quinta-feira, 22 de abril de 2021

POVOS DO ARCO-ÍRIS – A MEMÓRIA VIVA DOS FILHOS DA TERRA

Grupo Malasartes leva a cultura dos povos indígenas para várias cidades paranaenses


O projeto itinerante “POVOS DO ARCO-ÍRIS – A MEMÓRIA VIVA DOS FILHOS DA TERRA”, do grupo curitibano Malasartes, levará a cultura de várias etnias dos povos originários de nosso país através de sessões dirigidas para alunos, professores e comunidade escolar de 06 cidades paranaenses a partir desta semana.

Os alunos, professores e comunidade escolar do município de Inácio Martins (PR) serão os primeiros a receber via plataforma virtual as apresentações nos dias 22 e 23 de abril. A cidade de Turvo (PR) será na semana seguinte nos dias 29 e 30 de abril. Os demais municípios como Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Manoel Ribas e Cândido de Abreu, entram na agenda de maio.

 

As apresentações são sobre lendas e mitos da tradição indígena e serão ofertadas no formato virtual (transmissões online). Em função da pandemia COVID – 19, e das restrições necessárias, serão realizadas 42 sessões virtuais para essas comunidades, distribuídas entre as instituições escolares, em um trabalho vivo de resgate e difusão dessa cultura ancestral. As cidades que recebem o projeto abrigam terras demarcadas ou aldeias indígenas das etnias Kaingang, Guarani e Xetá.

 

O projeto tem como principal objetivo trabalhar com crianças e adultos a valorização da cultura de nossos ancestrais para que entendam que ela vai muito além do cocar de cartolina e do rosto pintado com guache nos festejos escolares do dia 19 de abril, quando se comemora o Dia do Índio. A montagem tem a direção artística e produção de Luis Teixeira, e conta com a participação da atriz e contadora de histórias Adriane Havro e do músico e arte-educador Érico Viensci.
FOTO_ ARTE EDUCADORES__ ERICO VIENSCI E ADRIANE HAVRO_ POVOS DO ARCO IRIS.jpg

Precisamos reconhecer que o índio não é personagem de um passado perdido nas folhas amareladas de enciclopédias e cartilhas de folclore.  O índio é cidadão do tempo presente e deve ter os seus direitos respeitados”, relata o diretor artístico, Luis Teixeira.


O projeto “POVOS DO ARCO-ÍRIS – A MEMÓRIA VIVA DOS FILHOS DA TERRA” é realizado pela Malasartes – Educação Sensível, com o 
incentivo do Governo do Estado do Paraná por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná), e apoio da COPEL.

 

 

Povos do Arco_Iris _ cartaz.png

 

Grupo Malasartes

 

O Grupo Malasartes é um coletivo de intervenção artística dedicado à criação de oficinas e apresentações itinerantes para crianças e jovens, com foco na difusão da cultura popular e de histórias da tradição oral. Criado em 1995, esse núcleo realiza há mais de 24 anos trabalhos de interação sensível em espaços comunitários (escolas, hospitais, bibliotecas etc.), e traz em sua trajetória cerca de 30 projetos culturais realizados, usando uma combinação de três eixos de pesquisa e atuação: a Oralidade, a Ludicidade e a Gestualidade.

 

Para maiores informações, você pode acessar a Fanpage do Projeto “POVOS DO ARCO-ÍRIS – A MEMÓRIA VIVA DOS FILHOS DA TERRA” neste link.

 

https://www.facebook.com/Povos-do-Arco-%C3%8Dris-A-mem%C3%B3ria-viva-dos-Filhos-da-Terra-102840188601556

 

SERVIÇO

Data: 
22 e 23 de abril de 2021
Horário: 
Diversos I Consultar agenda Escolas Municipais de Inácio Martins (PR)
Local: Plataforma Virtual
Informações sobre acesso: 
Escolas Municipais e Secretarias de Educação dos Municípios de Inácio Martins (PR)



FICHA TÉCNICA

 

Direção Artística e Produção: Luis Teixeira

Assistência de Produção: Daniel Havro

Atriz e narradora de histórias: Adriane Havro

Músico: Érico Viensci

Design gráfico: Adriana Alegria

Ilustração: Heliana Grudzien

Assessoria/ Mídia Sociais: Kika Marquardt

Nenhum comentário:

Postar um comentário