltava.

E sim, fazendo algumas pesquisas mais tarde, descobri muitas outras bandas chamadas “Mefistófeles” (até mesmo “Mefistófeles”). Algumas grandes bandas de todo o mundo, mas nenhuma delas foi escrita como neste livro que falei. Também notei, não faz muito tempo, que Mefistofeles é composto por 13 letras. Desenvolveu algum tipo de misticismo para toda a atração que o nome pegou em mim. Parece meio inútil, mas é importante para mim.

Como é o processo de composição?

Desde o início do projeto, as músicas eram apenas alguns riffs retirados de diferentes jams que tínhamos. Nós apenas os estruturamos para fazer uma composição sólida onde pudéssemos continuar sem perder a ideia do que estávamos elaborando. Eu meio que cansei disso quando começamos a ter problemas para fazer as coisas funcionarem. Várias ideias ruins, misturadas com boas ideias, acabaram se tornando uma “coisa” não convincente para nós. Lembro que os melhores jams daquela época foram os últimos antes da banda se separar. Todos ficaram com tanta raiva durante os jams que eu acho que tirou o pior e o melhor de nós (mais tarde eu consegui colocar vários cortes dessas sessões em uma compilação chamada Devotional Doom). Depois de gravar Master Doom, eu claramente sabia o que queria fazer, o que estava procurando.

Quando o Mephistofeles finalmente alcançou essa formação, nossa maneira de trabalhar se tornou meio “mecânica”, eu diria. Sabe, eu consigo compor / arranjar músicas sozinho, trabalho em riffs e trago tudo para o ensaio. É assim que as coisas são agora. Ainda gostamos de improvisar, tocar ao vivo mais do que qualquer coisa, mas não é mais a maneira principal de fazer as coisas e nem de escrever discos.


O que você diria que o influenciou mais? As influências mudaram ao longo dos anos?

Com certeza, antes do Master Doom gostávamos mais de bandas como Queen Elephantine, Acid Mothers Temple, Gong e coisas assim.

Isso pode soar como uma piada, mas minha vida mudou literalmente quando eu vi e ouvi pela primeira vez aquele vídeo preto e branco de “Dragonaut” de Sleep. Mais tarde, encontrei sessões de Elder’s Homegrown Valley. Isso literalmente explodiu minha mente. Seu som era espesso, pesado, épico. Pesquisas mais profundas sobre o gênero me levaram a Blood Lust do Uncle Acid e mais tarde um amigo meu me levou a conhecer Electric Wizard, com a faixa “Funeralopolis”. Não consigo descrever, nunca ouvi algo assim antes, nunca voltei. Era um estado de não retorno, basicamente.

Ultimamente eu me encontrei no final dos anos 60, 70, bandas de proto metal e heavy metal. Eu acredito que é o lugar onde eu pertenço. É também um retrocesso aos meus primeiros dias de descoberta de bandas pela primeira vez como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple.

Você pode compartilhar mais alguns detalhes de como seu último álbum (((I ‘M H E R O I N))) foi gravado e lançado?

Foi inteiramente gravado ao vivo. Então nós adicionamos algumas guitarras dubladas e vocais isolados. Não demorou mais de 8 horas de estúdio para terminar tudo. Foi bem intenso, gravamos durante o verão (fevereiro de 2017 aqui), por volta dos 35 ºC. Todos os equipamentos estavam isolados em salas diferentes, mas tudo era tão alto que nem fazia diferença.

Foi uma sessão muito boa, além do console que parava de gravar de vez em quando sem motivo. Por causa disso, precisávamos fazer cerca de 7 tomadas de “Addicted to Satan”, e a única tomada que resgatamos foi a única que estava completa.


Não tínhamos vontade de mixar muito e meio que deixamos as faixas no modo de espera até maio. Lançamos um single (“Into The Night”) para a divisão Sahara / Mephistofeles e então nos concentramos em terminar o álbum.

A propósito, como há muitas pessoas sempre se perguntando sobre a nossa afinação ... nós apenas afinamos o padrão E e às vezes caímos no D.


Que tipo de processo você tem para masterizar o material para o lançamento?

Estamos realmente falidos, não temos dinheiro para usar nenhum equipamento caro ou vintage para fazer o tipo de masterização que gostaríamos de fazer. Um amigo nos emprestou a menor máquina de bobina que você esperaria ver neste último disco. Depois de mixar as faixas e fazer pequenos retoques em algumas coisas, passamos as faixas pela fita apenas para dar a elas uma “cor” e o adorável e irritante som sibilante. Nada mais sofisticado do que isso, já que gastamos quase todo o nosso dinheiro do bandcamp em armários e amplificadores valvulados. Ainda temos dinheiro para nosso engenheiro.

E quanto ao seu primeiro álbum Whore? Como você o compararia com (((I ‘M H E R O I N)))?

Para ser honesto, estou odiando muito a prostituta (Whore) neste momento. Não apenas por causa de como soa e sua produção, mas apenas me enoja o fato de que eu não estou mais orgulhoso disso, eu acho.

Algumas pessoas realmente amam, outras simplesmente odeiam com toda a sua alma. Acho que acabou não sendo o nosso melhor.

Por outro lado (((I 'M H E R O I N))) é apenas mais sujo em todos os aspectos. Não é apenas um passo adiante na evolução da banda, mas um verdadeiro recorde. É assim que queríamos soar, é aqui que almejamos há alguns anos. Eu realmente queria empurrar o conceito deste álbum em um cenário terrível onde deveria ser ódio, pútrido, apenas ser punk do caralho em sua própria maneira. Repugnar as pessoas, basicamente. Meio que deu, e deu ao álbum outro tipo de reputação, eu diria que vale a pena.


Existe algum outro material disponível.

Sim, sessões de demo mais do que qualquer coisa. Você pode ter todos eles em nossa página do bandcamp. Gosto muito deles, cada um deles é um marco no Mefistofeles. Master Doom ainda continua sendo meu favorito de todos eles. Devotional Doom é uma compilação de gravações brutas, material ao vivo e algumas tomadas de estúdio do que era Mephistofeles antes de 2015. Realmente soa diferente do que a maioria das pessoas esperaria de nós. Éramos muito jovens naquela época, de 16 a 19 anos. Pure Fucking Noise é apenas lixo. Mas nós realmente gostamos, pois tem algum material real ao vivo da banda, como no Mayhem Sessions.



Quem está por trás da arte?


Eu sou o único responsável por isso. Eu praticamente faço toda a imagem da banda. Eu realmente não acho que posso dar essa tarefa a mais ninguém. É tão frustrante tentar transmitir suas próprias ideias para outras pessoas que podem não entender o que você quer dizer. Simplesmente não funciona.

Creep Purple (https://www.facebook.com/creeppurple/) lançou seus dois álbuns em fita. Acho que seu trabalho artístico e a atmosfera de sua música vão muito bem juntos.

Obrigado, eu realmente aprecio isso. É algo que realmente me interessa.


Quem são algumas de suas bandas favoritas com quem você teve a chance de tocar nos últimos anos?

Bem, nós amamos o Sahara. Somos amigos e eles são até da nossa cidade. Então podemos planejar alguns shows de vez em quando com eles. Há também uma banda chamada The Black Furs. Eles são de Tapiales, Buenos Aires. Caras legais, nós nos tornamos bons amigos deles. Eles são na verdade os caras que nos fizeram viajar pela primeira vez fora de nossa cidade. Poderíamos ter tocado com outra banda favorita de Mar Del Plata, que se chama VLAD, mas infelizmente não aconteceu.


É bastante óbvio que você é fã de filmes de terror obscuros dos anos 1960 e 1970.

Sim, gostamos de filmes antigos e esse tipo de coisa. Mas temos gostos diferentes para certos tipos de filmes. Eu gostei do antigo cinema italiano, filmes classe B, coisas de motociclistas. Às vezes, eles se transformavam em um grande filme  cult, e às vezes em uma grande risada, dependendo de quão ruim ou baixo orçamento era. Filmes antigos da 2ª Guerra Mundial também são meus, estou gostando muito deles. Recentemente, estive curtindo MORBO (Gonzalo Suarez, 1972) e outro filme estranho chamado Wat Zien Ik (Diário de um Hooker, 1971) de Paul Verhoeven. Às vezes, parece que vou morrer sem ver toneladas de filmes realmente bons que são, em sua maioria, mais velhos do que eu.

Quais são alguns planos futuros?


Estamos planejando fazer mais shows do que no ano passado. Também trabalhando em algumas coisas novas. Às vezes fica entediante tocar as mesmas músicas de novo. Há planos de lançar um videoclipe com uma nova faixa, sem data específica. Acabamos de ter uma ideia de como deve ser. Grave mais coisas, experimente coisas novas e quem sabe ... talvez outro disco, se quiser.


Vamos encerrar esta entrevista com alguns de seus álbuns favoritos. Você encontrou algo novo que gostaria de recomendar aos nossos leitores?

Sim, eu gosto da música rock japonesa há muito tempo. Se você está procurando rock induzido-difuso-analógico-psicodélico dos anos 70, eu recomendaria “Yura Yura Teikoku” (ゆ ら ゆ ら 帝国). Estou amando sua discografia inteira. Seus álbuns 3x3x3, Me No Car e III devem ser ótimos para começar.

Não muito tempo atrás eu descobri sobre uma banda chamada "Westfauste", eles têm apenas um álbum chamado In a King’s Dream de 1971. Esse álbum é simplesmente lindo, eu não tenho palavras para descrevê-lo.

Tenho ouvido CAN recentemente. Tago Mago é um álbum tão legal, mas eu me apaixonei de verdade por Ege Bamyasi. Esse registro é simplesmente perfeito.

Recentemente, encontrei discos legais, estou gostando muito do álbum III do Weedpecker, assim como do álbum homônimo de Ball. Eu gostei da maneira como o Electric Wizard se saiu com o Wizard Bloody Wizard. Como muitas outras pessoas, eu esperava ouvir algo mais pesado do que Time To Die, mas para mim é ótimo que eles renascem com este novo álbum. Eles não perderam o místico e para mim isso é o que importa. Isso também lhes dará uma grande oportunidade de voltar com mais peso do que nunca. Eu também descobri sobre uma dupla chamada Black Cobra com seu álbum de 2006, Bestial. Às vezes me odeio por não ter encontrado essas joias no início da minha vida. As pessoas também deveriam ouvir Dracula e Black Magick SS, que detestam o metal psicodélico negro.

Obrigado. A última palavra é sua.


Agradeço muito esta entrevista e fazer parte da "It's Psychedelic Baby Magazine". Obrigado pelo seu tempo.

entrevista de Klemen Breznikar em

http://www.psychedelicbabymag.com/2018





Mephistofeles ‎– Devotional Doom

Genre:

Rock

Estilo:

Doom Metal

Ano:

2017



Lista de faixas


Master Doom (Edit) 5:11

Full Moon (Live) 5:44

Saint Constantine 3:03

Death Caravan 1:03

A Solemn Procession 9:37

Full Moon/The Dead From Above (Live) 3:18

Lucifer's Son 11:12

Red Birth (Live) 10:07

Evil Lights From The Zenith (Live) 9:07

The Dead From Above (Live) 1:24


DETALHES DAS FAIXAS

a faixa 1 foi uma edição do master doom ep no final de 2013.

* as faixas 2, 6 e 10 são de duas apresentações ao vivo em 2012.

a faixa 3 é de uma sessão em casa em 2014.

as faixas 4, 5 e 7 eram de um antigo EP gravado em casa no início de 2013.

* a faixa 8 é de uma apresentação ao vivo no final de 2011.

* a faixa 9 é de uma apresentação acústica ao vivo em 2014.


* as faixas ao vivo tiveram uma pós-produção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário