domingo, 17 de janeiro de 2021

Eddie Boyd And His Blues Band Featuring Peter Green (1967) ‎ Eddie Boyd And His Blues Band

 

VOLTANDO ÀS ORIGENS



Edward Riley Boyd  (25 de novembro de 1914 - 13 de julho de 1994) foi um pianista, cantor e compositor de blues americano, mais conhecido por suas gravações no início dos anos 1950, incluindo o número um da parada de R&B hit "Five Long Years".


Boyd nasceu em Stovall's Plantation, perto de Clarksdale, Mississippi,  ou em Frank Moore's Plantation, perto de Stovall, Mississippi.  Ele aprendeu a tocar violão e piano. Sua maneira de tocar piano foi influenciada pelos estilos de Roosevelt Sykes e Leroy Carr. 


Boyd mudou-se para o distrito de Beale Street em Memphis, Tennessee, em 1936, onde tocou com seu grupo, os Dixie Rhythm Boys. Ele então se juntou à Grande Migração de Afro-americanos para o norte, para as fábricas de Chicago em 1941. Ele gravou para a Bluebird Records, acompanhando músicos como Sonny Boy Williamson, Jazz Gillum, Muddy Waters e Tampa Red, antes de fazer suas primeiras gravações com seu próprio nome, em 1947. 



Ele decidiu produzir suas próprias gravações e levou duas demos para Joe Brown na J.O.B. Records, que concordou em regravar as faixas. Em maio de 1952, ele gravou "Five Long Years", que se tornou um grande sucesso, liderando a parada de R&B da Billboard por sete semanas no final do ano. Ele assinou com a Parrot Records, que então vendeu seu contrato para a Chess Records. Boyd teve mais dois sucessos para Chess em 1953, "24 Hours" e "Third Degree" (co-escrito por Willie Dixon), os quais alcançaram o número três na parada de R&B. 


Ele passou a gravar para uma série de gravadoras menores na década de 1950, mas um acidente de automóvel em 1957 no qual ele foi ferido colocou sua carreira em espera por um tempo.  Boyd fez uma turnê pela Europa com a banda de Buddy Guy em 1965 como parte do American Folk Blues Festival.  Mais tarde, ele fez uma turnê e gravou com Fleetwood Mac e John Mayall & the Bluesbreakers.


Insatisfeito com a discriminação racial enfrentada nos Estados Unidos, Boyd mudou-se para a Bélgica, onde gravou com a banda holandesa Cuby and the Blizzards. Ele se mudou novamente, em 1970, para Helsinque, Finlândia, onde continuou a se apresentar e a gravar dez discos de blues, o primeiro sendo Praise to Helsinki (1970). Ele se casou com sua esposa, Leila, em 1977.


Boyd morreu em 1994 no Hospital Meilahti em Helsinque. Ele foi enterrado no cemitério da Igreja de São Lourenço em Vantaa.  Poucos meses depois, o álbum de blues de Eric Clapton, From the Cradle, que inclui interpretações de "Five Long Years" e "Third Degree" de Boyd, foi lançado.


e ainda



Peter Allen Greenbaum (29 de outubro de 1946 - 25 de julho de 2020 ), conhecido profissionalmente como Peter Green, foi um cantor, compositor e guitarrista de blues rock inglês. Como fundador do Fleetwood Mac, ele foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1998. Músicas de Green, como "Albatross", "Black Magic Woman", "Oh Well", "The Green Manalishi (With the Two Prong Crown) "e" Man of the World ", apareceram nas paradas de singles, e várias foram adaptadas por uma variedade de músicos.


Green foi uma figura importante na "segunda grande época"  do movimento blues britânico. Eric Clapton elogiou seu jeito de tocar guitarra, e BB King comentou: "Ele tem o tom mais doce que já ouvi; ele foi o único que me deu suores frios."  Green estava interessado em expressar emoções em suas canções, em vez de mostrar o quão rápido ele conseguia tocar. Sua marca registrada incluía flexão de cordas, vibrato e economia de estilo. 


Em junho de 1996, Green foi eleito o terceiro melhor guitarrista de todos os tempos na revista Mojo.  A Rolling Stone o classificou em 58º lugar em sua lista dos "100 maiores guitarristas de todos os tempos". O tom de Green na instrumental "The Super-Natural" foi classificado como um dos 50 melhores de todos os tempos pela Guitar Player.




Eddie Boyd And His Blues Band Featuring Peter Green  ‎– Eddie Boyd And His Blues Band

Selo:

Decca ‎– SKL 4872, Decca ‎– SKL.4872

Formato:

Vinyl, LP, Stereo

País:

UK

Lançado:

1967

Genre:

Blues

Estilo:

Piano Blues



Lista de faixas

A1 Too Bad Part 1

A2 Dust My Broom

A3 Unfair Lovers

A4 Key To The Highway

A5 Vacation From The Blues

A6 Steak House Rock

A7 Letter Missin' Blues

A8 Ain't Doin' Too Bad

B1 Blue Coat Man

B2 The Train Is Coming

B3 Save Her, Doctor

B4 Rack 'Em Back

B5 Too Bad Part 2

B6 The Big Bell

B7 Pinetop's Boogie Woogie

B8 Night Time Is The Right Time



Créditos

Backing Vocals – John Mayall (tracks: B8), Peter Green (2) (tracks: B8)

Baritone Saxophone – Harry Klein (2) (tracks: A1)

Bass Guitar – John McVie

Drums – Aynsley Dunbar

Engineer [Recording] – Gus Dudgeon

Guitar – Peter Green (2), Tony McPhee (tracks: A2 & B3)

Harmonica – John Mayall

Producer, Liner Notes – Mike Vernon

Tenor Saxophone – Bob Efford (tracks: A1), Rex Morris (tracks: A1)

Trumpet – Albert Hall (2) (tracks: A1)

Vocals, Piano – Eddie Boyd

Written-By – Broonzy* (tracks: A4), Smith* (tracks: B7), Boyd* (tracks: A1, A3, A5 to B6), James* (tracks: A2), Sykes* (tracks: B8)



Nenhum comentário:

Postar um comentário