Presence é o sétimo álbum de estúdio da banda britânica de rock Led Zeppelin, lançado pela Swan Song Records em 31 de março de 1976. Ele foi escrito e gravado durante um período tumultuado da história da banda, como vocalista Robert Plant estava se recuperando de ferimentos graves que sofreu em um recente acidente de carro. O álbum recebeu críticas mistas dos críticos e é também o disco com as vendas mais lentas da banda (além do álbum póstumo Coda), só conseguindo alcançar o certificado de platina tripla nos Estados Unidos. No entanto, o guitarrista Jimmy Page descreve Presence como o álbum "mais importante", provando que a banda iria continuar apesar de sua crise.
Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock formada em Londres, em 1968. Consistia no guitarrista Jimmy Page, no vocalista Robert Plant, no baixista e tecladista John Paul Jones e no baterista John Bonham. Seu som pesado e violento de guitarra, enraizado no blues e música psicodélica de seus dois primeiros álbuns, é frequentemente reconhecido como um dos fundadores do heavy metal. Seu estilo foi inspirado em uma grande variedade de influências, incluindo a música folk, psicodélica e o blues.
Depois de mudar seu antigo nome de New Yardbirds, o Led Zeppelin assinou um contrato favorável com a Atlantic Records, que lhes ofereceu uma considerável liberdade artística. O grupo não gostava de lançar suas canções como singles, pois viam os seus álbuns como indivisíveis e completas experiências de escuta. Embora inicialmente impopular com os críticos, o grupo conseguiu um impacto comercial significativo nas vendas com Led Zeppelin (1969), Led Zeppelin II (1969), Led Zeppelin III (1970), o quarto álbum sem título (1971), Houses of the Holy (1973), e Physical Graffiti (1975). O quarto álbum, com a música "Stairway to Heaven", está entre as obras mais populares e influentes do rock e ajudou a consolidar a popularidade do grupo.
Álbuns posteriores da banda visaram uma experimentação maior e foram acompanhados por extensos recordes e concertos que renderam à banda uma reputação pelos seus excessos e sua devassidão. Apesar de terem permanecido bem-sucedidos comercial e criticamente, a sua produção e agenda de shows foram limitadas no final da década de 1970, e o grupo se desfez após a morte repentina de Bonham, em 1980. Desde então, os membros remanescentes esporadicamente colaboraram e participaram em raras reuniões juntos. A mais bem-sucedida delas foi em 2007 no Ahmet Ertegun Tribute Concert, em Londres, com Jason Bonham no lugar de seu pai.
Presence
Álbum de estúdio de Led Zeppelin
Lançamento 31 de março de 1976
Gravação Novembro de 1975, Musicland Studios, Munique, Alemanha
Gênero(s)
Hard rockblues rock
Duração 44:25
Gravadora(s) Swan Song Records
Produção Jimmy Page
faixas
Lado 1
Nº Título Compositor(es) Duração
1. "Achilles Last Stand" Jimmy Page e Robert Plant 10:23
2. "For Your Life" Page e Plant 6:21
3. "Royal Orleans" Page, Plant, John Paul Jones e John Bonham 2:59
Lado 2
Nº Título Compositor(es) Duração
1. "Nobody's Fault But Mine" Page e Plant 6:28
2. "Candy Store Rock" Page e Plant 4:07
3. "Hots On for Nowhere" Page e Plant 4:43
4. "Tea for One" Page e Plant 9:27
Duração total:
44:25
Led Zeppelin
Jimmy Page - Guitarra, violão, produtor
Robert Plant - Vocal, harmônica
John Bonham - Bateria, percussão
John Paul Jones - Baixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário