terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Pearl (1971) Janis Joplin and the Full Tilt Boogie Band (50 Anos)


Pearl é o segundo e último álbum solo de estúdio de Janis Joplin, lançado postumamente em 11 de janeiro de 1971, três meses após sua morte em 4 de outubro de 1970. Foi o último álbum com sua participação direta, e o único álbum de Joplin gravado com o Full Tilt Boogie Band, sua última unidade de turnê. Ele alcançou a posição número um na Billboard 200, mantendo esse lugar por nove semanas. Foi certificado como platina quádrupla pela RIAA.


Janis Lyn Joplin (19 de janeiro de 1943 - 4 de outubro de 1970) foi uma cantora e compositora americana que cantava rock, soul e blues. Uma das estrelas do rock mais conhecidas e bem-sucedidas de sua época, ela era conhecida por seus poderosos vocais mezzo-soprano e presença de palco "elétrica". 


Em 1967, Joplin ganhou fama após uma aparição no Monterey Pop Festival, onde era a vocalista da então pouco conhecida banda de rock psicodélico de San Francisco, Big Brother and the Holding Company. Depois de lançar dois álbuns com a banda, ela deixou o Big Brother para continuar como artista solo com seus próprios grupos de apoio, primeiro a Kozmic Blues Band e depois a Full Tilt Boogie Band. Ela apareceu no festival de Woodstock e na excursão de trem Festival Express. Cinco singles de Joplin alcançaram o Billboard Hot 100, incluindo um cover da canção "Me and Bobby McGee" de Kris Kristofferson, que alcançou o número um em março de 1971. Suas canções mais populares incluem versões cover de "Piece of My Heart", "Cry Baby", "Down on Me", "Ball and Chain" e "Summertime"; e sua canção original "Mercedes Benz", sua gravação final. 


Joplin morreu de overdose acidental de heroína em 1970 aos 27 anos, depois de lançar três álbuns. Um quarto álbum, Pearl, foi lançado em janeiro de 1971, pouco mais de três meses após sua morte. Alcançou o número um nas paradas da Billboard. Ela foi postumamente incluída no Rock and Roll Hall of Fame em 1995. A Rolling Stone classificou Joplin em 46º lugar em sua lista de 2004 dos 100 maiores artistas de todos os tempos  e em 28º em sua lista de 2008 dos 100 maiores cantores de todos os tempos . Ela continua sendo uma das musicistas mais vendidas nos Estados Unidos, com certificações da Recording Industry Association of America de 18,5 milhões de álbuns vendidos.





Pearl


Studio album by Janis Joplin and the Full Tilt Boogie Band

Released January 11, 1971

Recorded July 27 – October 4, 1970

Studio Sunset Sound Recorders, Hollywood, California

Genre

Blues rocksoul bluesR&Bfunk rock

Length 34:10

Label Columbia

Producer Paul A. Rothchild




Track listing

Side one

No. Title Writer(s) Length

1. "Move Over" Janis Joplin 3:39

2. "Cry Baby" Jerry Ragovoy, Bert Berns 3:55

3. "A Woman Left Lonely" Dan Penn, Spooner Oldham 3:27

4. "Half Moon" John Hall, Johanna Hall 3:51

5. "Buried Alive in the Blues" Nick Gravenites 2:24

Side two

No. Title Writer(s) Length

1. "My Baby" Jerry Ragovoy, Mort Shuman 3:44

2. "Me and Bobby McGee" Kris Kristofferson, Fred Foster 4:29

3. "Mercedes Benz" Janis Joplin, Bob Neuwirth, Michael McClure 1:46

4. "Trust Me" Bobby Womack 3:15

5. "Get It While You Can" Jerry Ragovoy, Mort Shuman (Howard Tate 1966 rendition)




Full Tilt Boogie Band


Janis Joplin – vocals, guitar on "Me and Bobby McGee"

Richard Bell – piano

Ken Pearson – Hammond organ

John Till – electric guitar

Brad Campbell – bass guitar

Clark Pierson – drums

Additional personnel


Bobby Womack – acoustic guitar on "Trust Me"

Bobbye Hall – congas, percussion

Phil Badella, John Cooke, Vince Mitchell – backing vocals

Sandra Crouch – tambourine





Nenhum comentário:

Postar um comentário