segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Crystal Pure! (1969) The Lemon Drops

 





Quem gosta de Leaves, The Seeds et al vai adorar os primeiros acordes desta banda, um grupo azarado de Chicago que não conseguiu transformar uma onda local de entusiasmo popular em algo maior, apesar de algumas boas canções. Seu material posterior foi mais autoconscientemente psicodélico, mas ainda é muito bem feito, com excelente execução e harmonias. Os Lemon Drops eram Jeff Brand (baixo), Bobby Lunack (guitarra base), Gary Weiss (bateria), Eddie Weiss (guitarra base) e Danny Smola (vocal), que começaram a ensaiar na casa dos Weiss quando tinham entre 14 e 17 anos. Com o guitarrista Ricky Erickson a reboque e mais tarde um membro oficial, eles gravaram seu primeiro álbum, "I Live In the Springtime", para Rembrandt, um selo local co-propriedade de um dos irmãos mais velhos dos Weisses. "I Live in the Springtime" teve uma recepção entusiástica localmente, e foi tocada em Nova York.


Os membros da banda se tornaram celebridades entre os garotos locais quando foram expulsos da escola por causa dos cabelos longos. Naquela época, eles estavam em seu segundo single, o furioso rock anti-Vietnã "It Happens Everyday", e logo depois tinha um novo vocalista, Dick Sidman. A banda deslizou facilmente para o florescimento psicodélico do Summer of Love, adicionando mais referências de flower power à sua mistura de sons. Parecia que a RCA estava interessada no grupo, mas uma confusão impediu que as fitas de seu terceiro single, "Algum Tempo Atrás" / "Theatre of Your Eyes", chegassem à companhia em Nova York a tempo. Um contrato potencial com a Uni Records deu em nada, e seu terceiro single, bem como uma dúzia de faixas gravadas ao vivo na casa de Weiss em janeiro de 1968, não foram ouvidos. Mais algumas músicas foram cortadas em nome da Buena Vista Records, mas a morte do chefe da gravadora anulou o acordo, e um contrato potencial com a Alden Records se desfez, junto com o grupo, após uma festa ácida na mansão do proprietário em Los Angeles no verão de 1969.

por Bruce Eder


Combina o conteúdo de ambos os LPs emitidos pelo selo Cicadelic em meados dos anos 80 (Crystal Pure e Second Album) em um CD, tornando esta coleção realmente definitiva. Quase todas as fitas conhecidas, cobrindo tanto sua garagem elétrica / psicológica escaldante quanto as laterais acústicas / folk mais suaves. Datado de 1967 e 1968, apresenta muito material original que a banda gravou em estúdios de Chicago, bem como algumas demos caseiras sem baterista. Estas são relíquias cativantes (e ainda comoventes) de uma época de grande exuberância, inocência e esperança. Boas harmonias nas baladas psicodélicas, que foram descritas como "banda de garagem Donovan". Uma das melhores reedições da música desconhecida de garagem / psicodélica dos anos 60.

por Richie Unterberger



Bem ,


The Lemon Drops foi uma banda pop psicodélica americana de Chicago, Illinois, formada em 1966. A banda, originalmente criada por estudantes do ensino médio, produziu um single em seu apogeu que alcançou sucesso regional, mas também gravou vários outros materiais inéditos que conquistaram o grupo  na década de 1980. Durante sua existência, a banda foi uma peça essencial no desenvolvimento do pop psicodélico em Illinois.




The Lemon Drops ‎– Crystal Pure!

Selo:

Cicadelic Records ‎– Ciclp-984

Formato:

Vinyl, LP

País:

US

Lançado:

1985

Genre:

Rock, Pop

Estilo:

Psychedelic Rock




Lista de faixas

A1 Sometime Ago 3:38

A2 It Happens Everyday 2:20

A3 I Live In The Springtime 2:52

A4 The Theatre Of Your Eyes 3:20

A5 Popsicle Girl 5:20

A6 Crystal Pure 2:28

B1 Up To The Tower

Written-By – Ricky Erickson

2:00

B2 Paperplane Flyer

Written-By – Dick Sidman, Eddie Weiss

2:30

B3 Flower Pure 4:00

B4 Fairytales

Written-By – Dick Sidman, Eddie Weiss

2:10

B5 Nobody For Me

Written By – Roger, Gary, And Eddie Weiss

Written-By – Eddie Weiss, Gary Weiss, Roger Weiss

2:45

B6 Hi, How Are You Today! 3:08




Créditos do disco e banda


Bass Guitar – Bobby Lunak (tracks: A5, A6, B2 to B4), Jeff Brand (tracks: A1 to A4, B1, B5, B6)

Drums – Gary Weiss

Lead Guitar – Eddie Weiss (tracks: A5, A6, B2 to B6), Ricky Erickson (tracks: A1 to A4, B1)

Lead Vocals – Danny Smola (tracks: A2, A3), Dick Sidman (tracks: A1, A4 to B4, B6), Eddie Weiss (tracks: B5)

Rhythm Guitar – Bobby Lunak (tracks: A1 to A4, B6), Eddie Weiss

Written-By – Roger Weiss (tracks: A1 to A6, B3, B6)


Producer – Anton Urban, R. Reggie Weiss*

Engineer – Brian Christian, Tom Pick

Engineer [Mix] – Scott Loehr*

Executive-Producer – Michael Greisman



Nenhum comentário:

Postar um comentário