quarta-feira, 14 de abril de 2021

Ten (1991) Pearl Jam


Ten é o primeiro álbum de estúdio da banda americana de rock Pearl Jam, lançado em 27 de agosto de 1991 pela Epic Records. Após a dissolução de sua banda anterior, Mother Love Bone, em 1990, o baixista Jeff Ament e o guitarrista Stone Gossard começaram a ensaiar com o guitarrista Mike McCready. O grupo gravou uma fita demo instrumental de cinco canções com Matt Cameron na bateria. Cópias da demo acabaram sendo dadas ao baterista Dave Krusen e ao vocalista Eddie Vedder, ambos convidados para uma audição para a banda em Seattle. Muitas das canções em Ten eram jams instrumentais ou canções retrabalhadas de Mother Love Bone para as quais Vedder compôs novas melodias e letras. 


Apesar de sua reputação como um recorde grunge por excelência, Ten é freqüentemente conhecido por exibir uma influência do rock clássico mais forte do que outros lançamentos grunge contemporâneos. Em uma resenha para o AllMusic, Steve Huey afirma que as "texturas de guitarra intrincadamente arranjadas e amplo vocabulário harmônico ... lembraram especialmente Jimi Hendrix e Led Zeppelin" e caracterizou o álbum como tendo um "hino" e "som quente e rico". Huey também elogia Vedder pelo "timbre altamente distinto" de seus vocais e pelo "comprometimento apaixonado de sua apresentação". 


Ten não foi um sucesso imediato, mas no final de 1992 alcançou o número dois na Billboard 200. O álbum produziu três singles de sucesso: "Alive", "Even Flow" e "Jeremy". "Jeremy" se tornou uma das canções mais conhecidas do Pearl Jam, e recebeu indicações para Melhor Canção de Rock e Melhor Performance de Hard Rock no 35º Grammy Awards. O vídeo de "Jeremy" foi fortemente alternado pela MTV e recebeu quatro prêmios no MTV Video Music Awards de 1993, incluindo Vídeo do Ano e Melhor Vídeo de Grupo. 


Além de seu papel na consolidação do sucesso mainstream do grunge rock no início de 1990, Ten é geralmente considerado como tendo sido fundamental para a ascensão e domínio do rock alternativo ao longo da década. O álbum foi classificado por várias publicações como um dos melhores álbuns de todos os tempos. Em fevereiro de 2013, ele vendeu 13 milhões de cópias nos Estados Unidos, tornando-se o 22º disco na era Nielsen SoundScan  e foi certificado como 13 × Platinum pela Recording Industry Association of America (RIAA). Ten continua sendo o álbum de maior sucesso comercial do Pearl Jam.





Pearl Jam é uma banda de rock americana formada em Seattle, Washington, em 1990. A formação da banda consiste nos membros fundadores Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra base), Mike McCready (guitarra solo) e Eddie Vedder (solo) vocal, guitarra), bem como Matt Cameron (bateria), que se juntou em 1998. O tecladista Boom Gaspar também faz turnê / sessão com a banda desde 2002. Os bateristas Jack Irons, Dave Krusen, Matt Chamberlain e Dave Abbruzzese são ex-membros da banda. O Pearl Jam superou as vendas de muitas de suas bandas de rock alternativo contemporâneo do início de 1990 e é considerado uma das bandas mais influentes da década, sendo apelidada de "a banda de rock & roll americana mais popular dos anos 90". 


Formado após o fim da banda anterior de Gossard e Ament, Mother Love Bone, o Pearl Jam entrou no mainstream com seu álbum de estreia, Ten, em 1991. Ten permaneceu na parada Billboard 200 por quase cinco anos e se tornou um dos discos de rock mais vendidos de todos os tempos, chegando a 13x de platina nos Estados Unidos. Lançado em 1993, o segundo álbum do Pearl Jam, Vs., vendeu mais de 950.000 cópias em sua primeira semana de lançamento, estabelecendo o recorde de mais cópias de um álbum vendido em sua primeira semana de lançamento na época. Seu terceiro álbum, Vitalogy (1994), tornou-se o segundo CD de venda mais rápida da história na época, com mais de 877.000 unidades vendidas na primeira semana.


Uma das principais bandas do movimento grunge do início dos anos 1990, os membros do Pearl Jam frequentemente evitavam práticas populares da indústria musical, como fazer videoclipes ou participar de entrevistas. A banda também processou a Ticketmaster, alegando que monopolizou o mercado de ingressos para shows. Em 2006, a Rolling Stone descreveu a banda como tendo "passado grande parte da última década destruindo deliberadamente sua própria fama." 


O Pearl Jam vendeu mais de 85 milhões de álbuns em todo o mundo em 2018, incluindo quase 32 milhões de álbuns nos Estados Unidos em 2012, tornando-os uma das bandas mais vendidas de todos os tempos. O Pearl Jam foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 2017 em seu primeiro ano de elegibilidade.  Eles foram classificados em 8º lugar em uma pesquisa com leitores da revista Rolling Stone em sua edição "Os dez melhores atos ao vivo de todos os tempos". Ao longo de sua carreira, a banda também promoveu questões sociais e políticas mais amplas, de sentimentos pró-escolha à oposição à presidência de George W. Bush. Vedder atua como porta-voz da banda nessas questões. 




Ten


Artwork for the 1991 vinyl edition

Studio album by Pearl Jam

Released August 27, 1991

Recorded March 27 – April 26, 1991

Studio London Bridge, Seattle

Genre

Grungealternative rockhard rock

Length 53:20

Label Epic

Producer

Rick ParasharPearl Jam



Track listing

Original release

All lyrics are written by Eddie Vedder; except for the bonus track "I've Got a Feeling", by John Lennon and Paul McCartney.


No. Title Music Length

1. "Once" Stone Gossard 3:51

2. "Even Flow" Gossard 4:53

3. "Alive" Gossard 5:41

4. "Why Go" Jeff Ament 3:20

5. "Black" Gossard 5:43

6. "Jeremy" Ament 5:18

7. "Oceans"

GossardAmentVedder

2:42

8. "Porch" Vedder 3:30

9. "Garden"

GossardAment

4:59

10. "Deep"

GossardAment

4:18

11. "Release[I]"

GossardAmentDave KrusenMike McCreadyVedder

9:05

Total length: 53:20





Pearl Jam  no   disco


Stone Gossard – rhythm guitar, background vocals on "Why Go"

Jeff Ament – bass guitar, art direction/concept, background vocals on "Why Go"

Mike McCready – lead guitar

Eddie Vedder – vocals, additional art

Dave Krusen – drums, timpani





Nenhum comentário:

Postar um comentário