In Utero é o terceiro e último álbum de estúdio da banda de rock americana Nirvana, lançado em 13 de setembro de 1993 pela DGC Records. A banda pretendia que o álbum fosse uma partida do som polido de seu antecessor, Nevermind. No início de 1992, o vocalista Kurt Cobain afirmou que o In Utero apresentaria "ambos os extremos" do som do Nirvana, dizendo "será mais cru com algumas músicas e mais pop doce em algumas das outras. Não será tão unidimensional como Nevermind ". Para capturar um som mais abrasivo e natural, o Nirvana contratou o engenheiro Steve Albini para gravar In Utero durante um período de duas semanas em fevereiro de 1993 no Pachyderm Studio em Cannon Falls, Minnesota. A música foi gravada rapidamente naquela época, com poucos enfeites de estúdio. As letras e a embalagem do álbum incorporaram em grande parte imagens médicas que transmitiram a visão do frontman Kurt Cobain sobre sua vida pessoal divulgada e a fama recém-descoberta de sua banda.
Logo após o término da gravação, rumores circularam na imprensa de que a DGC poderia não lançar In Utero em seu estado original, já que a gravadora sentiu que o resultado não era comercialmente viável. Embora o Nirvana tenha negado publicamente as declarações, a banda concordou em remixar partes do álbum. Quando Albini se recusou a alterar mais o álbum, a banda contratou R.E.M. o produtor Scott Litt fez pequenas alterações em seu som e remixou os singles "Heart-Shaped Box" e "All Apologies". Apesar das preocupações da DGC, In Utero provou ser um grande sucesso comercial e de crítica após o lançamento, alcançando o primeiro lugar na Billboard 200 dos EUA e no UK Albums Chart. O álbum foi recebido com aclamação como uma saída drástica de Nevermind, e desde então foi descrito por várias publicações como um dos melhores álbuns de todos os tempos. "Heart-Shaped Box" e "All Apologies" alcançaram o primeiro lugar na parada de canções alternativas da Billboard. O álbum foi certificado 5 × platina pela RIAA e vendeu 15 milhões de cópias em todo o mundo.
O Nirvana foi uma banda de rock americana formada em Aberdeen, Washington, em 1987. Fundada pelo vocalista e compositor e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic, a banda passou por uma sucessão de bateristas antes de recrutar Dave Grohl em 1990. O sucesso do Nirvana popularizou o rock alternativo, e eles eram frequentemente referenciados como a banda principal da Geração X. Sua música mantém uma sequência popular e continua a influenciar a cultura moderna do rock and roll.
No final dos anos 1980, o Nirvana se estabeleceu como parte da cena grunge de Seattle, lançando seu primeiro álbum, Bleach, para a gravadora independente Sub Pop em 1989. Eles desenvolveram um som que dependia de contrastes dinâmicos, muitas vezes entre versos calmos e altos, refrões pesados. Depois de assinar com a grande gravadora DGC Records em 1991, o Nirvana encontrou um sucesso inesperado com "Smells Like Teen Spirit", o primeiro single de seu segundo álbum Nevermind (1991). Um fenômeno cultural da década de 1990, o álbum passou a ser certificado como Diamante pela RIAA e é frequentemente creditado por encerrar o domínio do hair metal.
Caracterizados por sua estética punk, a fusão de melodias pop com ruído do Nirvana, combinada com seus temas de abjeção e alienação social, trouxe-lhes popularidade global. Após extensas turnês e o álbum de compilação de 1992 Incesticide e EP Hormoaning, a banda lançou seu terceiro álbum de estúdio abrasivo e menos mainstream, In Utero (1993). O álbum liderou as paradas de álbuns dos Estados Unidos e do Reino Unido e foi aclamado pela crítica. O Nirvana se desfez após o suicídio de Cobain em abril de 1994. Vários lançamentos póstumos foram supervisionados por Novoselic, Grohl e a viúva de Cobain, Courtney Love. O álbum póstumo ao vivo MTV Unplugged in New York (1994) ganhou o prêmio de Melhor Performance de Música Alternativa no Grammy Awards de 1996.
Em 2009, as vendas de discos do Nirvana ultrapassaram 75 milhões em todo o mundo, tornando-os uma das bandas mais vendidas de todos os tempos. Durante seus três anos como artista mainstream, o Nirvana recebeu um American Music Award, Brit Award e Grammy Award, bem como sete MTV Video Music Awards e dois NME Awards. Eles alcançaram cinco sucessos número um na parada de músicas alternativas da Billboard e quatro álbuns número um na Billboard 200. Em 2004, a Rolling Stone nomeou o Nirvana entre os 100 maiores artistas de todos os tempos. Eles foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em seu primeiro ano de elegibilidade em 2014.
In Utero
A fairy with human innards is visible below the band's name. The title of the album, In Utero, appears below the fairy.
Studio album by Nirvana
Released September 13, 1993
Recorded February 12–26, 1993
Studio Pachyderm, Cannon Falls, Minnesota
Genre
Grunge[2]alternative rock[3]punk rock[4]noise punk[5]
Length 41:21
Label DGC
Producer Steve Albini
Track listing
All tracks are written by Kurt Cobain, except where noted.
No. Title Length
1. "Serve the Servants" 3:36
2. "Scentless Apprentice" (Cobain, Dave Grohl, Krist Novoselic) 3:48
3. "Heart-Shaped Box" 4:41
4. "Rape Me" 2:50
5. "Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle" 4:09
6. "Dumb" 2:32
7. "Very Ape" 1:56
8. "Milk It" 3:55
9. "Pennyroyal Tea" 3:37
10. "Radio Friendly Unit Shifter" 4:51
11. "tourette's" 1:35
12. "All Apologies" 3:51
Nirvana no Disco
Kurt Cobain – guitar, vocals, art direction, design, photography
Krist Novoselic – bass guitar
Dave Grohl – drums, percussion, backing vocals
Other musicians
Kera Schaley – cello on "All Apologies" and "Dumb"
Lori Goldston – cello on live tracks
Pat Smear - rhythm guitar, backing vocals on live tracks
Nenhum comentário:
Postar um comentário