Houses of the Holy é o quinto álbum de estúdio da banda de rock inglesa Led Zeppelin. Foi lançado em 28 de março de 1973 pela Atlantic Records.
O álbum contou com a instalação de estúdios em casa por dois integrantes da banda, o que lhes permitiu desenvolver canções e arranjos mais sofisticados e expandir seu estilo musical. Posteriormente, várias canções tornaram-se fixas no set ao vivo do grupo, incluindo "The Song Remains the Same", "The Rain Song" e "No Quarter". Outro material gravado nas sessões, incluindo a faixa-título, foi arquivado e lançado nos álbuns posteriores Physical Graffiti e Coda. Todos os instrumentos e vocais foram fornecidos pelos membros da banda Robert Plant (vocais), Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo, teclado) e John Bonham (bateria). O álbum foi produzido por Jimmy Page e mixado por Eddie Kramer.
A capa foi a primeira da banda desenhada pela Hipgnosis e foi baseada em uma fotografia tirada na Giant's Causeway na Irlanda do Norte.
Embora a resposta da crítica tenha sido mista, Houses of the Holy se tornou um sucesso comercial depois de receber a certificação Diamond (mais de 10 milhões de álbuns vendidos) pela Recording Industry Association of America (RIAA) em 1999. Em 2020, o álbum foi classificado no número 278 nos 500 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone.
Led Zeppelin foi uma banda de rock inglesa formada em Londres em 1968. O grupo era formado pelo vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page, o baixista / tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham. Com seu som pesado e guiado pela guitarra, eles são regularmente citados como um dos progenitores do heavy metal, embora seu estilo tenha vindo de uma variedade de influências, incluindo blues e folk music. A banda recebeu o crédito por impactar significativamente a natureza da indústria da música, particularmente no desenvolvimento do rock orientado ao álbum (AOR) e do rock de estádio. Muitos críticos consideram o Led Zeppelin um dos grupos de rock mais bem-sucedidos, inovadores e influentes da história.
Depois de mudar seu nome de New Yardbirds, o Led Zeppelin assinou um contrato com a Atlantic Records que lhes deu uma liberdade artística considerável. Embora o grupo fosse inicialmente impopular com os críticos, eles alcançaram um sucesso comercial significativo com oito álbuns de estúdio lançados em dez anos, de Led Zeppelin (1969) a In Through the Out Door (1979). Seu quarto álbum de estúdio sem título, comumente conhecido como Led Zeppelin IV (1971), tornou-se um dos álbuns mais vendidos da história. Apresentava a canção "Stairway to Heaven", que se tornou uma das obras mais populares e influentes do rock, e ajudou a garantir a popularidade do grupo.
Page escreveu a maioria das músicas do Led Zeppelin, particularmente no início de sua carreira, enquanto Plant geralmente fornecia as letras. As composições baseadas em teclado de Jones mais tarde se tornaram centrais para o catálogo do grupo, que apresentava experimentação crescente. A última metade de sua carreira assistiu a uma série de turnês que quebraram recordes que deram ao grupo a reputação de excesso e libertinagem. Embora tenham continuado comercialmente e criticamente bem-sucedidos, sua produção e programação de turnês foram limitadas durante o final dos anos 1970, e o grupo se desfez após a morte de Bonham por asfixia relacionada ao álcool em 1980. Nas décadas que se seguiram, os ex-membros esporadicamente colaboraram e participaram de um -off reuniões do Led Zeppelin. O mais bem-sucedido deles foi o Concerto de Tributo a Ahmet Ertegun, em 2007, em Londres, com o filho de Bonham, Jason Bonham na bateria.
Led Zeppelin é um dos artistas musicais mais vendidos de todos os tempos; várias fontes estimam as vendas recordes do grupo em 200 a 300 milhões de unidades em todo o mundo. Com vendas certificadas pela RIAA de 111,5 milhões de unidades, eles são a terceira banda mais vendida e o quinto artista mais vendido nos Estados Unidos. Eles alcançaram oito álbuns número um consecutivos no Reino Unido, e cada um de seus nove álbuns de estúdio colocados no top 10 da parada de álbuns da Billboard e seis alcançaram o primeiro lugar. A revista Rolling Stone os descreveu como "a banda mais pesada de todos os tempos", "a maior banda dos anos 70" e "inquestionavelmente uma das bandas mais duradouras da história do rock". Eles foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 1995; a biografia da banda no museu afirma que eles foram "tão influentes" durante os anos 1970 quanto os Beatles foram durante os anos 1960.
Houses of the Holy
Six nude children with long blonde hair scramble up a stairstep series of basalt rocks ascending away from the viewer, with an orange-white sky above
Studio album by Led Zeppelin
Released 28 March 1973
Recorded December 1971 – August 1972
Studio
Rolling Stones Mobile, Stargroves and Headley Grange;
Island and Olympic, London
Genre Rock, hard rock
Length 40:57
Label Atlantic
Producer Jimmy Page
Track listing
Side one
No. Title Writer(s) Length
1. "The Song Remains the Same"
Jimmy PageRobert Plant
5:32
2. "The Rain Song"
PagePlant
7:39
3. "Over the Hills and Far Away"
PagePlant
4:50
4. "The Crunge"
John BonhamJohn Paul JonesPagePlant
3:17
Side two
No. Title Writer(s) Length
1. "Dancing Days"
PagePlant
3:43
2. "D'yer Mak'er"
BonhamJonesPagePlant
4:23
3. "No Quarter"
JonesPagePlant
7:00
4. "The Ocean"
BonhamJonesPagePlant
4:31
Sides one and two were combined as tracks 1–8 on CD reissues.
Led Zeppelin
Robert Plant – lead vocals
Jimmy Page – guitars, production
John Paul Jones – bass guitar, piano, electric piano, Mellotron, organ, synthesizer, synthesized bass, backing vocals on "The Ocean"
John Bonham – drums, backing vocals on "The Ocean"
Nenhum comentário:
Postar um comentário