sábado, 3 de abril de 2021

There Are But Four Small Faces (1968) Small Faces

 




There Are But Four Small Faces é um álbum de estúdio do grupo de rock britânico Small Faces, lançado em 17 de março de 1968 pela Immediate Records e distribuído pela CBS Records. Foi o primeiro lançamento de álbum da banda nos Estados Unidos e atua como uma versão alternativa para o lançamento no exterior do álbum Immediate Small Faces, lançado no início do mesmo ano. There Are foi lançado ao mesmo tempo que o single "Lazy Sunday" do grupo



Small Faces era uma banda de rock inglesa de Londres, fundada em 1965. O grupo consistia originalmente em Steve Marriott, Ronnie Lane, Kenney Jones e Jimmy Winston, com Ian McLagan substituindo Winston como tecladista da banda em 1966. A banda foi um dos grupos mod mais aclamados e influentes da década de 1960, gravando canções de sucesso como "Itchycoo Park", "Lazy Sunday", "All or Nothing" e "Tin Soldier", como bem como seu álbum conceitual Ogdens 'Nut Gone Flake. Mais tarde, eles evoluíram para uma das bandas psicodélicas de maior sucesso do Reino Unido até 1969. 


Quando a Marriott saiu para formar a Humble Pie, a Small Faces não se separou. Os três membros restantes colaboraram com Ronnie Wood, o irmão mais velho de Ronnie, Art Wood, Rod Stewart e Kim Gardner, lançando quatro faixas sob o nome de Quiet Melon, após o que Art Wood e Kim Gardner deixaram a situação e os cinco membros restantes se tornaram Faces,  exceto na América do Norte, onde o primeiro álbum deste grupo foi creditado ao Small Faces. Essa prática continuou em todas as reedições norte-americanas subsequentes do álbum.


Após a separação de Faces e Humble Pie (que coincidentemente se separaram em 1975), a formação clássica da banda se reformou (consistindo em Marriott, Lane, McLagan e Jones) durante as últimas partes daquele ano, após um relançamento de "Itchycoo Park" se tornou um sucesso entre os dez primeiros.  Lane saiu logo em seguida, e foi substituído por Rick Wills (mais tarde conhecido como Foreigner). Esta formação (apelidada de Mk-II por Marriott ) gravou um álbum Playmates antes de recrutar Jimmy McCulloch. Esta formação de cinco peças lançou apenas 78 no Shade antes de se separar.


Small Faces foi considerado uma das primeiras inspirações - e mesmo uma das primeiras raízes - do movimento Britpop posterior.  Eles foram incluídos no Hall da Fama do Rock and Roll em 2012. McCulloch morreu de overdose em 27 de setembro de 1979.  Marriott morreu em um incêndio em uma casa em 20 de abril de 1991.  Lane morreu de esclerose múltipla em 4 de junho de 1997.  McLagan morreu devido a um derrame em 3 de dezembro de 2014.  Winston morreu em 26 de setembro de 2020. Wills e Jones permaneceram musicalmente ativos em 2020.




COMO AS PEQUENAS FACES SE TORNARAM AS FACES

ou  melhor  HOW THE SMALL FACES BECAME THE FACES


Com a recente introdução de Small Faces e The Faces no Rock and Roll Hall of Fame, pensamos em levar um minuto para explicar a conexão entre as duas bandas relacionadas, mas definitivamente separadas.


Em meados de 1965, quatro roqueiros afins se juntaram para formar uma das maiores bandas da época. Eles se chamavam de Small Faces. 'Pequeno', porque todos os membros eram mais baixos do que a média, e 'Face' era um termo Mod dado ao mais conceituado dos Mods. Eles compartilhavam o amor pelo R&B americano e pela soul music, pela energia jovem (às vezes auxiliada por Purple Hearts, ou digamos estimulantes na forma de pílulas) e um grande senso de moda. E se isso não bastasse para eles enfrentarem o mundo, eles tinham uma arma não tão secreta, o vocalista / guitarrista Steve Marriott.


Marriott tinha uma das vozes mais incríveis e poderosas do rock n 'roll. Sua entrega encharcada de alma, combinada com uma presença dinâmica e um grande senso de melodia, o colocaram de cabeça e ombros acima da maioria dos competidores. O resto da banda também não era preguiçoso, veja bem. Kenny Jones e Ronnie Lane eram uma seção rítmica incrível, enquanto o tecladista Ian McLagan fazia seu melhor Booker T. e pintava as músicas com cores dinâmicas.


A banda fez sua primeira aparição ao vivo em outubro de 1965 e assinou com a Decca Records logo em seguida, lançando seu álbum de estreia no início de 1966. Pelos próximos três anos, eles fariam alguns dos maiores registros da década de 1960. Clássicos como 'O que você vai fazer sobre isso', 'Tudo ou nada', 'My Minds Eye,' Tin Soldier, '' Itchycoo Park 'e muitos mais. Você quer um insight? Dê um giro em 'You Need Love' do álbum de estreia, depois toque em 'Whole Lotta Love', daquele grupo Led Zep. Depois disso, o mundo fará um pouco mais de sentido se você souber o que queremos dizer.


Era Carnaby Street encontra os power chords em um casamento perfeito! A banda lançou quatro álbuns em sua vida ('Small Faces' de 1966, 'From The Beginning' de 1967 - na verdade um preenchimento contratual improvisado, 'There Are But Four Small Faces' do mesmo ano e 'Ogden's Nut Gone Flake' ) Do R&B atrevido ao pop excêntrico, ao psicodelia e ao hard rock, os Small Faces fizeram de tudo. Mas, no final de 1968, Steve Marriott sentiu que a banda havia terminado seu curso e queria seguir em frente. Steve pegaria o velho amigo Peter Frampton, que acabara de deixar sua própria banda, o Herd, e os dois formariam o Humble Pie.


Nesse ínterim, Lane, McLagan e Jones decidiram encontrar sangue novo. Eles perceberam que seriam necessárias duas pessoas para substituir Marriott. Por sorte, eles tiraram a sorte grande. Eles não poderiam ter encontrado um substituto melhor do que a dupla dinâmica de Ron Wood e Rod Stewart, ambos recém-chegados do Jeff Beck Group. Tanto Wood quanto Stewart percorreram o cenário do rock and roll britânico. Wood tinha sua própria banda de estilo mod de R&B chamada Birds, que lançou três singles matadores que não levaram a lugar nenhum. Stewart, entretanto, prestou serviço a pessoas como Long John Baldry e Steampacket. Após sua saída do Jeff Beck Group (onde Wood atuava como baixista), os dois receberam uma ligação do Small Faces e a fusão instantânea de estilos tornou óbvio que esse era o caminho a seguir.


Um álbum de estreia foi lançado com essa formação, ainda sob o nome de 'Small Faces', quando a banda fez uma turnê pelos Estados Unidos pela primeira vez. Um segundo álbum, 'Long Player', veio logo em seguida, mas então aconteceu outra coisa que ajudaria e prejudicaria a banda. Rod Stewart tinha sua própria carreira solo em movimento e, em 1971, seu álbum solo 'Every Picture Tells A Story' e o single 'Maggie May' decolaram em grande.


Enquanto os membros do Faces tocavam nos esforços solo de Rod da época, eles eram entidades separadas. Isso não parou a festa, no entanto, já que Rod estava totalmente comprometido com seu show solo e com os Faces. A nova atenção fez com que as pessoas finalmente se virassem e notassem a grande banda que os Faces eram. Seu álbum de 1971 'A Nod's As Good As a Wink to a Blind Horse' e seu sucessor de 1972, 'Ooh La La' venderiam muito bem e Rod montaria os dois cavalos o mais longe possível.


Em pouco tempo, entretanto, a banda meio que implodiu. O fundador Ronnie Lane, farto de Stewart, saiu do grupo. Rod parecia mais focado no lado solo das coisas e, eventualmente, depois de uma turnê em 1975, a banda não existia mais. Ron Wood se juntou aos Rolling Stones e Jones se tornou o baterista do Who após a morte de Keith Moon em 1978.


Então esta, queridos amigos, em uma noz e meia, é a história de como os Small Faces se tornaram os Faces. De 1965 a 1975 eles fizeram o rock and roll mais matador, corajoso e bonito de todos os tempos, e achamos que já era hora de as pessoas olharem para trás e investigarem o quão ótimas foram as duas encarnações. Agora vá em frente e Rock On!


from ultimateclassicrock.com



There Are But Four Small Faces


Studio album by Small Faces

Released 17 March 1968

Recorded October 1966 – November 1967

Studio Olympic, London

Genre

Modpsychedelic rockpsychedelic popfreakbeat

Length 30:18

Label Immediate/CBS Records

Producer

Ronnie LaneSteve Marriott



American version

Side One

No. Title Writer(s) Lead vocals Length

1. "Itchycoo Park" Steve Marriott 2:44

2. "Talk to You" Marriott 2:05

3. "Up the Wooden Hills" (*) Ian McLagan Ian McLagan 2:00

4. "My Way of Giving" Marriott 1:52

5. "I'm Only Dreaming" Marriott 2:21

6. "I Feel Much Better"

MarriottLaneMcLagan

Ronnie Lane with Marriott 3:55

Total length: 14:57

Side Two

No. Title Writer(s) Lead vocals Length

7. "Tin Soldier" Marriott 3:16

8. "Get Yourself Together" Marriott 2:17

9. "Show Me the Way" Lane 2:05

10. "Here Come The Nice" Marriott with Lane 2:54

11. "Green Circles"

MarriottLaneMichael O'Sullivan

Lane with Marriott 2:34

12. "(Tell Me) Have You Ever Seen Me?" Marriott 2:15

Total length: 15:21




Small Faces no disco


Steve Marriott – lead, harmony, and backing vocals, guitars, piano on "Show Me the Way"

Ronnie Lane – lead, harmony, and backing vocals, bass guitar

Kenney Jones – drums, percussion

Ian McLagan – lead, harmony, and backing vocals, keyboards, bass guitar on "Show Me the Way", guitar and bass guitar on "Up the Wooden Hills"

com

P.P. Arnold - backing vocals on "Itchycoo Park", "I Feel Much Better" and "Tin Soldier"



Nenhum comentário:

Postar um comentário